Partilhar

Como aceitar a própria idade

Por Sara Viega. Atualizado: 19 outubro 2017
Como aceitar a própria idade

Há muitas pessoas que com o passar do tempo têm dificuldade em fazer anos, mas é importante saber enfrentar esta realidade, porque os anos passam e você envelhece. Além disso, deve começar a ver os anos como a soma de experiências vividas e isso está cheio de beleza. Não renegue sua idade, porque é sua vida. Continue lendo porque vamos dar bons conselhos para ajudar você a aceitar sua etapa de vida. Em umComo.com.br vamos contar para você como aceitar a própria idade.

Também lhe pode interessar: Como aprender a estar sozinho
Passos a seguir:
1

Para começar, deve se lembrar que sua idade é a soma de toda uma vida. Ao longo dos anos foi ganhando vivências e experiências que fazem com que sua existência seja especial e única, por isso não pense que está limitado por coisas que não pode fazer. Cada etapa da vida tem seu encanto e deve saber desfrutá-la com seus prós e contras.

Com certeza, tenha a idade que tiver, poderá fazer algo que antes parecia impensável, seja por razões econômicas, por personalidade, por independência familiar... Seja a razão que for, certamente agora sua vida mudou para melhor, por isso valorize-a!

Em umComo damos a você alguns conselhos para aprender a se amar a si mesmo.

2

A questão é aceitar-se como é. Não tente modificar algo externo, se cuide e se ame muito. Se você se ama, o passar do tempo não importará nada porque estará aproveitando cada instante. A ideia é se sentir bem com sua idade porque, no fim, é só um número, mais um valor que só indica o tempo que leva vivo.

Em vez de se aborrecer, deveria mostrar uma atitude de agradecimento a cada ano vivido, com tudo de bom, de mau e de regular. Todas as experiências criam uma base sólida para um futuro cheio de plenitude e são esses anos, os que formam você, os que definem sua personalidade.

Como aceitar a própria idade - Passo 2
3

Durante toda a sua vida terá desfrutado de certas coisas, experiências e situações que fizeram você crescer e se converter na pessoa que é hoje em dia. Pode ser que estas vivências nem sempre tenham sido positivas, mas, como bem diz a frase, "é com os erros que aprendemos" e com a dor também.

O que tem que fazer para aceitar sua idade é prestar atenção no seu interior e valorizar como se sente: se tem muita energia, otimismo e vontade de viver, pouco importa sua idade porque sua qualidade de vida será extraordinária. Não é boa ideia olhar para o passado com nostalgia porque a ideia de que qualquer tempo passado é melhor, não faz mais que te estagnar em um muro de insatisfação. Além disso, isto torna impossível valorizar qualquer tempo presente ou por vir. As pessoas que vivem presas no passado são incapazes de desfrutar do momento.

Se alguém te está incomodando com isso, confira também esse artigo e descubra o que responder quando te chamam de velha.

Como aceitar a própria idade - Passo 3
4

A chave para aceitar sua idade é ter a capacidade de desfrutar e valorizar cada dia da vida, independentemente dos anos que tenha porque a idade interior está aí. Deixe de se preocupar e angustiar pelos anos que passam porque a única coisa que importa é como vivê-los e isto depende totalmente de você. Faça com que sua vida seja plena em todos os sentidos, sem pensar na idade que tem.

Em umComo damos alguns truques para ser feliz que certamente ajudarão você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aceitar a própria idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como aceitar a própria idade

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Janete Maria Rother
Os artigos tem me ajudado muito.
Editor umComo.com.br
Oi Janete! Que bom que podemos te ajudar. Obrigada pelo comentário e tudo de bom para você!

Como aceitar a própria idade
1 de 3
Como aceitar a própria idade

Voltar ao topo da página