Simplificar frações

Como converter frações impróprias em mistas

Como converter frações impróprias em mistas

Uma fração imprópria tem como numerador um valor maior ao do denominador. As frações típicas representam partes de um todo, mas as frações impróprias representam uma quantidade maior que o todo, podem ser enganosas e precisam de uma explicação. Por isso, neste artigo de umComo queremos explicar para você como converter frações impróprias em frações mistas ou número misto, para conseguir um valor com melhor entendimento da quantidade que representa.

Também lhe pode interessar: Como converter decimais em frações

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é muito importante que entenda o que são as frações próprias, impróprias e mistas, e para isso também deverá lembrar que o numerador é o valor que aparece na parte de cima da fração e o denominador na de baixo. Assim temos:

  • Fração própria: o numerador é menor que o denominador.
  • Fração imprópria: o numerador é maior ou igual ao denominador.
  • Fração mista: um número inteiro acompanhado por uma fração própria.
Como converter frações impróprias em mistas - Passo 1
2

Deste modo, vale destacar que toda a fração imprópria pode ser expressada com uma fração mista equivalente e esta conversão é precisamente o que explicaremos neste artigo de umComo.

Por isso, vamos usar um exemplo para que seja mais simples aprender como converter frações impróprias em mistas: suponhamos que queremos converter a fração imprópria 9/4 em uma fração mista.

3

Deste modo, a primeira coisa que devemos fazer é dividir o numerador (o numero de cima, o maior) pelo denominador (o de baixo, o menor); no nosso exemplo teremos que dividir 9 por 4.

Depois de fazer esta operação, deverá prestar atenção ao quociente e ao resto da divisão, já que serão os valores que servirão para formar a fração mista.

Como converter frações impróprias em mistas - Passo 3
4

A fração mista é retirada do quociente, seguida de uma fração formada pelo resto dividido pelo divisor (o denominador original). Continuando com o exemplo inicial, no resultado da nossa fração mista o número inteiro será 2 (o quociente da divisão) e a fração 1/4 (o resto dividido do divisor):

9/4 = 2 1/4

Como converter frações impróprias em mistas - Passo 4
5

No caso de querer realizar a operação inversa, ou seja, converter a fração mista em uma fração imprópria, deverá manter o denominador e multiplicar o número inteiro da fração mista pelo denominador e somar a ele o numerador para conseguir, assim, o numerador da fração imprópria.

Ou seja, em nosso exemplo manteremos o 4 como denominador e multiplicaremos o 2 por 4, somando a isso o 1, portanto a fração imprópria voltará a ser 9/4.

Como converter frações impróprias em mistas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como converter frações impróprias em mistas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
v.epdes
Obrigado de coração!
A sua avaliação:
Tair
achei muito bom muito obr
A sua avaliação:
malu
Muito obrigada!! Este documento foi muito útil!!
1 de 5
Como converter frações impróprias em mistas