menu
Partilhar

Curiosidades sobre o Catar

 
Por Marina Corrêa, Editora. 21 setembro 2022
Curiosidades sobre o Catar

Este ano o Catar vai sediar a maior competição de futebol do mundo, a Copa da FIFA. Para os amantes do esporte, o país pode gerar muita curiosidade, principalmente no que diz respeito ao fuso horário, já que o que mais queremos é saber que horas os jogos serão transmitidos.

Se você quer conhecer curiosidades sobre o Catar, sua história, a religião praticada, costumes e o que você pode ou não fazer no país, continue lendo este artigo do umCOMO. Revelaremos tudo o que você não sabia sobre o país-sede da Copa do Mundo de 2022.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o Brasil

Onde fica o Catar

O Catar é um país? Sim, o Catar (ou Qatar - grafia em inglês) é um país localizado no continente asiático. Ele é pequeno em extensão territorial, menos de 12 mil km², e no que se refere à população, que conta com cerca de 2,5 milhões de pessoas, aproximadamente a população do estado de Sergipe, no Brasil.

Fuso horário do Catar

O Catar tem uma diferença (para mais) de 6h em relação ao horário de Brasília. Se você quiser saber a diferença do horário dos jogos para o seu estado, confira também o nosso artigo sobre fusos horários do Brasil.

Curiosidades do Catar

Agora que você conhece as informações básicas sobre o país, vamos às curiosidades sobre o Catar.

1. É um país pequeno

Como te contamos aí em cima, o Catar tem uma população que equivale à de Sergipe, mas você sabia que em extensão territorial ele equivale à metade deste estado brasileiro? Ou seja, ele tem a mesma população vivendo em metade do espaço que os moradores de Sergipe.

2. A maioria da população não é local

De todas essas pessoas que ocupam o território do Catar, estima-se que apenas 25% delas tenham nascido no país. A maior parte é composta por imigrantes, em sua maioria, indianos.

A parte triste desta curiosidade sobre o Catar é que mais de 6,5 mil imigrantes morreram nas obras para a Copa do Mundo no país.[1]

3. Ele fica em uma península

Onde fica o Catar? Como te contamos, está localizado no continente asiático, precisamente na Península Arábica. Penínsulas são territórios cercados por água por quase todos os lados. O que nos leva à nossa próxima curiosidade...

4. É um país de clima quente e seco - a Copa até mudou de data!

Apesar de estar rodeado por água, o Catar é um país desértico, de clima quente e seco na maior parte do tempo. Em função do calor, a Copa do Mundo, que normalmente é realizada nos meses de junho e julho, este ano será realizada a partir do fim de novembro. Se acontecesse nos meses em que tradicionalmente acontece, os jogadores teriam que disputar as partidas em um calor de 50ºC, consegue imaginar?

5. O Catar é mesmo o país mais rico do mundo?

Apesar de venderem essa informação como real, o Catar não é o país mais rico do mundo. Atualmente, este título pertece ao pequeno Gran Ducado de Luxemburgo. Porém, o Catar é, sim, um dos países mais ricos do mundo e essa riqueza é proveniente do que é chamado de ouro negro, o petróleo.

6. As casas seguem um padrão

Se você não é de Brasília ou nunca passou pela capital do país, terá dificuldade em identificar moradias que seguem um certo padrão, como os edifícios do quadradinho ou as casas geminadas das 700, mas no Catar as casas são padronizadas em relação a cores. Elas devem ter um tom entre o bege e o amarelo, regra que não vale, claro, para os grandes prédios localizados principalmente na capital, Doha.

7. Uma cidade foi construída especialmente para a Copa

Parece doido pensar isso, mas é verdade. O Catar ergueu uma cidade do zero para sediar a Copa do Mundo. Denominada Lusail, a cidade será palco da abertura e da final do campeonato. O estádio que foi construído para este fim comporta 86.250 pessoas.

A construção da cidade foi idelizada pelo antigo emir do Catar e pensada para receber 200 mil habitantes. As obras começaram em 2017 e contaram com 40 mil operários.[2]

8. O mercado "em pé"

Outra das curiosidades sobre o Catar relacionadas à sua cultura é o mercado Waqif, localizado em Doha. Waqif significa em pé, o mercado recebeu esse nome porque a região era inundada e as pessoas precisavam trabalhar de pé em suas barracas.

Hoje, o mercado representa a tradição cultural do país. Se você vai ao Catar durante a próxima Copa e quer conhecer a cultura do país, o Waqif é parada obrigatória. E não se preocupe, ele não é mais inundado.

9. O idioma oficial é o árabe...

...mas o inglês é amplamente falado. Se você se pergunta sobre a história do Catar, deve saber que, no passado, o país era considerado um protetorado britâncio, por conta da divisão do Império Otomano. Por isso, apesar de a língua oficial ser o árabe, também se fala inglês no país.

10. É o país mais seguro do Oriente Médio

De acordo com o Índice de Paz Global de 2022, o Catar é o país mais seguro do Oriente Médio[3]. É a 15ª vez consecutiva que o país leva o posto. O índice leva em conta 23 indicadores. Na última análise, o país caiu em três deles: refugiados e deslocados, percepções da criminalidade e exportação de armas.

As percepções da criminalidade se deterioraram no país, mas o nível geral de criminalidade permanece baixo. Em doze indicadores não sofreu nenhuma mudança no último ano, enquanto melhorou em oito. O principal deles foi em relação à instabilidade política, que o Catar melhorou 28,6%, o segundo maior indicador de melhoria de qualquer nação globalmente.

