Lembrar do que aprendeu

O que é um mapa mental e como fazer

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 17 maio 2023
O que é um mapa mental e como fazer

O mapa mental é uma ferramenta super eficaz de estudo que ajuda a visualizar ideias e conceitos e intensifica a absorção de conhecimento. Para muitas pessoas que precisam de um estímulo visual para aprender, esse tipo de método pode ser muito interessante na hora de estudar para provas, vestibulares ou mesmo para quem precisa fazer um brainstorm e organizar as ideias no papel.

Também conhecido como "mind map" o mapa mental pode ser usado por crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. O motivo pelo qual essa técnica é tão eficaz é que com ela é mais fácil para o nosso cérebro fazer associações de tópicos, criando conexões que favorecem a memória e a aprendizagem no curto e no longo prazo. Gostou da ideia? No artigo do umCOMO de hoje, vamos te mostrar o que é um mapa mental e como fazer um. Descubra tudo abaixo!

Também lhe pode interessar: Como fazer mapas mentais

Índice

  1. O que é um mapa mental
  2. Para que serve um mapa mental?
  3. Como fazer um mapa mental?

O que é um mapa mental

Em poucas palavras, um mapa mental nada mais é do que uma espécie de desenho, em que um tópico principal é escrito no meio da página. A partir dele, são traçadas linhas que levam a outras palavras, ideias, conceitos, frases e exemplos. Nesse sentido, todas as conexões do mapa mental formam um diagrama de associação entre ideias que facilita a absorção de conteúdo.

Ao criar um mapa mental, você é livre para desenhar e fazer as conexões de ideias da forma como mais fazem sentido para você. É possível usar cores e tamanhos de fontes diferentes, por exemplo, para criar uma hierarquia de informações e te ajudar a entender como um assunto está conectado a outro.

O mapa mental foi popularizado pelo psicólogo britânico Tony Buzan, que acreditava que a maneira como consumimos informação (da esquerda para a direita e de cima para baixo) vai contra a forma natural através da qual o cérebro funciona. O mapa mental nos ajuda a seguir a tendência natural do cérebro, processando os conteúdos de forma não-linear e criando associação entre ideias, o que pode otimizar - e muito! - o aprendizado. Ele ainda é uma ótima ferramenta para estimular a criatividade, encontrar soluções fora do comum e visualizar as informações de maneira global.

Para que serve um mapa mental?

Você pode estar se perguntando "para que serve um mapa mental?" A verdade é que essa ferramenta pode ser usada em diversas ocasiões ao longo da vida, e não apenas no contexto acadêmico. A seguir, vamos te mostrar algumas situações nas quais você pode criar um mapa mental:

  • Fazer anotações de uma aula ou palestra, escrevendo os pontos mais importantes e as conexões com outras ideias
  • Fazer o brainstorm de ideias para um novo negócio ou projeto pessoal
  • Revisar conteúdos que você precisa estudar para uma prova ou vestibular
  • Servir como guia para um seminário, apresentação em grupo ou reunião de trabalho
  • Tomar decisões pessoais olhando para o cenário completo de uma situação
  • Encontrar soluções criativas para problemas do dia a dia
  • Escrever artigos a partir de tópicos que se relacionam

Você também pode se interessar por: Como organizar o tempo de estudo

O que é um mapa mental e como fazer - Para que serve um mapa mental?

Como fazer um mapa mental?

Ok, você já sabe o que é um mapa mental e para que ele serve. Mas afinal, como criar um mapa mental do zero? É muito fácil! Para isso, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Folha A4
  • Canetas
  • Lápis de cor, giz de cera ou canetas de colorir

Como fazer um mapa mental: passo a passo

  1. Escolha o tema do seu mapa mental e coloque a palavra que o representa no centro do papel. Use a folha A4 deitada para ter mais espaço para escrever e desenhar.
  2. A partir do tema central, trace linhas ou setas para os subtópicos do seu tema principal.
  3. Lembre-se de usar palavras-chave que te ajudem a lembrar de cada tópico para evitar encher demais o papel com frases longas.
  4. A partir dos subtópicos, você pode criar mais algumas ramificações para outras ideias que estão associadas a eles.
  5. Para manter o seu diagrama organizado, use cores diferentes para cada tipo de ideia. Por exemplo: escreva o tema central em caneta colorida vermelha, os subtópicos em amarelo e as ramificações dos subtópicos de verde.
  6. Se o tema do seu mapa for bastante visual, você também pode acrescentar desenhos para te ajudar a absorver melhor o conteúdo.
  7. Repita o processo até que todas as ideias que você quer relacionar estejam no papel.
  8. Pronto! Ao final do exercício seu tema central estará rodeado de várias ramificações, formando um diagrama completo que te ajudará a entender todo o conteúdo de forma holística.

Exemplo de mapa mental

Imagine que você precisa estudar para a prova de História do colégio. Entre os conteúdos que vão cair na avaliação, estão História do Brasil Colônia, Revolução Francesa e Imperialismo. Você decide então fazer um mapa mental sobre o primeiro assunto para te ajudar a estudar e reter o conhecimento. O seu mapa mental vai se parecer mais ou menos com o seguinte:

  • Tema central: Brasil Colônia
  • Subtópicos: descobrimento do Brasil, exploração da cana-de-açúcar, capitanias hereditárias, governo-geral e invasão holandesa
  • Ramificações: mão de obra dos indígenas escravizados (relacionado ao subtópico exploração da cana-de-açúcar), 15 faixas de terra divididas no litoral brasileiro (ramificação do subtópico capitanias hereditárias), nomes dos governadores-gerais como Tomé de Souza e Mem de Sá (conectado com o subtópico governo-geral) e assim por diante.

Lembre-se que você é livre para conectar as ideias como achar melhor, de forma que faça sentido para o seu entendimento e aprendizado. Acima de tudo, o mapa mental deve te ajudar a estimular a sua criatividade e associar os conceitos para que eles sejam mais fáceis de se lembrar no curto e no longo prazo.

Você também pode aproveitar a tecnologia e criar um mapa mental online, que possa ser consultado de forma rápida em seu tablet ou celular. Para isso, existem vários aplicativos e sites que podem te ajudar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um mapa mental e como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia
  • THE UNIVERSITY OF ADELAIDE. Mind Maping. Disponível em: <https://www.adelaide.edu.au/writingcentre/sites/default/files/docs/learningguide-mindmapping.pdf> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
  • MIRO. What is a mind map & how do you make one? Disponível em: <https://miro.com/guides/mind-mapping/> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
  • MIND MAPPING. What is a mind map? Disponível em: <https://www.mindmapping.com/mind-map> Acesso em: 11 de fevereiro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é um mapa mental e como fazer