Conflito nas relações

Como lidar com uma pessoa arrogante

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como lidar com uma pessoa arrogante
Imagem: lucasblumm.blogspot.com

Todos os dias temos que lidar com diversas pessoas, seja no trabalho, no supermercado, em lojas, no trânsito, etc. Estamos constantemente a cruzarmo-nos com indivíduos diferentes e cada um com características únicas...

Eventualmente, e no pior dos casos, acabamos por ter que lidar com pessoas arrogantes, que acabam por estragar o nosso dia e deixam-nos de braços cruzados, sem saber como agir ou reagir. Mas existem formas de contornar esses percalços do dia-a-dia, veja nesse artigo de umComo.com.br como lidar com uma pessoa arrogante.

Também lhe pode interessar: Como lidar com uma mão boba

Índice

  1. Olhe-a nos olhos
  2. Fale-lhe bem
  3. Ignore
  4. Seja sincero
  5. Fale-lhe sobre sua arrogância

Olhe-a nos olhos

Antes de mais, quando você estiver perante uma pessoa arrogante, mostre-se inabalável! Faça-lhe frente encarando-a, mostrando-lhe que ela não incomoda você e que você não tem, de todo, medo dela!

Quando ela estiver falando com você, olhe-a sempre nos olhos, essa é uma forma de mostrar que você não está intimidada e de marcar a sua posição. Mantenha uma expressão neutra, de quem está super segura de si mesma e reagindo naturalmente ao discurso ou atos da outra pessoa.

Essa atitude irá logo desarmar o arrogante, pois ele irá perceber que sua estratégia e seu modo não está surtindo efeito em você.

Como lidar com uma pessoa arrogante - Olhe-a nos olhos
Imagem: saudelar.com

Fale-lhe bem

É verdade que quando estamos perante uma pessoa arrogante a vontade é de explodir, dizer tudo para ela, gritar e ser tão ou mais arrogante que ela... mas isso não leva a lado nenhum!

A melhor forma de agir com uma pessoa arrogante é ser superior a ela, ser melhor que ela! Então, por pior que ele te esteja falando, fale sempre com um tom de voz suave, calmo, pausado e controlado. Isso fará com que a pessoa se aperceba do quão mal está te falando e, instintivamente, fará com que ela diminua o seu tom e acalme o seu discurso.

Como lidar com uma pessoa arrogante - Fale-lhe bem
Imagem: taxiemmovimento.blogspot.com

Ignore

As pessoas arrogantes são, geralmente, pessoas com baixa autoestima e inseguras, que buscam nessa maneira de ser uma forma de se afirmarem. Outras vezes, são apenas pessoas convencidas de que o mundo gira em torno delas e que são donas dele, podendo assim falar a agir como bem lhes apetece!

Para elas o melhor remédio e o desprezo! Ignore a pessoa tanto quanto puder, não procure conversar com ela, não busque sua aprovação, não pretenda a sua companhia... simplesmente ignore, faça de conta que ela não existe e fale com ela apenas o estritamente necessário.

Como lidar com uma pessoa arrogante - Ignore
Imagem: forcajovemsaojoaquim.blogspot.com

Seja sincero

Seja qual for a opinião que a pessoa te esteja dando, não deixe de dar a sua e de ser fiel àquilo em que acredita. Diga sempre o que pensa e defenda sempre suas opiniões e pontos de vista, além de estar sendo sincero consigo mesmo está marcando novamente uma posição - a da pessoa que não deixa intimidar por qualquer um!

Como lidar com uma pessoa arrogante - Seja sincero
Imagem: dijamdebarros.wordpress.com

Fale-lhe sobre sua arrogância

Se você estiver em uma posição de se poder abrir com a pessoa em causa e ser totalmente honesta e sincera com ela, fale-lhe da sua arrogância. Diga-lhe que, por vezes, o seu modo de falar não é o mais correto, incomoda e melindra os outros. Explique-lhe que pode dizer exatamente a mesma coisa de modo diferente e assim, ser muito mais bem recebida a informação e a pessoa muito mais bem encarada.

Fale da importância de manterem uma relação minimamente saudável e cordial, livre de receios, raivas e frustrações. Mas atenção! Faça-o sempre com um tom bastante calmo e tenha bem atenção à forma como vai iniciar o seu discurso, para que este não pareça um "ataque". Deverá soar mais a conselho e dica, para que não seja logo mal recebido e recusado.

Como lidar com uma pessoa arrogante - Fale-lhe sobre sua arrogância
Imagem: elasconectadas.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com uma pessoa arrogante, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lucasblumm.blogspot.com
Imagem: saudelar.com
Imagem: taxiemmovimento.blogspot.com
Imagem: forcajovemsaojoaquim.blogspot.com
Imagem: dijamdebarros.wordpress.com
Imagem: elasconectadas.blogspot.com
1 de 6
Como lidar com uma pessoa arrogante