Gerenciar o tempo

A técnica pomodoro: o que é e como aplicá-la

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 janeiro 2022
A técnica pomodoro: o que é e como aplicá-la

Você já parou para pensar no que está gastando seu tempo? O ritmo de vida, a correria e o ininterrupto trabalho, vida familiar e vida social faz com que você se encontre saturado de tarefas e afazeres durante o dia a dia. É por isso que, se você se sente sobrecarregado com essa situação ou acha que não consegue fazer tudo, especialmente no local de trabalho, chegou ao artigo perfeito.

No umCOMO queremos dar-lhe as chaves para aprender a otimizar o seu tempo. A seguir, falaremos sobre a técnica pomodoro, um método que o ajudará a gerenciar seu tempo para que ele seja muito mais eficaz e você produtivo. Você quer saber mais? Anote!

Também lhe pode interessar: O que é ética profissional

Índice

  1. A técnica pomodoro
  2. Benefícios da técnica pomodoro
  3. Aplicando a técnica pomodoro
  4. Relógio pomodoro

A técnica pomodoro

Na década de 1980, Francesco Cirillo propôs um novo método de gestão do tempo de trabalho, a fim de ajudar a aumentar a produtividade através do planejamento e execução de diferentes tarefas. Esse método é conhecido como a técnica pomodoro e recebeu esse nome porque Cirillo usava um pequeno cronômetro de cozinha em forma de tomate (pomodoro significa tomate em italiano).

O objetivo da técnica pomodoro é ajudar a concluir qualquer tarefa ou atividade, seja em um estudo, criação ou processo de trabalho, com sucesso e com a máxima eficiência, sem perder a concentração ou reduzir a produtividade. Como pode ser feito?

Pois bem, foi demonstrado que para melhor completar uma tarefa, é necessário dividi-la em pequenas partes para focar a atenção em cada uma delas, sem se confundir ou distrair, sem tempo para se preocupar com mais nada. Com essa premissa, Cirillo durante sua fase de estudante começou a dividir suas tarefas de estudo em pequenos blocos, dedicando cerca de 25 minutos a cada um deles, contando-os com o cronômetro de cozinha. Desta forma, ele poderia se concentrar completamente em cada um dos blocos durante esse período de tempo, o que lhe permitiu ser muito mais eficaz e produtivo.

Como funciona o método pomodoro

Você está se perguntando em que consiste a técnica pomodoro? Como vimos, a técnica pomodoro consiste em dividir uma tarefa em blocos para dedicar um tempo integral a cada uma dessas questões, sem distrações e focar toda a atenção nela para obter resultados muito mais bem-sucedidos. Siga estes passos para realizar a técnica pomodoro:

  1. Divida a atividade em tarefas.
  2. Uma vez divididas, você deve classificá-las. Ou seja, priorize-as e ordene-as de acordo com sua execução.
  3. Depois que o dia estiver organizado, você pode definir o cronômetro para 25 minutos e executar o método até que o alarme soe. A ideia é manter o foco e trabalhar intensamente nesse período de tempo, evitando qualquer tipo de distração.
  4. Quando o alarme soar, você deve anotar ou marcar a tarefa concluída e descansar por 5 minutos, você também pode definir o cronômetro com a contagem regressiva.
  5. Durante o pequeno intervalo, você pode fazer o que quiser, exceto trabalhar na próxima tarefa.
  6. Terminado o intervalo, você deve redefinir o contador para 0 e agendar seus próximos 25 minutos de trabalho, onde você deve realizar a próxima tarefa.
  7. Ao completar quatro tarefas ou "pomodoros", você pode fazer uma pausa maior, de cerca de 15 minutos. Em seguida, você deverá iniciar um novo bloco de quatro tarefas.

É assim que você pode utilizar a técnica pomodoro para estudos.

A técnica pomodoro: o que é e como aplicá-la - A técnica pomodoro

Benefícios da técnica pomodoro

Como apontamos anteriormente, a técnica pomodoro é usada para aumentar a produtividade no trabalho e conseguir atingir metas e tarefas diárias com mais sucesso e melhores resultados. Demonstrou-se que é um método eficiente e eficaz que traz diversos benefícios para quem o coloca em prática. No umCOMO te explicamos exatamente os benefícios da técnica pomodoro.

Controle do tempo

A primeira coisa que você pode conseguir com a técnica pomodoro é controlar seu próprio tempo e gerenciá-lo de maneira otimizada, pois o método consiste em organizar, completar a tarefa, fazer uma pausa e começar de novo. A ideia é manter a concentração enquanto estiver realizando a atividade, evitando distrações. Em caso de interrupção, você deve sempre utilizar a técnica da informação, ou seja, informar que está ocupado, negociar e agendar um horário disponível para finalmente realizar essa gestão. Caso a distração venha de dentro (uma mensagem do WhatsApp, um e-mail ou uma notificação de uma rede social), você deve anotá-la no papel para gerenciá-la durante o intervalo.

