Tipos de cumprimentos pelo mundo


Tipos de cumprimentos pelo mundo

Desde os tempos mais longínquos, o cumprimento foi um símbolo de respeito, amizade e cordialidade que o homem praticou com diferenças fundamentais que variam segundo a época e os povos, já que cada um deles adotou uma maneira de cumprimentar, dando assim surgimento a uma série de costumes, muitos deles curiosos e insólitos, que ainda hoje são praticados em diferentes lugares da Terra, apesar de suas culturas serem diferentes.

  • O cumprimento mais antigo


    Os gregos e os romanos davam apertos de mãos e costumavam beijar-se nas bochechas. No antigo Japão, uma pessoa que não cumprimentava outra de hierarquia mais alta podia ser condenada com a pena de morte.

  • O cumprimento na China


    O cumprimento na China

    Os chineses cumprimentavam-se apertando as próprias mãos. Este costume, aparentemente sem sentido, tem explicação, já que naqueles tempos as febres e as epidemias costumavam assolar essas regiões, e eles tratavam, assim, de evitar todo possível contágio.

  • O cumprimento na Oceania


    Certos indígenas da Oceania cumprimentavam-se batendo seus narizes. Os nativos da costa de Ouro, por outro lado, costumavam deixar cair a toga que os cobria, deixando descobertas as costas para demonstrar confiança à pessoa que consideravam incapaz de uma traição.

  • O cumprimento na África


    O costume dos nativos de Nova Guiné é dos mais insólitos, já que quando uma pessoa querida vai embora eles se despedem chorando e enlameando-se totalmente.

  • O cumprimento no Tibete


    No Tibete, algumas tribos cumprimentavam-se mostrando a língua em sinal de que jamais pronunciariam palavras ofensivas contra o amigo.

  • O cumprimento Medieval


    Um dos cumprimentos mais universalizados é, sem dúvida alguma, o de tirar o chapéu. Já que o chapéu é, há muito tempo, mais do que um simples complemento do vestuário: é todo um símbolo de hierarquia de quem o usa, conhecendo-se assim, por sua mera presença, o grau de nobreza ou importância de seu orgulhoso dono.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a tipos de cumprimentos pelo mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação de Ciências Sociais.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre tipos de cumprimentos pelo mundo: