menu
Partilhar

Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples

 
Por Redação umCOMO. 8 setembro 2021
Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples

A preocupação com o meio ambiente aumenta com o passar dos anos. O deterioro da camada de ozônio, o aumento do nível do mar ou a emissão exagerada de dióxido de carbono são alguns dos principais problemas que devemos abordar a nível mundial. O primeiro passo pode ser dado desde sua própria casa, então não há nenhuma desculpa para não cuidar do meio ambiente.

Se queremos conservar a natureza, a soma do esforço de cada pessoa pode ser de grande ajuda. Tomar consciência sobre a importância ecológica de nossas ações é muito importante. Se você tem dúvidas, pode começar com pequenas mudanças no seu dia a dia para dar sua colaboração. Para isso, neste artigo do umCOMO falamos sobre sustentabilidade em casa e damos 11 dicas para que você possa dar a sua contribuição para o meio ambiente.

Apague as luzes

Para saber como cuidar do meio ambiente em casa, devemos ter em conta que a energia elétrica tem um custo muito elevado, tanto para nós, como para a natureza. Em certas ocasiões, acendemos as luzes de vários cômodos, enquanto estamos em só um deles.

Por isso, uma das ações de sustentabilidade em casa que você pode levar em consideração é apagar as luzes dos cômodos não ocupados. E, claro, quando você sair de casa, assegure-se de apagar todas. Além do mais, se você tem filhos/as, ensine-os desde cedo a apagar as luzes quando saiam de cada cômodo. Não só seu bolso irá agradecer, como o meio ambiente também.

Feche a torneira

Outra das principais ações para cuidar da natureza é economizar a máxima quantidade de água possível. Evite deixar abertas as torneiras da cozinha, do banheiro e do jardim, enquanto você não está utilizando a água. O desperdício de litros de água pode ser descomunal e isso não afeta só a conta de água, mas, também, supõe um grande impacto no meio ambiente.

Se você quer saber mais, neste outro artigo você vai aprender como economizar a água da descarga.

Recicle

Para reciclar em casa, separar o lixo em diferentes cestos é primordial. As crianças aprendem a sustentabilidade em casa com medidas como esta, já que ensinar ideias básicas da importância da reciclagem assegura uma consciência ecológica nas novas gerações.

Separando os resíduos, jogando o lixo em distintos cestos e ensinando aos menores da casa porque é importante fazer dessa maneira, você estará contribuindo de forma ativa para cuidar do meio ambiente. Se você quer saber como envolver as crianças neste processo, no nosso outro artigo te contamos como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente.

Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples - Recicle

Consuma verduras e frutas ecológicas

As verduras e as frutas ecológicas são um dos caminhos quando o assunto é a sustentabilidade em casa. Para produzir estes produtos não se utilizam contaminantes nem fertilizantes, por isso esses alimentos geram menos impacto ecológico. Se, além do mais, você opta por comprar as que se produzem mais perto da sua casa, estará evitando a contaminação devido ao transporte.

Provavelmente você identificará que estas frutas e verduras têm um custo mais elevado, mas para a saúde e para o meio ambiente são o caminho adequado.

Utilize produtos reutilizáveis

Outra das principais formas de exercer a sustentabilidade em casa é reutilizar materiais e produtos. Aqui podemos incluir gestos simples como deixar de usar guardanapos de papel e substitui-los pelos de tecido. Os guardanapos de tecido podem ser lavados e reutilizados, enquanto os de papel são de um só uso.

Este tipo de ação para cuidar do meio ambiente em casa é muito fácil de colocar em prática no seu dia a dia, contribuindo, assim, para proteger a natureza.

Use lâmpadas de baixo consumo

Apagar as luzes dos cômodos não ocupados é uma das ações de sustentabilidade em casa, mas, se você quiser ir além e descobrir como melhorar o planeta, o tipo de lâmpada que você usa também é muito importante.

Existem lâmpadas que consomem menos energia e proporcionam uma iluminação idêntica com uma maior durabilidade: as de LED. Aposte nelas em todos os cômodos da casa.

Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples - Use lâmpadas de baixo consumo

Plante árvores

Outras das ações coletivas para cuidar do meio ambiente é a plantação de árvores, uma atividade que facilitará a participação de toda a família e do seu entorno mais próximo no desafio de proteger a natureza.

As árvores são essenciais em nossa vida porque liberam oxigênio, retêm a umidade do solo e evitam a erosão, por isso são fundamentais para a natureza. Sendo assim, sempre é um bom momento para plantar uma. Se você tem um jardim ou uma cobertura, não perca a oportunidade de ter árvores e outros tipos de plantas.

Potencialize a luz natural

Ainda que te pareça impossível, você pode promover a sustentabilidade em casa modificando suas rotinas diárias. Aproveite ao máximo as horas de sol, abrindo as janelas e subindo as persianas. Desta maneira, você conseguirá que a luz natural entre nos cômodos e reduzirá a luz elétrica consumida.

Além do mais, se você concentra as atividades das quais necessita mais luz para as horas de sol, será mais fácil manter o maior número de luzes apagadas à noite.

Use o transporte público

As grandes cidades acumulam a maior porcentagem de contaminação por conta do uso de veículos particulares para ir ao trabalho, fazer compras ou qualquer outro destino. Mudando este hábito e deslocando-se com o transporte público, ajudará a proteger a natureza.

Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples - Use o transporte público

Aumente a temperatura do ar condicionado

Regular a temperatura do ar condicionado e ou aquecedor, se for o caso, com um termostato é imprescindível para economizar energia e, portanto, é uma das atitudes de sustentabilidade em casa. Suba 2 ou 3ºC a temperatura do ar condicionado. Com 23-25ºC é suficiente para estar fresco em casa.

Da mesma maneira, você pode contribuir para reduzir o consumo de energia com o uso da calefação. Neste caso, baixe a temperatura do termostato até uma temperatura agradável e coloque um pouco mais roupa.

Utilize bolsas ecológicas

Em alguns lugares os supermercados já cobram pelas sacolas de plástico para fomentar o uso de sacolas reutilizáveis. Então, para economizar dinheiro e, sobretudo, para cuidar do meio ambiente, leve suas próprias bolsas ecológicas ao mercado. Se são de um material resistente você poderá reutilizá-las muitas vezes antes que se estraguem.

As atitudes de sustentabilidade em casa podem se estender para o seu ambiente de trabalho ou para a escola, por isso te contamos como economizar água na escola no nosso outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples
1 de 4
Sustentabilidade em casa: atitudes fáceis e simples

Voltar ao topo da página