Como anular o seu voto nas eleições

Como anular o seu voto nas eleições
Imagem: fronteirasdamente.blogspot.pt

Segundo a Constituição Federal de 1988, nem o voto em branco nem o voto nulo são válidos e, por essa razão, não são computados. Desta forma votos em branco e votos nulos servem apenas para fins estatísticos e para expressar atitudes distintas: enquanto que o voto em branco faz transparecer uma posição de "tanto faz, para mim está bom qualquer um dos candidatos", o voto nulo revela insatisfação e é reflexo de uma pessoa inconformada. Se você pretende saber como anular o seu voto nas eleições, continue lendo este artigo umComo.com.br, no qual lhe indicamos a forma mais correta de o fazer!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar há que esclarecer que a política popular que dita "mais de 50% de votos nulos anulam a eleição" não é válida para votações de eleitores, pelo que você não deverá se guiar por essa máxima na hora de anular seu voto.

2

Segundo o Código Eleitoral, artigo 224 da Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965, o Tribunal deverá marcar uma nova data de eleição somente se 50% ou mais dos votos no país forem considerados fraude ou nulos devido a conflitos que os candidatos ao poder tenham tido com a Justiça Eleitoral. Desta forma, ficam de fora os votos dos eleitores.

3

Sabendo isso, o voto nulo deve ser encarado como uma resposta de insatisfação face aos candidatos: você não prefere nenhum deles mas, como encara o voto um dever e um direito, foi até ao local do pleito para usufruir do mesmo.

4

Nesse local, a forma como cada um vota depende inteiramente da sua consciência. Assim sendo, caso a sua escolha seja votar nulo, o que você deverá fazer para anular seu voto nas eleições é, simplesmente, digitar no terminal um número que não corresponde a nenhum candidato.

5

Desta forma...

  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Deputado Estatual, digite 00000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Deputado Federal, digite 0000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Senador, digite 000 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Governador, digite 00 e confirme na tecla verde;
  • Se pretende anular seu voto nas eleições do Presidente, digite 00 e confirme na tecla verde;
6

Ao fazer isso, o terminal autenticamente reproduzirá uma mensagem de número inexistente, e pedirá que corrija seu voto. Para avançar com a decisão de votar nulo, ignore esse passo e clique novamente no botão verde. Assim seu voto será interpretado como nulo nas eleições.

Imagem: natalcomoteamo.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como anular o seu voto nas eleições, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Você pode simular seu voto indo ao site do TSE, procurando por Eleições > Eleições 2014 > Simulador de votação e clicando num dos links que surge ao fundo da página, após 'Utilize o simulador'.