Outras práticas religiosas e crenças

Como surgiu o candomblé

Como surgiu o candomblé
Imagem: cpcy.pt

Candomblé é uma religião com origem em África que chegou ao Brasil através dos escravos e tem mais de três milhões de seguidores. Os seguidores deste culto adoram os orixás - divindades africanas que representam elementos da Natureza. Em alguns locais do Brasil esta prática é conhecida como macumba (Rio de Janeiro) e Xangô (Recife). No entanto, a expressão "macumba" não é adotada pelos fiéis, pois é geralmente empregada com conotação negativa. As energias são uma parte importante do Candomblé e os adeptos fazem pedidos de revitalização enérgica durante as homenagens. Para conhecer melhor esta corrente religiosa, continue lendo este artigo umComo e descubra como surgiu o Candomblé.

Também lhe pode interessar: Como surgiu a Umbanda

Índice

  1. Como começou
  2. Conceitos
  3. Sacerdócio
  4. Templos
  5. Quer saber mais?

Como começou

As manifestações religiosas com origem africana começaram a chegar ao Brasil nos tempos coloniais. Os negros realizavam práticas de Candomblé em senzalas espalhadas pelas grandes fazendas do território através de danças, magias, instrumentos percussivos, cantos, curas e adivinhações. Alguns historiadores indicam que o desenvolvimento dos terreiros de Candomblé começou a partir do século XVIII. O crescimento dos centros urbanos contribuiu para que os negros se reunissem, organizando experiências religiosas de forma regular. Foi nesse contexto que esta prática começou a se consolidar como uma religião identificável. No século XIX já era possível nomear locais (sobrados antigos e casarões coletivos) onde negros livres se encontravam para prestar culto. Mesmo com a repressão imposta pelas autoridades, o Candomblé começou a se desenvolver. A abolição da escravatura fez com que as crenças afro-brasileiras evoluíssem muito. Nesse momento inédito, os primeiros terreiros de Candomblé começaram a ser criados. Isto deu forma aos rituais e crenças que definem este movimento. Além de oferecerem fé e espiritualidade, os terreiros funcionaram como meio de socialização e lugar de lazer e solidariedade.

Conceitos

O Candomblé é uma religião monoteísta. No Brasil, a maioria dos participantes acreditam que o deus único é o mesmo deus da igreja católica. Os orixás recebem homenagens de forma regular, com direito a oferendas de cânticos, animais, vegetais, roupas especiais e outros objetos. Na maioria dos terreiros das grandes cidades, cultuam-se doze orixás (apesar das centenas existentes) e a lista de divindades varia consoante as nações e terreiros. Os adeptos desta corrente acreditam que há vida depois da morte e que os babalorixás (ou pais-de-santo) podem se materializar. Os crentes também defendem que algumas crianças nascem com a predestinação de morrer cedo (os chamados abikus, ou nascidos para morrer).Candomblé inclui muitos elementos cristãos (como imagens e crucifixos) poque os escravos negros tinham de esconder os vestígios da sua adoração, camuflando-a com um imagens de santos católicos.

Como surgiu o candomblé - Conceitos
Imagem: raizesespirituais.com.br

Sacerdócio

Na corrente afro-brasileira do Candomblé o sacerdócio se divide em:

  • Axogun - umas das posições mais importantes;
  • Babalawo - sacerdote do Culto de Ifá;
  • Bokonon - sacerdote do Vodun Fa;
  • Babalorixá ou Iyalorixá - sacerdotes de orixás;
  • Doté ou Doné - sacerdotes de Voduns;
  • Tajeto e Mameto - sacerdotes de Inkices;
  • Ojé - sacerdote do Culto aos Egungun;
  • Babalosaim - sacerdote de Ossaim.
Como surgiu o candomblé - Sacerdócio
Imagem: agendor.com.br

Templos

Os templos de Candomblé são chamados de terreiros, casas ou roças. Podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal e até mista. São casas pequenas e independentes, são geridas pelo babalorixá ou iyalorixá a quem pertencem. Os terreiros de Candomblé são protegidos por lei contra qualquer alteração no seu formato material ou imaterial.

Como surgiu o candomblé - Templos
Imagem: pco.org.br

Quer saber mais?

Se acha a religião afro-brasileira interessante e gostava de aprender mais, dê uma olhada nesses artigos sobre como surgiu a Umbanda e o que é a Pomba gira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o candomblé, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
catia de souza
Oi bom dia eu sou espirita minha pergunta e porque eu nao consigo fazer o santo trabalho com os orixas da umbanda a mais de trinta anos minha vida e uma luta eu tenho que prova vinte quatro horas por dia se eu trbalho com eles .Os poucos que me consulsutam me deu eu uma prova que eu tenho mesmo mais e duro ver inveja e ciumes dos seus irmaos de santo ate mesmos dosbabalorixas quero fazer meu santo por causa da minha saude eu sei que eu preciso a muito tempo vale apena agora quando jogo buzios da que sou filhade xango
Babá Jagunlat
Dentro dos culto aos orixás tudo pode acontecer ...mas para nos do orixás não podemos intervir pelo próximo o sacrifício tem que vir de ti tem que estar pronto para tal ato religioso.
Deixa eles te levarem ao local certo sem presa pois pode acabar em mãos erradas.
Imagem: cpcy.pt
Imagem: raizesespirituais.com.br
Imagem: agendor.com.br
Imagem: pco.org.br
1 de 4
Como surgiu o candomblé