Partilhar

Como saber se sou descendente de judeus

Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se sou descendente de judeus
Imagem: anussim.org.br

Grande parte das pessoas não têm preocupação nenhuma sobre sua ancestralidade, não se interessa em saber sobre suas raízes e, consequentemente, saber exatamente qual a identidade de sua família. O que pouca gente sabe é que grande parte dos brasileiros tem descendência judáica. E isso não é analisado pelo tamanho dos dedos do seu pé ou pela cor dos seus olhos, muito menos através de um exame de DNA. Essa é uma busca que deve ser feita em seu caráter pormenor e muito bem analisada para saber exatamente qual é sua linhagem familiar. Em umComo, você aprenderá a investigar se seus ancestrais eram ou não judeus e, assim, saber quais são suas origens.

Também lhe pode interessar: Como se tornar Judeu

A presença de judeus no Brasil

Durante a Idade Média, a Igreja Católica julgando errônea a prática da religião judáica, perseguiu e matou muitos judeus (período da Inquisição, onde os judeus eram queimados em fogueiras). Alguns deles mudaram seu sobrenome para fugirem da inquisição e, consequentemente, não serem pegos e mortos. Essas pessoas de origem judáica foram obrigadas a converter-se à fé da Santa Cruz e passaram a praticar o judaísmo oculto. Mas, essa é uma parte que não está presente nos livros de história. Acredita-se que grande parte dos judeus tenha se erradicado no Nordeste brasileiro e, assim como os portugueses, ajudaram na formação e expansão do Brasil Colônia.

Os sobrenomes judeus

Uma das primeiras coisas que deve ser feita é a pesquisa pelos sobrenomes judáicos. O sobrenome é uma boa pista para apontar qual a ancestralidade de alguém. Essa pesquisa pode ser feita através de alguns sites. Mas, é bom ter em mente que apenas o sobrenome não irá garantir que seus ancestrais eram judeus. No entanto, pode servir de ponto de partida para uma procura bem mais minuciosa.

Registros históricos mostram que aqueles que se converteram ao catolicismo, para escaparem da morte, encontravam-se em grande número nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Desses, a maioria foi presa e morta. Figurando entre seus sobrenomes: Corrêa, Valle, Cunha, Sá, Mendes, Ribeiro, Nunes, Costa, Henriques e Mendonça. Dessa forma, quem tem algum desses sobrenomes tem grandes chances de ter uma origem judáica.

A pesquisadora Anita Novinsky escreveu algumas obras onde aponta algumas curiosidades sobre a religião judáica e sua difusão pelo Brasil. Nessas obras, ela aponta alguns sobrenomes que, de acordo com ela, podem indicar a origem judáica de muitos ancestrais, dentre eles: Aguiar, Araújo, Azevedo, Albuquerque, Batista, Botelho, Campos, Castro, Correia, Dias, Duarte, Faria, Fernandes, Freitas, Gama, Gois, Gonçalves, Lemos, Lopes, Medeiros, Mendes, Oliveira, Paiva, Pessoa, Pimentel, Quaresma, Rego, Ribeiro, Rodrigues, Saraiva, Soares, Teixeira, Vasconcelos e Veloso, por exemplo.

Como saber se sou descendente de judeus - Os sobrenomes judeus
Imagem: judeusdobrasil.blogspot.com

Outras possibilidades

  1. Pessoas com sobrenome de animal (Coelho, Leão, Carneiro), fruta (Lima) ou árvore (Pereira, Oliveira) têm grandes chances de terem descendência judáica.
  2. Há quem diga que quem tem nariz grande e com um grande calo ósseo é descendente de judeu.

