Partilhar

Como começar uma vida nova

Por Sara Viega. Atualizado: 5 agosto 2019
Como começar uma vida nova

Existem momentos em que a vida muda completamente: pode ser que seja despedido do trabalho, que seu relacionamento termine ou qualquer outro fato que bagunce sua vida de ponta a ponta. É nestes momentos que temos que repensar para onde dirigir nosso caminho e como podemos voltar a recuperar o otimismo e a vontade de ser feliz. Neste artigo de umComo vamos dar uma série de conselhos que ajudarão você a aprender como começar uma vida nova e poder, assim, aproveitar este momento como uma oportunidade de mudança e melhora em vez de algo negativo.

Passos a seguir:
1

Quando começa do zero em sua vida, o sentimento mais habitual que sente no começo é medo e incerteza. "E agora?", você se pergunta mais de uma vez. Mas a verdade é que esse medo deve ser visto como algo positivo porque abre um mundo de possibilidades e de opções que pode viver como quiser. Em vez de olhar para este momento como algo negativo, pode virar a mesa e torná-lo positivo: agora tem liberdade total para começar a viver como quiser.

Poucas pessoas podem dizer isso pois podem estar presas a um trabalho que não gostam muito, ou a um relacionamento que não leva a lugar nenhum e, por comodidade ou conformismo, não tomam nenhuma decisão. Em seu caso, a situação é completamente ao contrário: a sua vida está em suas mãos, só tem que decidir como a quer viver. Isso é esperançador, não acha?

Como começar uma vida nova - Passo 1
2

Para poder começar uma nova vida deve começar realmente do zero. O que queremos dizer com isso? Pois que deve romper os laços com o passado. Parece algo muito fácil mas é complicado chegar a fechar velhas feridas e poder voltar a ser você, em toda a sua essência, tentando que o passado tenha cicatrizado e não continue sangrando. Lembre-se que se continuar pensando em fracassos ou decepções que viveu será muito difícil de sair em frente e começar sua vida assim como a quer viver.

Sabemos que esta tarefa não é fácil, por isso queremos destacar que para poder voltar a ter o controle de sua vida terá que ter paciência e, principalmente, uma atitude resolutiva. Não adiantará nada se afundar em sua própria miséria e ter pena de si; em vez disso, será muito útil tentar encontrar a solução para sua situação. Por isso é essencial tentar superar o passado, aprender a perdoar (e a se perdoar) e começar novamente.

Como começar uma vida nova - Passo 2
3

Também é importante que não se force. Cada pessoa tem o seu ritmo e, como acabamos de indicar, a paciência é essencial para poder voltar a recuperar a sua vida. Por isso não comece a encher suas tardes de planos e de atividades que obriguem você a fazer muitas coisas mas a não pensar em nada. É importante que dedique um tempo à reflexão, a fazer uma viagem introspectiva, a pensar no que realmente quer e, principalmente, a se escutar.

Muitas vezes, quando estamos em situações difíceis da nossa vida tendemos a preencher o tempo livre com planos diversos: combinar com os amigos, sair para dançar, para jantar, etc. Isso é legal mas na medida certa. Para poder começar com uma vida nova tem que saber o que quer dela e como a direcionar. Portanto, dê tempo a si, reserve dias para estar sozinho e se escutar. Só assim poderá saber o que é que procura e como pode encontrar isso.

Como começar uma vida nova - Passo 3
4

Após o período de reflexão é hora de começar a viver sua nova vida e, para isso, tem que colocar para fora a melhor versão de si mesmo, potenciar uma atitude positiva e ser independente. Este último atributo também é imprescindível porque é provável que durante sua introspecção, tenha encontrado interesses próprios que não compartilha com ninguém do seu meio e, por isso, se for dependente de seus amigos com certeza nunca chegará a fazer isso e voltará a errar.

Atreva-se a fazer coisas sozinho, a ampliar seu círculo de amizades e a não precisar de ninguém além de você mesmo. Assim será como realmente poderá começar a viver como quer, sem que ninguém nem nada o impeça. Lembre-se: a vida está em suas mãos e você decide o que fazer com ela. Por isso, viva-a ao máximo!

Como começar uma vida nova - Passo 4
5

Também pode ser que não saiba muito bem como focar sua nova vida: o que fazer? por onde começar? Em umComo propomos a você, se não souber qual caminho escolher, que experimente diferentes opções; por exemplo, pode ser que nunca tenha se proposto sair para correr, mas por que não experimentar? Também pode ser que jamais tenha imaginado que gostasse de praticar ioga ou meditação, mas nunca é tarde para experimentar coisas novas.

Tem que promover uma atitude aberta a novas experiências e, entre todas elas, acabará encontrando a que mais se adapta à sua personalidade. Mas experimente tudo, pesquise seus interesses e, assim, poderá descobrir facetas de si que nem sequer sabia que existiam.

Como começar uma vida nova - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar uma vida nova, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como começar uma vida nova

O que lhe pareceu o artigo?

Como começar uma vida nova
1 de 6
Como começar uma vida nova

Voltar ao topo da página