PARTILHAR

Como aprender a pregar a palavra de Deus

Como aprender a pregar a palavra de Deus

Pessoas religiosas e que reconhecem o amor de Deus, sentem necessidade de dar a conhecer o Evangelho e seus ensinamos a outras pessoas. A isso se chama pregar a palavra de Deus, e é uma forma de ensinamento que também requer instruções para ser bem sucedida. Saber pregar a palavra de Deus é importante sobretudo na atualidade, em que muitas pessoas se desligam da religião e resistem à prática da fé, chegando até a maltratar quem, de boa vontade e com as melhores intenções, lhes quer dar a conhecer a mensagem de Deus. Para que você saiba como aprender a pregar a palavra de Deus, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra as dicas que temos para si!

Também lhe pode interessar: Como evangelizar uma pessoa
Passos a seguir:
1

Para que você consiga pregar a palavra de Deus da forma correta, será necessário que a conheça profundamente, que a entenda e que a admire, pois o entusiasmo é contagioso, e assim conseguirá chegar ao coração das outras pessoas e cultivar a fé no seu interior.

2

Tal como em todos os momentos em que você sente dificuldade, também para aprender a pregar você deve pedir o conselho e orientação de Deus. Com alguma frequência se coloque em oração e medite acerca de todas as questões que pretende abordar na sua pregação.

Como aprender a pregar a palavra de Deus - Passo 2
3

Será igualmente útil que recorra à consulta do livro sagrado e de obras escritas por pessoas que ensinam a pregar a palavra de Deus, pois elas possuem o conhecimento que você procura. Se reúna também com pessoas sábias ou que você admira na sua igreja e lhes peça conselhos.

4

Passando agora à parte prática, você deve sempre realizar uma preparação do seu sermão, escolhendo os textos, os analisando e estudando a melhor forma de os dar a conhecer à audiência.

Como aprender a pregar a palavra de Deus - Passo 4
5

É natural que seu entusiasmo para pregar a palavra de Deus seja grande, no entanto você deverá ser moderado: não pregue o livro inteiro, selecione apenas os textos que acha mais importantes ou que se adequam melhor ao seu ouvinte, e não fique falando horas a fio, pois isso dá azo à distração.

6

Um dos maiores erros na hora de pegar a palavra de Deus é não estabelecer ligação entre o texto bíblico, sua contextualização e aplicação prática. É como estar contando uma parábola e não dar a conhecer a moral. Por essa razão é necessário que, no final, "traduza" o texto para os ouvintes, de forma a esclarecê-los e elucidá-los.

Como aprender a pregar a palavra de Deus - Passo 6
7

Se lembre que sua pregação deve ser coerente, o que significa que as referências devem estar relacionadas e obedecerem ao mesmo tema. Por exemplo: se o tema que escolheu para o sermão é a cura, não faz sentido falar de Adão e Eva. Relacionado com isto, e para evitar um sermão muito longo, escolha no máximo 2 referências.

8

Como pessoa de fé que é, se quiser fazer uso de citações deverá usar as do livro sagrado e de homens de Deus que se baseiam na escritura para argumentar. Isto faz sentido pois o que importa para a igreja é o que Deus diz sobre esse assunto.

Como aprender a pregar a palavra de Deus - Passo 8
9

Seja fiel a si próprio na forma de pregar, pois é você que está proferindo esse sermão e os ouvintes não se sentem confortáveis com alguém da sua igreja que está tentando se fazer passar por outra pessoa. Por essa razão, por muito que você tenha como referência determinado pregador muito popular, não o imite.

10

Por último, mas não menos importante, você deverá conseguir transmitir um sentimento de paz, dádiva e harmonia para a audiência que recebe seu sermão. Como forma de conseguir a atenção dos ouvintes, alguns pregadores ganharam o hábito de gritar, contudo isso não é correto, pois a exposição do Evangelho deve ser feita de forma pura e simples.

