Aprender línguas estrangeiras

Como aprender inglês sozinho

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 12 junho 2023
Como aprender inglês sozinho

Inglês é a língua mais falada no mundo. Estima-se que 1,348 bilhão de pessoas falem o idioma, sendo que 379 milhões destas utilizam o inglês como língua nativa. Em um mundo cada vez mais globalizado, é extremamente relevante que uma pessoa saiba falar inglês, seja para estudos, negócios ou viagens.

Nesse contexto, podemos considerar o inglês uma língua franca, aquela que é eleita por comunidades multilíngues como forma de comunicação. Daí outro motivo de ser interessante aprendê-la. Mas muita gente se pergunta: por onde começar? Neste artigo do umCOMO te orientamos a como aprender inglês sozinho.

Também lhe pode interessar: Como aprender Tâmil

Índice

  1. Como aprender inglês rápido e sozinho
  2. Por que aprender inglês sozinho
  3. Aplicativos e ferramentas para aprender a falar inglês sozinho

Como aprender inglês rápido e sozinho

De maneira geral, os brasileiros são muito influenciados pelas culturas anglófonas, ou seja, aquelas que têm o inglês como idioma oficial. Diariamente, estamos em contato com músicas, filmes e séries em inglês. Sem contar as palavras neste idioma estrangeiro que já foram incorporadas ao português como internet, hot dog, fast food, delivery, airbag, backup, entre outras.

Esse contato já é muito útil para treinar o nosso ouvido e nos preparar para aprender o inglês, nos familiarizando com os sons, fonemas, sotaques e palavras da língua estrangeira. Podemos considerar que, para muitas pessoas, é pelo ouvido, ou pelo listening, que se tem o primeiro contato com a língua inglesa e é por onde se começa a aprendê-la.

Mas e se eu quero ter autonomia e buscar meu próprio método de estudo? Como faço para aprender inglês sozinho? A seguir apresentamos algumas dicas de por onde você pode começar o seu aprendizado de inglês de forma rápida e independente.

1. Escute suas músicas favoritas em inglês

Acompanhe a letra, com atenção para as palavras novas, tentando entender o contexto delas para então conferir a tradução para o português.

2. Busque séries e filmes em inglês

Comece assistindo com as legendas, se familiarizando com o som e a forma escrita das palavras. Em um segundo momento, mude as legendas para o inglês. Com o avanço do seu aprendizado da língua, você passará a ter confiança para assisti-los no idioma original e sem legenda.

3. Faça um planejamento dos seus estudos

Defina por qual conteúdo quer começar o aprendizado e as suas metas para avançar no seu conhecimento da língua. Aprender a falar inglês sozinho exige constância e disciplina.

4. Defina objetivos de aprendizagem

Defina objetivos de aprendizagem que sejam: pequenos, mensuráveis, possíveis de alcançar, relevantes e fixáveis ao tempo. Em inglês, esses objetivos são conhecidos como SMART (small, measurable, acheivable, relevant and time-sensitive)[2].

5. Analise a estrutura do idioma

Analise a estrutura do idioma[3] de forma ampla, principalmente a gramática. Uma dica é começar pela formação dos tempos verbais. Perceba as peculiaridades de cada um e como eles são empregados. Tente aplicá-los em exemplos de frases do dia a dia até que consiga evoluir para situações mais complexas. Comprar uma boa gramática também pode ser um bom ponto de partida. Você pode começar o seu aprendizado seguindo a ordem de conteúdo que está previsto no sumário.

6. Leia conteúdos em inglês

Gosta de alguma literatura específica de língua inglesa? Abandone as traduções e busque as versões originais das obras. Leia em voz alta prestando atenção na sua pronúncia e anotando as palavras novas com seu significado. Ainda, para os diversos níveis de aprendizado em inglês, é possível encontrar, em livrarias especializadas ou online, versões reduzidas das grandes obras literárias, com vocabulário e estrutura simplificados para estudantes.

7. Utilize a internet a seu favor

Na internet existem muitos conteúdos e cursos que você pode acompanhar para aprimorar o seu inglês. Ainda, são diversas as plataformas online que oferecem cursos e exercícios para você colocar em prática o que vem aprendendo por conta própria.

8. Traga o inglês para o seu dia a dia

Monte um vocabulário com a seleção de palavras da sua rotina diária. Treine a escrita, a leitura e a pronúncia dessas palavras e as incorpore ao seu vocabulário.

9. Crie glossários

Crie glossários do que você está aprendendo. Anote as novas palavras e expressões a medida que elas forem aparecendo e, em seguida, escreva a sua tradução e as possíveis variações. Você pode ainda fazer glossários individualizados para cada tema. Mantenha esse material sempre atualizado e consulte-o sempre que surgir uma dúvida.

10. Converse com outras pessoas que também estão aprendendo

Incentive seus amigos a também aprederem inglês sozinhos, assim vocês poderão se juntar para conversar e praticarem juntos. Falar é uma das melhores maneiras para se aperfeiçoar em um idioma.

