Como utilizar a escala de Likert em análise estatística


Como utilizar a escala de Likert em análise estatística

A escala de Likert é utilizada comumente em pesquisas e sondagem. Muitas vezes utiliza-se para medir atitudes dos inquiridos perguntando-lhes em medida estão de acordo ou desacordo com uma pergunta em particular ou uma declaração. Uma escala típica poderá ser "Totalmente de acordo, de acordo, não estou seguro/indeciso, discordo, totalmente em desacordo". Os dados de uma amostra utilizados na escala de Likert podem parecer fáceis de analisar, mas existem questões importantes a ter em conta por um analista de dados.

Instruções
  1. Obter os dados de uma lista de análise mediante a codificação das respostas. Por exemplo, digamos que tem uma pesquisa em que pergunta aos inquiridos se estão de acordo ou desacordo com um conjunto de posições na plataforma de um partido político. Cada posição é uma pergunta da pesquisa, e a escala utiliza as seguintes respostas: Totalmente de acordo, concordo, neutro, discordo, totalmente em desacordo. Neste exemplo, vamos codificar as respostas da seguinte forma: totalmente em desacordo = 1, discordo = 2, neutro = 3, concordo = 4, totalmente de acordo = 5.

  2. Lembre-se que deve diferenciar entre os dados ordinais e de intervalo, porque os dois tipos requerem diferentes abordagens analíticas. Se os dados são ordinais, podemos decidir que uma pontuação é mais alta que outra. Não podemos dizer quanto mais alta é, como com os dados de intervalo, que nos dirão a distancia entre dois pontos. Aqui reside o problema da escala de Likert: muitos investigadores tratam-na como uma escala de intervalos. Isto supõe que as diferenças entre cada resposta são iguais em distância. A verdade é que a escala de Likert não nos diz isso. No nosso exemplo, apenas nos diz que as pessoas com maior número de respostas estão mais de acordo com as posições do partido do que aqueles com menor número de respostas.

  3. Comece a analisar os dados da escala de Likert com estatística descritiva. Embora possa ser tentador, resista ao impulso de pegar nas respostas numéricas e calcular uma média. Juntar uma resposta "totalmente de acordo" (5) a duas respostas "Discordo" (2) dar-lhe-ia uma média de 4, mas qual é o significado desse número? Felizmente, existem outras medidas de tendência central que pode utilizar, além dá média. Com os dados da escala de Likert, a melhor medida a utilizar é a moda ou a resposta mais frequente. Isto faz com que os resultados da pesquisa sejam muito mais fáceis de interpretar para o analista. Também pode visualizar a distribuição das respostas (percentagens que estão de acordo, em desacordo, etc.) num gráfico, como por exemplo um gráfico de barras, com uma barra para cada categoria de resposta.

  4. Proceda ao lado das técnicas de inferência que testam os cenários comtemplados pelos investigadores. Existem muitos métodos disponíveis, o melhor depende da natureza do seu estudo e as questões às quais pretende obter resposta. Um método popular é analisar as respostas usando técnicas de análise de variância, como o teste de Mann Whitney ou o teste de Kruskal Wallis. Suponhamos que no nosso exemplo queríamos analisar as respostas às perguntas sobre as posições de política exterior com a etnia como variável independente. Suponhamos que os nossos dados incluem respostas de anglo-saxônicos, afro-americanos e dos hispânicos, poderíamos analisar as respostas entre os três grupos de inquiridos com o teste de Kruskal Wallis de variância.

  5. Simplifique os seus dados da amostra mediante a combinação das quatro categorias de respostas (por exemplo, concordo totalmente, concordo, discordo, discordo totalmente) em duas categorias nominais, como concordo/discordo, aceito/rejeito, etc. Isto oferece outras possibilidades de análise. O teste do Qui-Quadrado é uma abordagem para a análise dos dados desta forma.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como utilizar a escala de Likert em análise estatística, recomendamos que entre na nossa categoria de Administração e Gestão de Empresas.
Conselhos
  • Lembre-se que existem muitas abordagens para a análise. Considere as suas perguntas de investigação para determinar o melhor método de análise para o seu estudo.
  • As escalas Likert variam no número de pontos da escala. A escala de cinco pontos que se utiliza neste exemplo é a mais comum, mas algumas escalas Likert tem escalas de quatro respostas, onde se elimina o ponto "não sei" (categoria de indecisos). Algumas escalas podem inclusivamente ter 7 pontos de resposta.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como utilizar a escala de likert em análise estatística:


5 comentários


14-10-2014 disse:
Se a moda apresenta maior fidedignidade com a análise dos resultados, porque grande parte dos sites de pesquisa (SurveyMonkey por exemplo) só utilizam a média ponderada? Não estou duvidando da informação aqui, é mais uma dúvida mesmo. Fiz uma pesquisa onde a média e a moda são diferentes em diversas categorias, e estou bem confuso em relação a analisar os dados. alguém tem uma luz?
04-10-2013 disse:
Essas escalas são consideradas perguntas fechadas?
08-07-2013 disse:
Pessoal, quem assina esse artigo? não consta o autor, gostaria de tê-lo como referência em TCC
25-11-2012 disse:
Olá Édio, Este artigo pertence ao nosso site: umComo.com.br pode referenciá-lo como tal. Muito obrigado pelo seu comentário.
24-11-2012 disse:
Quem é o autor deste artigo? Gostaria de referenciá-lo no meu trabalho de conclusão de curso.
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom