PARTILHAR

Como fazer um artigo científico

Como fazer um artigo científico
Imagem: monografias.brasilescola.com

Para começar a elaborar um bom artigo científico é preciso que se tenha em mente uma ideia de qualidade! Não é preciso que haja um turbilhão de ideias na sua cabeça, apenas deve haver uma ideia realmente boa. Se você quer mais dicas de como fazer um artigo científico, veja essas dicas que nós em umComo.com.br preparamos para você!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma análise crítica de um artigo
Passos a seguir:
1

Faça um roteiro completo do trabalho antes de começar a desenvolvê-lo: coloque todas as suas ideias no papel de uma forma bem clara, determine as prioridades a serem discutidas ao longo do trabalho, estabeleça sobre o que você quer escrever, exemplificar, se há algo a ser testado ou comparado e outros... Esse roteiro irá facilitar o desenvolvimento de suas pesquisas e levantamento bibliográfico.

2

Torne o texto mais claro e conciso com o uso da escrita correta.

Não se baseie em ideias generalizadas e comuns, busque dados e referenciais teóricos que fundamentem sua pesquisa.

Cuidado para não usar expressões como: “eu acho”, “eu prefiro”, “deve ser” e outras expressões que indiquem sua opinião, suas preferências e ideias normativas.

3

Escreva de forma lógica e clara expondo as ideias de forma sequencial, as ideias devem estar interligadas e tratar do mesmo assunto.

Evite parágrafos muito longos, abuse do uso de pontos finais, pois eles tornam seu texto e ideias mais organizadas.

4

Leia bastante! Reserve um tempo para realizar leitura, leia romances literários, contos, novelas, narrativas poesias e outros. Mesmo se você estiver redigindo seu artigo científico você deve ler muito, a leitura promove melhora da escrita. Procure ler textos que trabalhem suas deficiências de escrita.

5

Não seja preguiçoso, levante dados, utilize livros. Procure sempre citar o autor original do texto que você leu e evite usar o apud.

Procure utilizar sempre fontes e autores que sejam reconhecidos e possuam credibilidade. Procure os autores que forneçam conteúdos bons e que se adequem as suas ideias.

6

Faça de tudo para que seu trabalho seja reconhecido, publique-o, de nada vale o esforço se seu trabalho não for meramente reconhecido e se você permanecer no anonimato.

7

Te desejo bons estudos! Pesquise, avalie todos os referenciais teóricos encontrados sobre seu assunto de interesse, leia bastante e desenvolva um trabalho de qualidade, lembre-se que ele levará seu nome e permitirá o reconhecimento de seu trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um artigo científico, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Você já escreveu um artigo científico, ficou com alguma dúvida? Comente vamos adorar te ajudar!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
lilia cruz dos santos malta
estou precisando fazer uma analise critica da faculdade, sobre recrutamento e seleção
adailton
Como fazer uma análise crítica do artigo estoque X cadeia de suprimentos?
Gonçalves
Estou encontrar dificuldades de ordenar a crítica a um artigo científico .
Como fazer um artigo científico
Imagem: monografias.brasilescola.com
Como fazer um artigo científico

Voltar ao topo da página