Partilhar

Como fazer um mosquiteiro para berço

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um mosquiteiro para berço

Os mosquiteiros são elementos imprescindíveis no quarto dos adultos, das crianças e, principalmente, dos bebês. Mesmo que o local onde você viva não tenha presença constante de insetos, é importante proteger seu bebê das ameaças de saúde que uma picada de mosquito pode provocar. Colocar um mosquiteiro no quarto do bebê previne a transmissão de doenças e alergias às picadas, garantindo que a criança não é incomodada durante o sono. Os mosquiteiros podem ser objetos bastante caros, por isso o umComo preparou esse artigo com instruções para que qualquer pessoa possa montar esse objeto em sua casa. Para saber como fazer um mosquiteiro para berço, continue lendo o artigo e proteja o seu bebê.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer o bebê dormir em seu berço
Passos a seguir:
1

Para fazer um mosquiteiro para berço, comece por contactar uma metalúrgica para conseguir um círculo de metal de ferro ou de outro material mais leve.

2

Encape o círculo usando a fita de cetim e arremate as pontas com cola quente. Se preferir, também pode costurar as pontas à mão, usando linha e agulha.

3

Coloque o tecido fino sobre uma mesa e posicione o círculo de metal sobre ele. Marque o contorno externo no tecido e use uma tesoura para cortar, deixando meio centímetro extra de margem.

4

Use a linha e agulha para costurar o tecido sobre o círculo de metal já encapado. Dessa forma, o mosquiteiro fica coberto no topo evitando a entrada de insetos.

5

Distribua 6 pedaços de fita de cetim pelo círculo, cada uma delas atravessando o centro da circunferência. Essas fitas vão ser usadas para suportar o mosquiteiro e prendê-lo no gancho, que será fixado no teto sobre o berço. Garanta que ficam bem fixas, para manter a segurança do bebê.

6

Meça a circunferência do círculo de metal. Se o diâmetro tiver cerca de 30 cm de diâmetro, a circunferência deve ter, aproximadamente, um metro de circunferência.

7

Franza o tule pela largura, diminuindo os 3 metros de largura por aproximadamente um metro (medida da circunferência do círculo). Pode usar a máquina ou costurar manualmente. Dessa forma, o tule franzido deve ser suficiente para dar a volta ao círculo de metal.

Como fazer um mosquiteiro para berço - Passo 7
8

Use cola quente para aplicar a parte franzida do tecido em redor do círculo de metal. Também pode fazer este passo costurando à mão. Se desejar, use a cola quente ou a linha e agulha para aplicar bordados na parte externa e frontal.

9

Para conseguir fechar o mosquiteiro, aplique dois pedaços de cetim ou velcro na zona onde o tecido abre. O seu mosquiteiro está pronto!

10

Agora que já sabe como fazer um mosquiteiro de berço, dê uma olhada nesses artigos:

Como montar um berçário

Como fazer repelente caseiro contra zika vírus

Como aliviar as picadas de mosquito de forma natural

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mosquiteiro para berço, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como fazer um mosquiteiro para berço

2 comentários
A sua avaliação:
Danielle
Poderia por fotos para ilustrar? Alguns passos estão confusos.
Nilda
parabéns pelo trabalho pelas dicas mas para deixar na altura correta é cortado reto ?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Nilda!

Sim, o tecido deve ser cortado reto.

Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas dicas! ;)

Como fazer um mosquiteiro para berço
1 de 3
Como fazer um mosquiteiro para berço

Voltar ao topo da página