Partilhar

Como ser feliz sem dinheiro

Por Sara Viega. Atualizado: 6 agosto 2019
Como ser feliz sem dinheiro

Com certeza que mais de uma vez você ouviu a frase de que o dinheiro não traz felicidade, e é algo totalmente verdadeiro... mas também é verdade que nos ajuda a realizar nossos planos e desejos. No entanto, é um erro achar que só pode ser feliz com dinheiro, porque a felicidade está dentro de você e só depende de você querer aproveitá-la ou virar costas a ela. Se está passando por um mal momento econômico não se pressione porque neste artigo de umComo contamos para você como ser feliz sem dinheiro propondo opções de lazer sem precisar de gastar.

Também lhe pode interessar: 8 segredos para ser feliz
Passos a seguir:
1

Se os seus amigos estão sempre propondo planos que não pode fazer porque não tem dinheiro, ao invés de ficar de lado, por que não propõe algo que quase não precise de dinheiro? Vivemos em uma sociedade onde o normal é dar dinheiro em troca de diversão e sempre que fazemos planos com as pessoas costumamos cumprir com isso em um bar, uma discoteca, um restaurante, etc.

Mas você pode se divertir igualmente sem ter que fazer este intercâmbio monetário, porque lembre-se que a felicidade está dentro de você. Por isso, pode propor aos seus amigos algumas atividades muito divertidas onde todos poderão participar, por exemplo:

  • Praticar esporte ao ar livre: dar um passeio de bicicleta, jogar uma partida de vôlei ou organizar uma competição de pingue-pongue, já que muitos parques públicos costumam colocar estas mesas à disposição.
  • Organizar um almoço ou um jantar em casa: se o que quer é reunir os amigos para que possam se ver e desfrutar de uma boa comida, por que não trocar o restaurante por uma comida em casa? Para torná-la mais saborosa pode propor que todos tragam alguma coisa para comer ou colocar um tema para a reunião e que cada um faça um prato tradicional de cozinha mexicana, por exemplo.
  • Ir a um show gratuito, um recital de poesia em alguma biblioteca ou a uma sessão de cinema em um centro cultural público são opções que existem para desfrutar de planos de lazer sem gastar dinheiro. Informe-se em sua cidade e esteja atento às novidades; se estes planos não abundam na sua região, você mesmo pode organizar um deles: por exemplo, um recital de poesia em um parque público que poderá promover pelas redes sociais e que todos sejam bem-vindos. Este é só um exemplo de todo o potencial que temos e que só precisamos descobrir.
  • Se gosta de dançar e sair para a balada, ao invés de ir a uma discoteca e ter que pagar entrada você pode organizar uma festa em casa. Para torná-la mais divertida pode propor que cada um de seus amigos traga uma pessoa do seu meio mas que vocês não conheçam, assim a festa estará mais animada e conhecerão pessoas novas.
Como ser feliz sem dinheiro - Passo 1
2

Se você está namorando, também é importante saber que existe uma grande quantidade de opções sem dinheiro que vocês podem fazer conjuntamente. Para desfrutar do amor e da companhia de seu parceiro/a não é necessário gastar dinheiro, só precisa de um pouco de imaginação, um pouco de vontade e otimismo; com estes três ingredientes poderá ser feliz sem dinheiro desfrutando ao máximo do seu relacionamento.

  • Um jantar romântico em casa é um clássico que nunca falha. Mas para que funcione perfeitamente você tem que recriar o ambiente com detalhes, por isso não devem faltar as velas aromáticas, um cardápio suculento, uma música de ambiente ou que vocês se produzam com suas melhoras roupas. A ideia está em mudar o chip e criar um ambiente íntimo e romântico com o qual parecerá que está no melhor dos restaurantes.
  • Se vocês forem amantes da sétima arte podem organizar uma sessão de cinema em casa ou uma maratona de cinema, mas para que o plano seja autêntico também tem que ambientar o espaço como se estivesse no cinema. Por isso, feche as janelas e as cortinas, suba o volume da música e prepare pipoca no microondas ou na cozinha; para que o plano seja mais autêntico, não se conforme com seu namorado/a em pijama, não! Faça ele/a se vestir como se fossem ao cinema.
  • Para planos fora de casa existe também uma grande quantidade de opções gratuitas e igualmente românticas. Por exemplo, ao invés de comer em um barzinho na praia, por que não preparar a comida e fazer um piquenique na beira do mar? Se mora longe da praia pode fazer o mesmo mas indo à montanha ou ao bosque. Depois de comer vocês podem jogar baralho, passear pela natureza ou se atrever a fazer coisas mais picantes.
Como ser feliz sem dinheiro - Passo 2
3

Se sua maior preocupação é que a sua situação econômica impede você de viajar, respire porque é possível viajar sem dinheiro (ou com muito pouco). Ainda que pareça uma utopia, atualmente existe uma grande quantidade de opções que lhe permitem viajar com pouco dinheiro e descobrir novos lugares; a seguir, damos a você alguns truques:

  • Existem plataformas na Internet em que é possível viajar dividindo carro, reduzindo muito o preço do trajeto.
  • Se quer viajar por um tempo mais prolongado, saiba que também existem opções de estadia em troca do seu trabalho. Existem sítios ou campos de cultivo que precisam de trabalhadores e você pode fazer um intercâmbio: casa e comida em troca de trabalho. Esta é uma boa forma de viajar porque normalmente consegue alguns dias de descanso para descobrir o local.
  • Também existem diferentes páginas de hospedagem gratuita dormindo na casa de pessoas que tem vontade de receber hóspedes. São páginas como Couchsurfing, onde a ideia é dormir no sofá ou em um lugar da casa em troca de um intercâmbio cultural. Em umComo contamos para você como funciona o Couchsurfing.
  • Também existe a possibilidade de fazer um intercâmbio de casa e viajar sem dinheiro se hospedando na casa de outra pessoa; mas neste caso, o requisito é ceder também a sua casa para que outra pessoa passe suas férias nela.
Como ser feliz sem dinheiro - Passo 3
4

Como pode ver, é possível ser feliz sem dinheiro, a única coisa que precisa é vontade e imaginação. A felicidade está ao alcance das suas mãos e para poder aproveitá-la é necessário estar à vontade consigo e com a sua vida, e o dinheiro não é o meio para conseguir este equilíbrio espiritual.

Como ser feliz sem dinheiro - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser feliz sem dinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como ser feliz sem dinheiro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ana
As dicas são bem interessantes e parecem ser fáceis de se colocar em pratica... Com certeza vou me esforçar para segui-las. De uma coisa tenho certeza funciona, pois já foram testadas! Fico agradecida pelas dicas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como ser feliz sem dinheiro
1 de 5
Como ser feliz sem dinheiro

Voltar ao topo da página