Partilhar

Como comer com hashi

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como comer com hashi

Para quem gosta da cultura e comida orientais, é importante aprender os costumes para não fazer feio durante as refeições. Usar hashi, os utensílios de madeira próprios para comer também conhecidos como palitinhos japoneses, pode ser um desafio para os membros da cultura ocidental. Algumas pessoas usam à sua maneira, da forma que acham mais fácil, mas o hashi possui uma forma específica de utilização, assim como toda uma etiqueta que envolve o momento da refeição. Conta a lenda que os hashi foram inspirados no movimento do bico de uma garça. Se você se atrapalha na hora de usar os palitinhos, continue lendo esse artigo e descubra como comer com hashi sem errar.

Também lhe pode interessar: Como lidar com o machismo
Passos a seguir:
1

Para saber como comer com hashi, o primeiro passo é compreender a posição dos palitinhos na mão.

O hashi inferior deve passar entre o polegar e o indicador, ficando apoiado no dedo anelar.

Com o indicador, o médio e o polegar, segure o palitinho japonês de cima, como se estivesse segurando uma caneta.

2

Segure bem firme o palitinho entre o polegar e o indicador, pois ele atua como sustentador. Use o polegar para apetá-lo para baixo, ao mesmo tempo que usa o anular para empurrá-lo para cima.

3

Para abrir e fechar os hashi, movimente apenas o palitinho de cima com os dedos médio e indicador.

Coloque o hashi de cima na direção do de baixo. Dominar este movimento vai permitir que consiga apanhar porções generosas de comida com os palitinhos.

Como comer com hashi - Passo 3
4

Recomendações

Algumas informações podem facilitar o uso do hashi. Confira as dicas:

  • Se necessário, pode usar um elástico nos hasis para facilitar o manuseamento dos palitinhos.
  • Quando comer arroz, erga a taça para perto da boca, segurando-a com a mão esquerda e usando os hashis na mão direita. Isto evita que o arroz caia para o chão e torna o procedimento mais fácil.
  • O sushi pode ser comido diretamente com a mão. Se quiser molhar o alimento no shoyu, molhe apenas o peixe para que o arroz não desmanche.
  • Quando comer macarrão, pode pegar numa ponta do alimento com o hashi e chupar para dentro da boca. O barulho não é ofensivo.
Como comer com hashi - Passo 4
5

Evitando gafes

Para não fazer feio e insultar a cultura japonesa, evite cometer esses atentados à etiqueta nipônica:

  • Nunca espete os hashis na comida. Além de ser um ato indecoroso, será visto como uma ofensa religiosa. Os japoneses espetam os hashis na vertical quando oram e acendem incensos nos oratórios.
  • Não passe comida do seu hashi para o hashi de outra pessoa. Após a cremação de um funeral japonês, os parentes usam os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros. O contato deve ser feito apenas com a comida.
  • Não use o hashi para apontar para comida ou pessoas.
  • Não use o hashi para cortar alimentos, eles são servidos em porções que podem ser ingeridas por inteiro.
  • Não use os seus hashis para se servir de uma tigela comunal. Use um par de hashis públicos que não tocaram na sua tigela ou na sua boca. Também pode usar a outra extremidade dos hashis para pegar os alimentos, se suas mão estiverem lavadas.
6

Agora que já sabe como comer com hashi, dê uma olhada nessas receitas japonesas e comece já a praticar o udo dos palitinhos japoneses:

Como comer com hashi - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer com hashi, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como comer com hashi

O que lhe pareceu o artigo?

Como comer com hashi
1 de 4
Como comer com hashi

Voltar ao topo da página