Por que aprender inglês sozinho

Para um indivíduo se destacar no mercado de trabalho e em outros aspectos da vida torna-se fundamental falar uma segunda língua estrangeira, principalmente o inglês. O indivíduo bilíngue passa a promover o desenvolvimento de diversas habilidades, além de se inserir de forma mais completa no mundo globalizado, multilíngue e diversificado.

Ainda, mais que apenas um elemento positivo para dar destaque ao currículo, o domínio do idioma inglês passa a ser uma necessidade, uma vez que a “boa formação de cidadãos globais exige ferramentas que propiciem sua participação ativa no mundo”[1].

No campo cultural, aprender a falar inglês permite ao indivíduo experimentar novas culturas e entrar em contato com diferentes povos. Assim, a gama de experiências e possibilidades de ganhos de aprendizagem, de capacitação profissional, pessoal e até emocional aumenta.

Aplicativos e ferramentas para aprender a falar inglês sozinho

O aprendizado de inglês vem se diversificando ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia e da internet. Hoje, diversas ferramentas[5] já estão disponíveis para auxiliar os alunos na busca de autonomia na hora de aprender o inglês. Confira algumas delas:

  1. O AnkiDroid Flashcards trabalha com a memorização das informações a longo prazo. O aplicativo utiliza o sistema Spaced Repetition System (SRS) que programa revisões periódicas dos conteúdos, tornando o estudo mais eficiente;
  2. No Babbel você aprende o inglês por meio de diálogos reais que te permitem praticar e falar inglês desde o primeiro dia. Além do básico da gramática e das situações corriqueiras, você pode selecionar termas mais específicos, como cultura e negócios;
  3. Em 10 minutos diários, o Busuu propõe mais de 1000 lições que você pode customizar e montar o seu cronograma de estudo de forma personalizada. O aplicativo possui reconhecimento de fala;
  4. O Cake permite, ao aluno autodidata, a aprender expressões idiomáticas através de cenas de séries e filmes. Pelo reconhecimento de fala, o aplicativo avalia a pronúncia da pessoa e fornece um feedback;
  5. No Cambly o foco é a conversação e você pratica o seu inglês com interlocutores nativos. Além dos cursos básicos, a pessoa pode optar por treinamentos mais avançados, incluindo as preparações para os exames de proficiência TOEFL e IELTS;
  6. O Google Tradutor é muito útil para procurar pela tradução de palavras e textos. Ainda, é possível escutar o áudio de um nativo falando a palavra e, dessa forma, você treina ambas escuta e pronúncia;
  7. No HelloTalk você se insere em uma comunidade de pessoas de diferentes culturas com o objetivo de aprender o inglês, o que torna a sua experiência idiomática mais diversa e, de quebra, te possibilita aumentar a sua rede de amigos;
  8. O LearnEnglish Grammar propõe diversas atividades para aprimorar a sua gramática de inglês e treinar a estrutura da língua. A ferramenta ainda traz a diferenciação das peculiaridades das versões de inglês americano e britânico;
  9. O Lingbe é outro aplicativo de conversação em tempo real no qual você interage com outros alunos e nativos por meio de salas de bate-papo ou fazendo ligações gratuitas;
  10. No Tandem há o intercâmbio de aprendizagem de idiomas, onde um colega seu pode te ensinar o inglês enquanto você o ajuda a aprender o português.

Além dos diversos aplicativos disponíveis para ajudar as pessoas a aprender inglês ou a aprimorar o seu conhecimento da língua, as redes sociais também podem ser um instrumento facilitador desse universo bilíngue.

Atualmente, muitos professores de inglês e nativos utilizam plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, de maneira informal e descontraída, para disponibilizar conteúdos como aulas, dicas e macetes para você treinar a língua inglesa. Seguir alguns desses canais pode ser mais uma forma de você ter contato diário com o idioma e, assim, aos poucos, conseguir aprender a falar inglês.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender inglês sozinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. POR QUE APRENDER INGLÊS É IMPORTANTE. Disponível em: <https://edifyeducation.com.br/blog/por-que-aprender-ingles-e-importante/>. Acesso em 05/06/2023.
  2. APRENDER INGLÊS DO ZERO. Disponível em: <https://www.mosalingua.com/pt/aprender-ingles-do-zero/>. Acesso em 05/06/2023.
  3. COMO APRENDER INGLÊS SOZINHO. Disponível em: <https://www.institutomindset.com.br/blog/como-aprender-ingles-sozinho/#:~:text=Gram%C3%A1tica,presente%2C%20passado%20e%20futuro/>. Acesso em 05/06/2023.
  4. APPS PARA FALAR INGLÊS. Disponível em: <https://eagleintercambio.com/blog/dicas-ingles/apps-para-falar-ingles/>. Acesso em 05/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aprender inglês sozinho