Camas e roupa de cama de bebês

Como fazer um mosquiteiro para berço

Como fazer um mosquiteiro para berço

Os mosquiteiros são elementos imprescindíveis no quarto dos adultos, das crianças e, principalmente, dos bebês. Mesmo que o local onde você viva não tenha presença constante de insetos, é importante proteger seu bebê das ameaças de saúde que uma picada de mosquito pode provocar. Colocar um mosquiteiro no quarto do bebê previne a transmissão de doenças e alergias às picadas, garantindo que a criança não é incomodada durante o sono. Os mosquiteiros podem ser objetos bastante caros, por isso o umComo preparou esse artigo com instruções para que qualquer pessoa possa montar esse objeto em sua casa. Para saber como fazer um mosquiteiro para berço, continue lendo o artigo e proteja o seu bebê.

Vai precisar de:

  • 3 metros de tule (com 3 metros de largura) na sua cor favorita
  • 1 círculo de metal com, aproximadamente, 30 cm de diâmetro
  • Linha de costura (do mesmo tom do tule)
  • Agulha de coser à mão
  • 5 metros de fita de cetim (na cor que desejar) com largura de 2 cm
  • Tecido fino no mesmo tom do tule (40 cm x 40 cm)
  • Tesoura
  • Apliques bordados e laços de cetim para decorar (opcional) + pistola de cola quente
  • Máquina de costurar (para quem prefere não coser à mão)
Também lhe pode interessar: Por que meu bebê chora dormindo

Passos a seguir:

1

Para fazer um mosquiteiro para berço, comece por contactar uma metalúrgica para conseguir um círculo de metal de ferro ou de outro material mais leve.

2

Encape o círculo usando a fita de cetim e arremate as pontas com cola quente. Se preferir, também pode costurar as pontas à mão, usando linha e agulha.

3

Coloque o tecido fino sobre uma mesa e posicione o círculo de metal sobre ele. Marque o contorno externo no tecido e use uma tesoura para cortar, deixando meio centímetro extra de margem.

4

Use a linha e agulha para costurar o tecido sobre o círculo de metal já encapado. Dessa forma, o mosquiteiro fica coberto no topo evitando a entrada de insetos.

5

Distribua 6 pedaços de fita de cetim pelo círculo, cada uma delas atravessando o centro da circunferência. Essas fitas vão ser usadas para suportar o mosquiteiro e prendê-lo no gancho, que será fixado no teto sobre o berço. Garanta que ficam bem fixas, para manter a segurança do bebê.

6

Meça a circunferência do círculo de metal. Se o diâmetro tiver cerca de 30 cm de diâmetro, a circunferência deve ter, aproximadamente, um metro de circunferência.

7

Franza o tule pela largura, diminuindo os 3 metros de largura por aproximadamente um metro (medida da circunferência do círculo). Pode usar a máquina ou costurar manualmente. Dessa forma, o tule franzido deve ser suficiente para dar a volta ao círculo de metal.

Como fazer um mosquiteiro para berço - Passo 7
8

Use cola quente para aplicar a parte franzida do tecido em redor do círculo de metal. Também pode fazer este passo costurando à mão. Se desejar, use a cola quente ou a linha e agulha para aplicar bordados na parte externa e frontal.

9

Para conseguir fechar o mosquiteiro, aplique dois pedaços de cetim ou velcro na zona onde o tecido abre. O seu mosquiteiro está pronto!

Como fazer um mosquiteiro para berço - Passo 9
10

Agora que já sabe como fazer um mosquiteiro de berço, dê uma olhada nesses artigos:

Como montar um berçário

Como aliviar as picadas de mosquito de forma natural

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mosquiteiro para berço, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Rose
Olá, estou precisando de fotos ou vídeos, pq minha costureira não esta entendendo, por favir, meu bebê está quase nascendo. Obrigada!
léia
preciso saber a quantidade de metragem de tule ou filo para fazer um mosquiteiro varal para berço americano att léia
A sua avaliação:
Danielle
Poderia por fotos para ilustrar? Alguns passos estão confusos.
Nilda
parabéns pelo trabalho pelas dicas mas para deixar na altura correta é cortado reto ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilda!

Sim, o tecido deve ser cortado reto.

Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas dicas! ;)
1 de 3
Como fazer um mosquiteiro para berço