Partilhar

Como anular o seu voto nas eleições

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como anular o seu voto nas eleições
Fonte: fronteirasdamente.blogspot.pt

Segundo a Constituição Federal de 1988, nem o voto em branco nem o voto nulo são válidos e, por essa razão, não são computados. Desta forma votos em branco e votos nulos servem apenas para fins estatísticos e para expressar atitudes distintas: enquanto que o voto em branco faz transparecer uma posição de "tanto faz, para mim está bom qualquer um dos candidatos", o voto nulo revela insatisfação e é reflexo de uma pessoa inconformada. Se você pretende saber como anular o seu voto nas eleições, continue lendo este artigo umComo.com.br, no qual lhe indicamos a forma mais correta de o fazer!

Também lhe pode interessar: Como saber onde eu voto
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar há que esclarecer que a política popular que dita "mais de 50% de votos nulos anulam a eleição" não é válida para votações de eleitores, pelo que você não deverá se guiar por essa máxima na hora de anular seu voto.

2

Segundo o Código Eleitoral, artigo 224 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965, o Tribunal deverá marcar uma nova data de eleição somente se 50% ou mais dos votos no país forem considerados fraude ou nulos devido a conflitos que os candidatos ao poder tenham tido com a Justiça Eleitoral. Desta forma, ficam de fora os votos dos eleitores.

3

Sabendo isso, o voto nulo deve ser encarado como uma resposta de insatisfação face aos candidatos: você não prefere nenhum deles mas, como encara o voto um dever e um direito, foi até ao local do pleito para usufruir do mesmo.

4

Nesse local, a forma como cada um vota depende inteiramente da sua consciência. Assim sendo, caso a sua escolha seja votar nulo, o que você deverá fazer para anular seu voto nas eleições é, simplesmente, digitar no terminal um número que não corresponde a nenhum candidato.

Como anular o seu voto nas eleições - Passo 4
5

Desta forma...

  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Deputado Estatual, digite 00000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Deputado Federal, digite 0000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Senador, digite 000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Governador, digite 00 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Presidente, digite 00 e confirme na tecla verde;
6

Ao fazer isso, o terminal autenticamente reproduzirá uma mensagem de número inexistente, e pedirá que corrija seu voto. Para avançar com a decisão de votar nulo, ignore esse passo e clique novamente no botão verde. Assim seu voto será interpretado como nulo nas eleições.

Fonte: natalcomoteamo.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como anular o seu voto nas eleições, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Você pode simular seu voto indo ao site do TSE, procurando por Eleições > Eleições 2014 > Simulador de votação e clicando num dos links que surge ao fundo da página, após 'Utilize o simulador'.

Escrever comentário sobre Como anular o seu voto nas eleições

24 comentários
A sua avaliação:
Antonio Carlos Gomes
Em um país de GANGSTER E CANALHAS ,LADRÕES, CORRÚPTOS, essa talvez seja a sua melhor opção....se você não for a ferramenta usada para o voto de cabresto, geralmente aquela que só os inúteis e analfabetos , utilizam PENSANDO QUE VÃO LEVAR ALGUMA VANTAGEM...portanto estude essa opção se você não faz parte dessa ESCÓRIA......mostre ai a sua INSATISFAÇÃO.........quem sabe esse seja o caminho , pra podermos nos livrar dessa FALTA DE VERGONHA..que existe nesses políticos e suas tralhas....NÔJO......pense,pense,pense,pense,pense,pense ,pense pense ,pense,pense,pense,pense,pense,pense,pense,pense.......VOCÊ PRECISA FAZER ALGUMA COISA , não talvez para o seu futuro....mas para o futuro daqueles que você colocou nesse mundo,com RESPONSABILIDADE....
Walter Braga do Carmo
Estamos conscientizando os eleitores para anular o seu voto para Deputado Federal e Senador, como procedemos.
A sua avaliação:
paulo guimaraes de lara
eu quero anular meu voto para mostrar minha insatisfacao com os politicos corruptos pois na hora de votar eu nao tenho garantia se ocandidado em que eu quero votar e honesto pois ficha limpa nao funciona
A sua avaliação:
Riberto BUENO
Ótimo! Nestas eleições 2016, anularei meu voto. Eu hein, dar voto pra gente que quer mesmo é o salário! Bando de oportunistas!
A sua avaliação:
Edson
Gostei , não temos candidatos que mereçam nosso voto ! Obrigado ! Se todos anulassem queria ver o que seria !
Francisco
Politico no Brasil e tudo lixo não tem um que representa o povo já começa pela metodologia da corrupção adota na politica brasileira
A sua avaliação:
Silvana da silva Neves
Gostaria de saber, mesmo anulando meu voto.Voto nulo vai para alguma coligação que está ganhando?
A sua avaliação:
Sergio
Se, além do voto ser obrigatório,mais de 50% de votos nulos não anulam a eleição, fica caracterizado que o povo não tem muito poder de mudar os candidatos. A lei foi feita para beneficiar os políticos e não o povo! Democracia??? Nunca haverá uma reforma eleitoral séria que realmente represente a vontade popular!
Edson
Também acho , ta uma merda mesmo !
A sua avaliação:
Othoniel
Show de bola, me anima muito ver informação sendo compartilhada assim, e ler tudo isso dessa forma traz esperança
Editor umComo.com.br
Oi Othoniel! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
Walter
Voto nulo; infelizmente a melhor opção no momento político atual.
WANDERLEY
excelente explicação. país podre infame. " não se pode escolher uma boa maçã de uma macieira APODRECIDA"
Sara Silva
Olá Wanderley, agradecemos seu comentário e esperamos que continue acompanhando umComo.com.br!

Como anular o seu voto nas eleições
Fonte: fronteirasdamente.blogspot.pt
Fonte: natalcomoteamo.blogspot.pt
1 de 3
Como anular o seu voto nas eleições

Voltar ao topo da página