Outras aprendizagens de competência para a vida

Como ser humilde

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser humilde

O caminho da perfeição é uma viagem que dura toda a vida. E não é tarefa fácil, porque o ego, uma parte imperfeita de nós mesmos que, no entanto, se imagina perfeita, nos domina mentalmente. Temos de o fazer calar e deixar falar a humildade, que às vezes está adormecida. Mas, como ser humilde? Ainda que não seja simples, em umComo guiamos você para que chegue a ser humilde com alguns conselhos que lhe vamos dar.

Também lhe pode interessar: O que é ética profissional

Passos a seguir:

1

Seja consciente de que você não é o centro do universo. Há milhões de pessoas neste mundo, e todas valem o mesmo que você. Lembre-se que todos somos importantes, mas ninguém é imprescindível. Por outro lado, pense que entre toda a população você não pode ser o melhor em algo, e muito menos em tudo. Isto só poderia ser considerado um ato de vaidade.

Reconheça que todo mundo tem suas limitações, inclusive você. No entanto, isto não é uma fraqueza, mas algo que supõe um desafio e uma oportunidade para melhorar, porque sempre pode se aperfeiçoar em qualquer área que considerar. Lembre-se apenas de que é absurdo colocar como objetivo ser melhor do que o resto das pessoas. Assim, melhore por você, não para competir com os outros.

2

Além disso, devemos descobrir as nossas limitações, prestar atenção ao nosso comportamento em relação aos outros. Antes de criticar ou pré-julgar alguém, olhe-se no espelho e identifique os seus próprios erros. Desta forma evitaremos deixar de melhorar e estagnar. Quando julgar uma pessoa, coloque-se na sua situação e pense como gostaria que tratassem você. Identifique-se com o próximo, e não se julgue melhor que ele, porque nunca sabe se no futuro poderia passar por uma situação parecida à sua.

3

Se errou em algo, não duvide em admitir. Se feriu alguém com suas palavras ou ações, peça desculpas e reconheça seu erro. Porque para ser humilde o primeiro que deve fazer é deixar de se mostrar orgulhoso. Se conseguir, suas relações com os outros serão ótimas, mas se não, seu orgulho acabará afastando você deles.

Não tenha medo de se equivocar, pois você é humano e todos fazemos isso, mas a isto devemos adicionar reconhecer quando se equivoca, e se desculpar sempre que seja possível. Assim demonstrará não ser egoísta nem cabeça-dura, e os outros respeitarão você mais ao ver que se esforça para melhorar e que é uma pessoa compreensiva ao se sentir realmente arrependido. É claro que o fato de estar predisposto a se desculpar não dá o direito de poder cometer o mesmo erro outra vez.

Como ser humilde - Passo 3
4

Por outro lado, nunca tenha medo de pedir ajuda se precisar, não se ache autossuficiente. Confiar demais em si mesmo é um sinal de orgulho contraproducente que provavelmente fará você cometer erros e, portanto, em vez de parecer mais inteligente, pode parecer mais incompetente.

5

É de bom nascido ser bem agradecido. Lembre-se que as decisões que tomou ao longo de sua vida são as que o levaram aonde está agora. Uma má decisão teria significado que agora não seria a mesma pessoa. Portanto, não se esqueça de onde vem e agradeça cada passo tomado, mas sem tomar por certo que tudo o que tem você mereceu. Quanto mais agradecido for com você mesmo, com aquilo que tem e é, e com os outros, mais valorizará tudo isso e com melhores coisas se deparará em seu futuro.

6

Sirva ao próximo. Para isso pode prestar serviços comunitários ou ajudar idosos, crianças e doentes. No entanto, isso não é a única coisa que pode fazer para ser humilde, porque é igualmente importante ajudar as pessoas ao seu redor inclusive com tarefas simples ou cotidianas. Qualquer ajuda é bem recebida. Desta forma não só ganhará em humildade, mas em gratidão, carinho e respeito dos demais.

Como ser humilde - Passo 6
7

Não se vanglorie em excesso de suas habilidades e conquistas. Os outros felicitarão você reconhecendo o que conseguiu atingir, mas não tem que mostrar o incrível que você é. E você é incrível, mas sempre pode ser melhor. De modo que não se gabe nem se converta em um ser egocêntrico, porque longe de impressionar os demais, dará uma imagem ruim de si mesmo. Faça com que eles mesmos se deem conta do impressionante que pode ser sempre com honestidade.

8

Um método para aprender a ser humilde consiste em renunciar a levar todo o crédito da maneira seguinte: quando alguém felicitar você por realizar alguma tarefa, agradeça o gesto e acrescente que algo ajudou muito a conseguir ou que não poderia ter conseguido sem algo ou alguém.

Como ser humilde - Passo 8
9

Outro passo que deve seguir para atingir o dom da humildade é falar menos e escutar mais. Porque falar demais é de pessoas egocêntricas, e tem que aprender a não pensar em você como o umbigo do mundo. Os outros também têm muito a dizer, e durante uma conversa deve escutar com atenção e fazer perguntas, e esforce-se para não interromper. Assim se mostrará interessado neles, o que fará que se sintam com gosto falando com você e considerem você uma pessoa agradável e, claro, humilde.

10

Os elogios são uma bonita mostra verbal de admiração e reconhecimento para com os outros. Sempre que tiver oportunidade, trate de elogiar as pessoas do seu meio com sinceridade. Concentre-se nas qualidades daqueles que rodeiam você e lhes mostre que não passaram desapercebidas. Eles o agradecerão e se sentirão realmente bem ao seu lado.

Como ser humilde - Passo 10
11

Aceite as críticas construtivas dos outros. Cada pessoa é um mundo e todo mundo tem sua própria opinião, inclusive sobre você. Os que o conhecem têm uma imagem estabelecida sobre você, e caso a manifestem, aceite-a totalmente, inclusive quando não for do seu agrado ou não se identifique em nada com tal descrição. Afinal de contas lembre-se que seu próprio eu está em você, não na imagem que os outros têm de você. Se alguma coisa nessas opiniões te desagrada, simplesmente aproveite para utilizar essa informação para melhorar esse aspecto de sua personalidade.

12

Como assinalamos no parágrafo anterior, cada pessoa é um mundo, todos somos diferentes. E, portanto, cada um tem seu gosto, o qual deve respeitar. Há tantas coisas no mundo, há milhares de cores, muitíssimos estilos musicais, milhões de pessoas. De forma que seria estranho, e assustador, se todos considerássemos o mesmo time de futebol como nosso preferido. E também seria chato!

Aceite a grande diversidade de gostos, torcidas e preferências de cada um, porque você também tem as suas, e muitas são viscerais e nem sequer se pode justificar. Seja humilde e aceite que o que você gosta não é objetivo, mas algo subjetivo, e que cada pessoa tem direito a ter sua própria opinião, sendo, segundo seu critério, melhor ou pior.

Como ser humilde - Passo 12
13

Aprenda a valorizar as aptidões e personalidade daqueles que rodeiam você. Desta forma pode avaliar o que você pode melhorar de si mesmo para atingir alguma qualidade que admire nos outros. Para isso é importante ter os pés no chão, porque requer um conhecimento profundo e sincero de si mesmo. Assim, relaxe e observe tanto seu interior como o dos demais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser humilde, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como ser humilde