11. O país é um emirado

O Catar é considerado um emirado, isto é, um território administrado por um emir, título de alto comando do mundo islâmico, em outras palavras, é um estado estruturado em torno de um monarca. No caso do Catar, a família que está à frente do país há 150 anos é a Al Thani e o poder é passado de pai para filho.

12. A principal religião é o Islamismo

A principal religião do Catar é o Islamismo, mas também se encontram praticantes do hinduísmo, budismo e cristianismo.

13. Uma de suas cidades é patrimônio da Unesco

A cidade de Al Zubarah, no Catar, é patrimônio cultural da Unesco. Ela nasceu como centro comercial no final do século 18, início do século 19, e foi destruída em 1811 e abandonada em 1900. Hoje, é possível visitá-la e é uma das principais atrações para aqueles que querem conhecer mais de perto a cultura do Catar.

14. O aeroporto Hamad é considerado o melhor do mundo

O Hamad, aeroporto localizado em Doha, é considerado o melhor do mundo. Suas instalações contam com obras de arte, jardins e uma arquitetura singular. Os viajantes que passam por ali, a depender da quantidade de horas entre uma conexão e outra, podem, inclusive, desfrutar de passeios gratuitos na capital.

15. Gastronomia tradicional

Se você é do tipo de viajante que aprecia experimentar a gastronomia local, certamente vai se interessar pelas comidas típicas do Catar. Entre elas o Machbous ou Machboos, um prato de arroz com um tipo de carne que pode variar de cordeiro à frango, feito em fogo baixo.

O que não fazer no Catar

Quando visitamos um país, é imprescindível conhecermos a cultura local para não fazermos nada que a desrespeite. Por isso, entre as nossas curiosidades sobre o Catar, também não poderia faltar o que não fazer no país.

16. Consumo de bebidas alcoólicas

Por temas ligados à religião islâmica, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido. Nos países onde o islamismo é praticado, normalmente somente hotéis e alguns restaurantes têm permissão para vender bebidas.

Nestes estabelecimentos, só podem consumi-las maiores de 21 anos e os preços costumam ser bem salgados! Porém, os representantes locais já afirmaram que bebidas serão vendidas dentro dos estádios durante as partidas da Copa do Mundo.

17. Fotografar ou filmar em espaços públicos

Sabe aquele story que você está querendo gravar pelas ruas do Catar? Esquece! No país é proibido filmar e fotografar pessoas sem autorização e fazer qualquer registro de imagem em locais públicos.

18. Demonstração de afeto em público

Uma das tradições mais comuns nas competições esportivas, a kiss cam ou câmera do beijo, não acontecerá no Catar. Abraços, beijos, apertos de mão ou qualquer demonstração de afeto em público é proibido no país e pode resultar em prisão. Fique atento/a!

19. Mostrar ombros e joelhos

Seja você homem ou mulher, no Catar não é bem visto usar roupas que mostrem partes do corpo como ombros e joelhos. Se você vai para a Copa do Mundo do Catar, lembre-se disso antes de fazer as malas.

20. Defender os direitos LGBTQIAP+

Infelizmente, uma das coisas que não se pode fazer ao visitar o Catar é defender publicamente os direitos de pessoas LGBTQIAP+. Por motivos religiosos, a homossexualidade é considerada crime no país.

Homossexuais podem ir à Copa no Catar?

Apesar de a homossexualidade ser considerada um crime no país, seus representantes já se pronunciaram sobre o respeito em relação a todo e qualquer torcedor que vá ao país em função do campeonato mundial.

Segundo Al Thawadi, secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado do Mundial no Catar, a legislação local não será problema para os visitantes.

Tais questões fizeram vários de nós questionarmos a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de futebol. O umCOMO ressalta que não compactua com qualquer atitude preconceituosa, discriminatória e desrespeitosa.

O conteúdo deste artigo tem caráter informativo àqueles que queiram conhecer a cultura, os costumes e as regras do Catar, seja porque vão visitar o país em função do mundial ou qualquer outra razão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o Catar, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. ÉPOCA NEGÓCIOS. Mais de 6,5 mil imigrantes trabalhadores imigrantes morreram na preparação do Qatar para sede da Copa de 2022. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2021/02/mais-de-65-mil-trabalhadores-imigrantes-morreram-na-preparacao-do-qatar-para-sede-da-copa-de-2022-diz-jornal.html> Acesso em: 21 de setembro de 2022.
  2. FOLHA. Qatar constroi cidade do zero para sediar copoa do mundo de 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2020/01/qatar-constroi-cidade-do-zero-para-sediar-copa-do-mundo-de-2022.shtml> Acesso em: 21 de setembro de 2022.
  3. VISION OF HUMANITY. Global Peace Index 2022. Disponível em: <https://www.visionofhumanity.org/wp-content/uploads/2022/06/GPI-2022-web.pdf> Acesso em: 21 de setembro de 2022.
Bibliografia
  • UNESCO. Al Zubarah Archaeological Site. Disponível em: <https://whc.unesco.org/en/list/1402/> Acesso em: 21 de setembro de 2022.
  • GLOBO ESPORTE. Catar promete respeito aos homossexuais na Copa do Mundo. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/09/06/catar-promete-respeito-aos-homossexuais-na-copa-do-mundo.ghtml> Acesso em: 21 de setembro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Curiosidades sobre o Catar
Curiosidades sobre o Catar

Voltar ao topo da página