    Devido ao grande número de judeus presentes advindos de Portugal para o Brasil, durante sua colonização; e devido à miscigenação das raças brasileiras, há quem ouse arriscar que a pergunta correta não seria a de quem descende de judeus, mas quem não descende.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou descendente de judeus, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como saber se sou descendente de judeus

170 comentários
Jose Antonio Galvão
Olá, pesquisando a genealogia da minha família descobri um costume de casar entre parentes (endogamia).
Joaquim Alves Galvão 1840 , meu trisavô materno era primo de Manoel Galvão de Lima 1830., meu trisavô paterno.
Joaquim Alves Galvão casou com uma parenta, Tereza Alves de Oliveira Galvão. Seu filho Inácio Alves Galvão casou com uma prima, Levina Matias Galvão, mas ficou viúvo. Sua segunda esposa foi a cunhada, Maria Matias Galvão.. seu filho Jose Alves Galvão casou com a parenta Laura Lopes de Oliveira Galvão mãe de Maria Eunice Alves Galvão que casou com seu parente Daniel Galvão de Lima meu pai.. Esse costume ocorria tanto no lado materno como paterno.. O meu tio bisavô paterno Josino G. de Lima arranjou uma moça entre a parentela para casar com o meu avô Antonio Galvão de Lima, o nome dela era Sephizia Torres Galvão . Talvez o sobrenome Galvão oculte alguma ancestralidade judaica..
A sua avaliação:
Mariana Baia Botelho
Eu sempre tive dúvida sobre se eu era judia ou não, e isso tem mexido comigo. Meu pai é de Minas Gerais, Atenodório Antônio Botelho, e minha mãe Rosana Maria de Oliveira Baia, nascida aqui onde nasco, Barra Mansa-RJ. Vou falar com um rabino possivelmente semana que vem também, mas nunca tive contato com minha família e nem tenho condições de pesquisar em cartórios (dinheiro para isso), queria ajuda. Eu sinto algo sobre isso! Espero que possam me responder algum dia.
Mari.
Vladimir Costa Soares
Gostaria de saber se sou descendente judeu.
Elias Florentino
Faça o teste de DNA de origem é a única tecnologia de ponta que vai te dar a exatidão se você é ou nao
fernando goldenstein
queria saber se dos meus descendentes
Fernando de Miranda Gomes
queria saber se sou descendente de judeu , gostaria de ter a cidadania portuguesa obrigado.
Thiago Lima Rodrigues
Meu nome é Thiago Lima Rodrigues, como saber se eu sou judeu?
josefina monteoliva lourenço
gostaria de saber a descendencia de minha avó materna
Cleonice Fernandes Costa
Olá. Estou fazendo a genealogia de minha família, mas até agora não consegui saber de onde vieram meus ancestrais. Meu tetravô se chamava Antonio Fernandes Patez, se casou com uma índia, ela tinha o apelido de Dindinha, eles tiveram só um filho o meu trisavô Manoel Fernandes Patez, que casou-se com Maria Brasida de Andrade, moravam em Condeúba, Bahia. Gostaria de saber se há a possibilidade de os mesmos serem judeus ou novos cristãos, vindos talvez da Catalunha, Espanha. Grata. Cleonice
Dorival Gonçalves de Oliveira
Se alguém puder me ajudar , gostaria de saber se sou de ascendência judaica Meu pai se chamava hilário Gonçalves de Oliveira , filho de Manoel gonsalves de Oliveira . Nascido em João Pessoa na Paraíba ,de decência portuguesa . Que elohim me ajude e abençoe a você que me ajudar nessa buscaD
gilmar medeiros
O meu pai é PEDRO IZIDORO MEDEIROS, mãe NAIR CAETANO, avó materna ALEXANDRE e avó paterna MARTINS......Meu nome GILMAR MEDEIROS. Gostaria de saber se meu nome tem origem judaica, e se está na lista da comunidade Judaica e se tem possibilidade de dupla nascionalidade portuguesa ou espanhola.

Como saber se sou descendente de judeus
Imagem: anussim.org.br
Imagem: judeusdobrasil.blogspot.com
1 de 2
Como saber se sou descendente de judeus

Voltar ao topo da página