Como aprender a pregar a palavra de Deus - Passo 10

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a pregar a palavra de Deus, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Seja humilde no seu sermão e pregue à imagem de Deus e seus Apóstolos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
António Fonseca de Castro
Gostei de ler os vossos Conti ódios, pois mim fortaleceu muito
wanderley dias
POR ONDE VOU COMEÇAR LER PARA APRENDER A PREGAR
RICARDO GONÇALVES
Descrição
Aplicativo voltado para pregadores da Palavra de Deus.
1- Aprenda a fazer seu próprio esboço, e já leve mais de 2800 prontos para pregar.
2- 2800 Sermões prontos e bônus num aplicativo exclusivo.
3- 14 Bônus e sempre atualizando...
eliezer almeida silva
quero apreder pregar a palavra deus

antonio rubens raimundo
Eu sou apaixonado por pregação, no entanto tenho muitas dificuldades em escrever meus sermão, creio que estas maravilhosas dicas vai em muito contribuir.
Para meu crescimento nessa área.
Meu obrigado.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio!

Que bom que as dicas puderam ajudar. Continue acompanhando os nossos artigos :) Obrigada pelo seu comentário!
Prof. Araújo - Brasilia DF
Comentando - Informamos que diante da crença católica romana ou brasileira, admite-se sim a chamada "palavras de Deus", pois o Clero católico tem uma visão antropomórfica do Criador e ainda se confunde que Jesus e Deus são a mesma pessoa, apesar do Evangelho informar 36 vezes o contrário. As Teologias têm cometido erros crassos em dizer conforme os cleros protestante e católico, dizer que a Biblia é a palavra de Deus, podendo dizer apenas Palavras de Jesus, inspiradas pelo Criador ou por Deus, pois sendo Deus onipotente e onisciente diante de bilhões de mundos a serem coordenados e administrados em milhares de galáxias, não poderia Ele se prender a meras palavras em um mundo ainda de provas e danos expiatórios experienciais como a Terra. Existem Leis imutáveis e pré definidas para isso. Moisés trouxe uma primeira revelação do mais alto, recebendo a Tábua de mandamentos em benefício do homem, pois antes dele se acreditava desde antes de Abraão em um ou mais seres onipotentes da Natureza... Jesus trouxe a informação de um Deus Pai, equânime e justo que não se amesquinha diante de nossa pequenez nem se ensoberbece diante de nossas vaidades. Com muita propriedade informou a colega Sara Silva acima "...por muito que você tenha como referência determinado pregador muito popular, não o imite" ... e acrescenta; "... Como forma de conseguir a atenção dos ouvintes, alguns pregadores ganharam o hábito de gritar, contudo isso não é correto, pois a exposição do Evangelho deve ser feita de forma pura e simples." O Evangelho tem sua razão de ser e a fé é uma energia quintessenciada de alto respeito por parte de cada um, cabendo ai uma melhor compreensão dos povos colocando Deus em seu devido lugar e Cristo como irmão e amigo de nossas almas.
Sara Silva
Olá Prof. Araújo, obrigada pela sua explicação! Esperamos que seja útil também a outras pessoas que cheguem até este artigo.
Salvador Sebastião
Gostei muito do ensino
Cleber Ferreira
Prof. Araújo e demais irmãos, bom dia!

Sobre o discorrido acima, trago a luz a seguinte passagem bíblica:

João 14.6 "Disse-lhe Jesus Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

Apocalipse 5. 6 "Depois vi o cordeiro que parecia estar morto, em pé, no centro do trono, cercado pelo quatro seres viventes e pelos anciãos"

Destacado acima quero demonstrar que Ele Jesus não estaria no centro do trono se não fosse Deus e não podemos ser salvos por ninguém deste mundo, somente por Deus e para chegarmos a Ele precisamos passar ou seja viver o que Jesus viveu.

Agradeço e espero ter ajudado.


Como aprender a pregar a palavra de Deus
1 de 6
Como aprender a pregar a palavra de Deus

Voltar ao topo da página ↑