Ensinar as crianças a serem ecológicas

Como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente

A consciência ambiental não é apenas coisa dos adultos, pelo contrário, a cada dia é mais importante desenvolver o respeito das crianças pela natureza mediante pequenos atos que possam se tornar hábitos com os quais crescerão, deste modo garantimos que as futuras gerações sejam bem mais amáveis com o planeta do que nós temos sido. Em umComo.com.br damos algumas pistas para que saiba como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente no dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como ensinar as horas para as crianças

Passos a seguir:

1

Os pequenos não só aprendem com palavras e repetições de ordens, mas também com atos, por isso é importante ensiná-los a fazer parte ativa do cuidado do meio ambiente mediante a prática.

2

Comece sendo você o exemplo, quando esteja dando banho nele, feche a torneira cada vez que não utilizar a água e explique para a criança o porquê e qual a importância de cuidar deste recurso. Faça o mesmo quando escovar os dentes ou lavar as mãos, trabalhar em equipe fará com que o pequeno repita o ato bastante mais do que se você der uma ordem acompanhada de uma bronca.

3

Com a luz você pode fazer o mesmo, se ainda não tem lâmpadas de baixo consumo é momento de mudá-las e fazer a tarefa com os seus filhos. Explique-lhes a importância de não deixar as luzes e aparelhos elétricos ligados se não estamos usando, é necessário que eles entendam que não se trata só de uma questão de economia monetária, mas também de valorizar os recursos .

4

Há cidades nas quais o uso da bicicleta ou ir a pé é habitual, mas é sempre bom que as crianças entendam que está em nossa possibilidade reduzir as emissões de dióxido de carbono mediante uma vida mais ecológica: menos carro e mais meios de transportes públicos ou mais simples como a bicicleta e as nossas pernas.

5

Recicle em casa e deixe que as crianças participem ativamente separando o lixo e levando-os aos seus respectivos contêineres. Se esta é a norma em casa para eles será simplesmente o normal e repetirão sempre a ação.

6

Em casa reutilize ao máximo o que seja possível, incluindo o papel; ensine os seus filhos a imprimir menos e pelos dois lados do papel quando não seja um trabalho formal para a escola.

7

Quando saírem para brincar, ensine-o a respeitar o ambiente e a natureza através de hábitos simples: não jogar lixo na rua, não maltratar os animais, não maltratar as plantas ou árvores, tratar com amabilidade o que está à sua volta. Ensine-o também a valorizar a paisagem e o que a natureza criou: leve-o a acampar e permita-lhe que se conecte com o meio ambiente.

8

Os objetos recicláveis podem fazer parte ativa da decoração da sua casa, não há melhor forma de ensinar a uma criança que algo que se pode eliminar também pode ser usado de outro modo e ter maior vida útil. Em nosso artigo como decorar a casa de um modo original ensinamos a fazê-lo.

9

E para a diversão também há espaço para fazer brinquedos com materiais reciclados junto aos pequenos. Veja o nosso artigo de como fazer trabalhos manuais com material reciclado e passe um bom momento junto com suas crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ensinar as crianças a cuidar do meio ambiente