Sentir-se bem consigo mesmo

Por que sou uma pessoa tão fria

Por que sou uma pessoa tão fria

O ser humano é um animal afetivo, que precisa se relacionar, amar e ser amado. Sob estas proposições construímos as famílias, as relações sociais e a sociedade. O que acontece com as pessoas pessoas frias que não encaixam nesta realidade? Na maioria dos casos, elas não são compreendidas e são vistas como pessoas estranhas e de pouca confiança. Mas o que há por trás desta atitude? Quais são as causas de uma personalidade fria? Se às vezes olha no espelho e se pergunta por que é uma pessoa tão fria, no seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você.

Índice

  1. Você é realmente uma pessoa fria?
  2. Ser fechado não é ser frio
  3. Uma infância com pouco afeto, uma vida adulta fria
  4. Medo de ser machucado

Você é realmente uma pessoa fria?

A personalidade não é como a cor dos olhos ou o tom da pele, não é algo que venha gravado em nossos genes e permaneça assim para sempre. É o que nos acontece na nossa vida, nossos medos, nossas vivências e tudo o que nos marca que influencia na forma como vemos o mundo e em como nos comportamos nele.

A forma em que aprendeu a demonstrar afeto, situações traumáticas que tenham feito você se fechar em si mesmo, mecanismos de defesa para não ser vulnerável, etc. As causas para que alguém se converta em uma pessoa fria podem ser muitas, no entanto, não é normal que alguém seja frio sempre e com todo mundo, o ser humano foi criado para ser afetivo.

Se acha que é uma pessoa muito fria ou que alguém o é, analise seus atos e a sua forma de agir. Se prestar atenção, observará que talvez com crianças pequenas ou com animais, essa pessoa é capaz de mostrar todo o afeto que não demonstra aos seus pais ou parceiro/a. Isso acontece porque ela não se permite sofrer, é algo que lhe causa medo. Com as crianças ou os animais sente que não sofre nenhum perigo porque não são capazes de machucar, enquanto o resto do mundo é visto como uma possível fonte de sofrimento do qual se afasta.

Por que sou uma pessoa tão fria - Você é realmente uma pessoa fria?

Ser fechado não é ser frio

Às vezes falamos de pessoas muito frias quando, realmente, não são capazes de mostrar os seus sentimentos. Muito poucas pessoas são incapazes de sentir qualquer coisa, incapazes de sentir amor e afeto. A maioria dos casos de "pessoas frias" na verdade é de pessoas com pouca capacidade para expressar os seus sentimentos ou suas emoções.

É comum, ao contrário do que parece, que essas pessoas tenham uma intensa vida emocional que guardam para si mesmas e que são incapazes de mostrar para o exterior. Quando dizemos que uma pessoa é fria, falamos de alguém que é incapaz - ou que tem muitas dificuldades - de sentir emoções. Estes casos são raros, por isso aconselhamos que se analise para esclarecer se realmente é o seu caso ou se, pelo contrário, a única coisa que acontece é que tem muitas dificuldades para se abrir e expressar o seu afeto e sentimentos com palavras ou ações.

Uma infância com pouco afeto, uma vida adulta fria

O amor, o afeto, as emoções e a atenção são coisas que aprendemos com os anos, por imitação e por repetição, prestando atenção em como as pessoas ao nosso redor fazem. Desta forma, não é de se estranhar que a falta de afeto na infância e nas primeiras etapas da vida seja uma das principais causas de uma pessoa ser fria.

É muito normal, se os pais não foram capazes de dar afeto aos seus filhos, ou se não tiveram tempo suficiente para estar com eles e demonstrar amor, que essas crianças cresçam com problemas para mostrar as suas emoções.

Uma criança sem afeto, na idade adulta, tem propensão a ser uma pessoa fria e fechada, com muitas dificuldades não só para demonstrar os seus sentimentos, mas também para decifrar as suas emoções e encontrar um sentido nelas.

Por que sou uma pessoa tão fria - Uma infância com pouco afeto, uma vida adulta fria

Medo de ser machucado

Por que sou uma pessoa tão fria? Com certeza, se refletir sobre como você é e sobre como foi a sua vida, encontrará o essencial para responder a esta pergunta. Além do básico que já mencionamos, existe um motivo que faz com que muitas pessoas se fechem e não expressem os seus sentimentos, o medo de ser machucado.

O medo de que o outro não sinta o mesmo, o medo de ser rejeitado, o medo de sofrer um dano emocional, o medo de não ser aceite... todos estes medos fazem com que essa pessoa construa um escudo de frieza e silêncio que interpretam como uma forma de se proteger destes medos.

Muitas vezes, esta frieza é uma máscara que devido ao tempo e ao costume, a pessoa acredita ser a sua verdadeira personalidade, apesar de poder ser revertida com trabalho. Esta é a forma que encontraram para parecer fortes e respeitados, a forma de evitar saírem machucados: não conhecer ninguém muito bem para não existir a possibilidade de sofrimento.

Por que sou uma pessoa tão fria - Medo de ser machucado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sou uma pessoa tão fria, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lousiene
Sou uma pessoa tão fria que nem mesmo eu não me conheço mais... Já perguntaram pra mim por que vc e uma pessoa tão fria! E nunca conseguir responder. Vocês conseguem responder quando pergunta?
Maurício
Também não sei responder, falo que deve ter sido algo na minha infância mas não tenho uma resposta exata
Willianne
Me faço essa pergunta dia após dia, como que me tornei uma pessoa tão fria, reprimi meus sentimentos, machuco algumas pessoas por ser assim, mas infelizmente não consigo mudar.
1 de 4
Por que sou uma pessoa tão fria