Como saber se sou descendente de judeus

Como saber se sou descendente de judeus
Imagem: anussim.org.br

Grande parte das pessoas não têm preocupação nenhuma sobre sua ancestralidade, não se interessa em saber sobre suas raízes e, consequentemente, saber exatamente qual a identidade de sua família. O que pouca gente sabe é que grande parte dos brasileiros tem descendência judáica. E isso não é analisado pelo tamanho dos dedos do seu pé ou pela cor dos seus olhos, muito menos através de um exame de DNA. Essa é uma busca que deve ser feita em seu caráter pormenor e muito bem analisada para saber exatamente qual é sua linhagem familiar. Em umComo, você aprenderá a investigar se seus ancestrais eram ou não judeus e, assim, saber quais são suas origens.

A presença de judeus no Brasil

Durante a Idade Média, a Igreja Católica julgando errônea a prática da religião judáica, perseguiu e matou muitos judeus (período da Inquisição, onde os judeus eram queimados em fogueiras). Alguns deles mudaram seu sobrenome para fugirem da inquisição e, consequentemente, não serem pegos e mortos. Essas pessoas de origem judáica foram obrigadas a converter-se à fé da Santa Cruz e passaram a praticar o judaísmo oculto. Mas, essa é uma parte que não está presente nos livros de história. Acredita-se que grande parte dos judeus tenha se erradicado no Nordeste brasileiro e, assim como os portugueses, ajudaram na formação e expansão do Brasil Colônia.

Os sobrenomes judeus

Uma das primeiras coisas que deve ser feita é a pesquisa pelos sobrenomes judáicos. O sobrenome é uma boa pista para apontar qual a ancestralidade de alguém. Essa pesquisa pode ser feita através de alguns sites. Mas, é bom ter em mente que apenas o sobrenome não irá garantir que seus ancestrais eram judeus. No entanto, pode servir de ponto de partida para uma procura bem mais minuciosa.

Registros históricos mostram que aqueles que se converteram ao catolicismo, para escaparem da morte, encontravam-se em grande número nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Desses, a maioria foi presa e morta. Figurando entre seus sobrenomes: Corrêa, Valle, Cunha, Sá, Mendes, Ribeiro, Nunes, Costa, Henriques e Mendonça. Dessa forma, quem tem algum desses sobrenomes tem grandes chances de ter uma origem judáica.

A pesquisadora Anita Novinsky escreveu algumas obras onde aponta algumas curiosidades sobre a religião judáica e sua difusão pelo Brasil. Nessas obras, ela aponta alguns sobrenomes que, de acordo com ela, podem indicar a origem judáica de muitos ancestrais, dentre eles: Aguiar, Araújo, Azevedo, Albuquerque, Batista, Botelho, Campos, Castro, Correia, Dias, Duarte, Faria, Fernandes, Freitas, Gama, Gois, Gonçalves, Lemos, Lopes, Medeiros, Mendes, Oliveira, Paiva, Pessoa, Pimentel, Quaresma, Rego, Ribeiro, Rodrigues, Saraiva, Soares, Teixeira, Vasconcelos e Veloso, por exemplo.

Imagem: judeusdobrasil.blogspot.com

Outras possibilidades

  1. Pessoas com sobrenome de animal (Coelho, Leão, Carneiro), fruta (Lima) ou árvore (Pereira, Oliveira) têm grandes chances de terem descendência judáica.
  2. Há quem diga que quem tem nariz grande e com um grande calo ósseo é descendente de judeu.

    Devido ao grande número de judeus presentes advindos de Portugal para o Brasil, durante sua colonização; e devido à miscigenação das raças brasileiras, há quem ouse arriscar que a pergunta correta não seria a de quem descende de judeus, mas quem não descende.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou descendente de judeus, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.