Aumento da sua responsabilidade

Através da técnica pomodoro você pode aumentar sua responsabilidade e estabelecer metas específicas para si mesmo. A ideia é que, no fim do dia, você tenha conseguido concluir com eficiência todas as tarefas agendadas. Isso ajudará você a ter tudo sob controle e a ser muito mais produtivo.

Melhora do planejamento

O principal objetivo da técnica pomodoro é ajudá-lo não apenas a alcançar suas metas, mas também a acompanhá-las. Portanto, a principal ferramenta desta técnica é o planejamento, estrutura, organização e hierarquia. Transferido para o local de trabalho, isso permitirá que você conclua seus projetos de maneira ideal e organizada.

Reduz a fadiga

Quando você tem que fazer muitas coisas, é normal que acabe saturado, cansado ou fatigado. Através do sistema de blocos de trabalho ou estudo intercalados com pausas curtas e longas, a técnica pomodoro ajuda a reduzir a fadiga e as dores nas costas, diminuindo a exaustão do dia e permitindo que você seja mais ativo, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Mantém a motivação

Por fim, a técnica pomodoro serve para manter a motivação durante o dia, seja no trabalho ou no estudo, pois é emocionante trabalhar contra o relógio para terminar a tarefa no tempo estipulado. Essa emoção e adrenalina o incentivam a trabalhar muito mais rápido em curtos períodos de tempo e sabendo que logo terá um momento para descansar. Resultado? Você aumentará sua capacidade de trabalho em menos tempo. Para te ajudar ainda mais, no umCOMO, oferecemos um artigo com frases de motivação para estudar.

Aplicando a técnica pomodoro

A técnica pomodoro pode ser aplicada em diversas áreas, mas sobretudo é utilizada basicamente de duas formas: como técnica de estudo e como método para aumentar a produtividade.

Método de estudo pomodoro

O método pomodoro nasceu como uma das técnicas de estudo, porque a sua aplicação e eficácia nesta área é inquestionável, pois representa a forma ideal de manter a concentração enquanto estuda. A base do seu sucesso está na capacidade de lidar com um conteúdo extenso e pesado, dividindo-o em blocos menores que são manejáveis ​​para o aluno. Além disso, é uma forma de estruturar o conteúdo em pequenos espaços de tempo, mas de grande intensidade, nos quais você consegue se concentrar 100%.

Assim, esta técnica de estudo não só ajuda a obter melhores resultados, mas também reduz o cansaço mental, pois ao introduzir pequenas pausas evita a saturação e torna o estudo mais leve e suportável. Além disso, a técnica pomodoro ajuda a estimular a motivação, pois é uma forma de marcar ou riscar tarefas da lista inicial. A técnica pomodoro é perfeita para ser aplicada, principalmente em estudos onde os assuntos são densos, com muitos tópicos e informações, e nos quais são necessárias muitas horas de dedicação, como filosofia, história ou direito, entre muitos outros. Além disso, é uma técnica perfeita para se preparar para concurso.

Aumento de produtividade

A técnica pomodoro é muito eficaz para a realização das atividades do dia a dia do trabalho, pois permite completar um maior número de tarefas em menos tempo e de forma mais organizada. Aderir a esse método de estudo pode ter resultados diretos na produtividade, pois ela aumentará, mas também o deixará ciente de quanto tempo você precisa para concluir cada tarefa.

Para obter uma melhora na produtividade, é importante respeitar o pomodoro e cumpri-lo fielmente para evitar cair em distrações que possam influenciar nossa concentração. Se você se lembrar de alguma tarefa pendente durante o pomodoro, pode anotá-la para não esquecer e gerenciá-la em outro horário, sem perder a concentração na tarefa atual. Para que a técnica pomodoro seja ainda mais eficaz no trabalho, principalmente em processos de criação ou tarefas mecânicas, recomenda-se silenciar o telefone, a fim de gerenciar as ligações durante o intervalo.

O método pomodoro é eficaz em trabalhos de escritório, para realizar um projeto, para um processo criativo ou até mesmo para organizar tarefas domésticas ou qualquer outra atividade que possa ser dividida em pequenas tarefas. Além disso, atualmente você pode encontrar diferentes aplicativos que o ajudarão a controlar cada pomodoro.

E, se quiser mais dicas de como estudar sem se cansar, não perca este artigo do umCOMO.

Relógio pomodoro

Agora que você sabe o que é a técnica pomodoro e como aplicá-la como método de estudo ou para aumentar a sua produtividade, você pode estar se perguntando onde encontrar um relógio pomodoro para colocar a técnica em ação.

Existem opções de relógio pomodoro on-line como é o caso do PromoFocus. Nele você pode controlar o tempo de cada pomodoro, além de escolher o tamanho da pausa, que pode ser de 5 ou 15 minutos. Lembrando que os de 5 são utilizados entre cada tarefa e os de 15 depois da realização de 4 tarefas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A técnica pomodoro: o que é e como aplicá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
A técnica pomodoro: o que é e como aplicá-la