Linguagem corporal

Como ler a linguagem corporal

Como ler a linguagem corporal

A linguagem corporal é uma das ferramentas mais poderosas com as que conta o ser humano. Podemos tentar ocultar nossos sentimentos, inclusive podemos faltar com a verdade, mas nossa linguagem corporal nos trai em um instante. 93% da comunicação é não verbal, os sorrisos, os olhares, os abraços, a indiferença, todos fazem parte da ordem da linguagem corporal. Dia a dia transitamos com o mundo comunicando-nos através de gestos e atitudes e, muitas vezes, torna-se difícil interpretar o que as outras pessoas estão transmitindo através deles. A seguir, em umComo.com.br explicamos-lhe como ler a linguagem corporal.

Passos a seguir:

1

Linguagem facial: o olhar, o sorriso, o movimento de sobrancelhas e cabeça, transmitem diversas emoções. É assim que podemos transmitir amor, tristeza e irritação, sem usar a comunicação verbal. Nossa expressão facial fala por nós e expõe perante o mundo nossos verdadeiros sentimentos.

Como ler a linguagem corporal - Passo 1
2

As mãos. Os movimentos que realizamos com as mãos, costumam dizer muito sobre nossos sentimentos e nossa personalidade. Por exemplo, se brincamos com objetos que estão perto, com a gravata, etc., estamos demonstrando nervosismo. Se, por exemplo, esfregamos as mãos, refletimos impaciência, e se viramos as mãos mostrando as palmas, demonstramos segurança e sinceridade. No entanto, as mãos na cintura são sinal de desafio e agressividade.

3

Os braços, as pernas e os pés. Os braços cruzados e a postura rígida podem demonstrar uma atitude defensiva. No entanto, se a postura corporal reflete soltura pode significar que a pessoa está relaxada. O mesmo acontece com as pernas. Em compensação, quando os pés estão cruzados, tendem a refletir timidez e desconfiança.

4

Forma de sentar. Se nos sentamos na ponta da cadeira, demonstramos atenção, mas, ao mesmo tempo, refletimos submissão e falta de confiança. No entanto, se sentamos corretamente com as pernas abertas, transmitimos relaxamento e abertura. Quando uma pessoa se senta com as pernas fechadas, com as mãos por trás da cabeça, reflete segurança e superioridade.

Como ler a linguagem corporal - Passo 4
5

Movimento. Quando caminhamos incessantemente demonstramos ansiedade e preocupação. Quando o fazemos com as mãos no bolso e evitando o contato visual, refletimos insegurança e desconfiança. Os passos curtos mostram timidez e perfeccionismo, por outro lado, os passos longos são sinais de pró-atividade e disposição. Caminhar lentamente e distraído mostra preocupação e certos traços de indiferença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ler a linguagem corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Amanda
Amei essa dicas sobre linguagem corporal! :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amanda, ainda bem que foram do seu agrado! Obrigada por comentar e continue seguindo o nosso site :)
1 de 3
Como ler a linguagem corporal