Partilhar

Como explicar a teoria do Big Bang às crianças

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como explicar a teoria do Big Bang às crianças

Um dos capítulos mais importantes na educação geral das crianças é explicar-lhes como foi criado o mundo onde vivemos, qual foi a sua origem. Para isso, deve abordar a conhecida teoria do Big Bang, que explica cientificamente o acontecimento que gerou vida. Não deixa de ser um fato impactante para eles pela novidade e pela quantidade de novos conceitos que devem entender e interiorizar. Por isso, é necessária a máxima entrega por parte do professor, uma vez que se trata de um tema novo, e fascinante, a seu primeiro contato com o mundo da Física. Em umComo.com.br respondemos-lhe de forma fácil e completa como explicar a teoria do Big Bang às crianças.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Quais são as regiões vulcânicas do mundo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, as crianças devem interiorizar os conceitos de infinito, de nada e de energia. Devem estar conscientes de que tudo surge do espaço infinito onde só existem partículas de energia, o resto é mais do que nada ou vazio.

2

A impactante explosão deve ser explicada com detalhe. As crianças devem entender que a matéria em forma de partículas de energia que colidiram entre si, provocaram a explosão que originou o Universo em geral.

3

O conceito de origem é muito importante, devem estar conscientes que o Universo teve um momento em que começou e que nada tem a ver com o que conhecemos agora, e que tudo aconteceu depois da explosão.

4

Igualmente devem interiorizar os conceitos de matéria e evolução. Como depois da grande explosão surgiu a matéria que hoje em dia formam os planetas e a nossa Via Láctea, portanto, a vida em geral.

5

Por último, faça-lhes ver como o tempo fez evoluir a matéria que surgiu do impacto até à sua forma atual, ou seja, por exemplo o desenvolvimento da vida no Planeta Terra, dos planetas que formam o Universo, etc.

6

Tenha em conta que a Teoria do Big Bang, bem explicada, pode ser impressionante e divertida para o mais pequenos, mas também conte com um grau de complexidade importante, por isso quando planear explicar a teoria faça-o devagar, use palavras simples e deixe que a criança pergunte tudo o que queira saber.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como explicar a teoria do Big Bang às crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Desenvolva o tema de forma lenta, pouco a pouco, para que as crianças possam interiorizar os novos conceitos.
  • Utilize várias ilustrações ou se conseguir vídeos que expliquem a teoria do Universo para crianças.
  • Leve-os a algum museu ou exposição que faça referência a este tema.

Escrever comentário sobre Como explicar a teoria do Big Bang às crianças

O que lhe pareceu o artigo?

Como explicar a teoria do Big Bang às crianças
Como explicar a teoria do Big Bang às crianças

Voltar ao topo da página