Partilhar

Quantos países existem na América

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos países existem na América

Conhecido como o novo continente, a América conta com uma superfície de 42.900.000 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior continente do mundo depois da Ásia. Apesar de muitas vezes ser dividido em América do Norte, Central e América do Sul, é importante lembrar que se trata de um só continente, por isso o correto é se referir a ele simplesmente como América ou continente americano.

Outro erro frequente ao falar deste território é pensar que a América são apenas os Estados Unidos, quando na realidade este é um país localizado na América do Norte, portanto a forma correta de se referir a ele é pelo seu nome. Além destas curiosidades, sabe quantos países existem na América? Se não souber exatamente, continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar com detalhe.

Também lhe pode interessar: Quantos países existem no mundo

Quantidade de países existentes na América?

Se estiver se perguntando quantos países existem na América, a resposta é muito simples: 35 nações fazem parte deste continente. Estes países são, por ordem alfabética:

Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e as Granadinas, Santa Luzia, Suriname, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Se estiver familiarizado com a geografia americana terá percebido que nesta lista faltam algumas ilhas; por que não aparecem entre os países da América? A resposta é simples, porque não são consideradas nações independentes mas dependências, ou seja, territórios autônomos que no entanto não possuem todos os privilégios da independência pois contam com um estado que os governa.

Neste continente existem 25 dependências ou territórios não autogovernados.

Quantos países existem na América - Quantidade de países existentes na América?

Quais são as 25 dependências americanas?

Apesar de não entrarem na lista de países da América, as 25 dependências também fazem parte deste continente e devem ser consideradas à parte. São elas, por ordem alfabética:

Anguilla, Aruba, Bermudas, Países Baixos Caribenhos, Ilha de Clipperton, Curaçao, Groenlândia, Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Cayman, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Malvinas, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens dos Estados Unidos, Martinica, Montserrat, Ilha de Navassa, Porto Rico, Ilha de Saba, São Bartolomeu, Coletividade de São Bartolomeu, São Martim, São Pedro e Miquelão, São Eustáquio.

Qual é o maior e o mais pequeno país da América?

Em um território tão vasto como o continente americano, existe uma grande diferença em superfície entre as 35 nações que o compõem, por isso encontramos países com um grande território e outros com um tamanho bem modesto.

O país maior da América é o Canadá, com uma superfície de 9.984.670 quilômetros quadrados. Sua capital é Ottawa e, no ranking mundial, aparece como o segundo maior país do mundo, depois da Rússia.

Por sua vez a nação mais pequena da América é São Cristóvão e Nevis com apenas 261 quilômetros quadrados. Sua capital é Basseterre e aparece como o oitavo menor país do mundo.

Quantos países existem na América - Qual é o maior e o mais pequeno país da América?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos países existem na América, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quantos países existem na América

O que lhe pareceu o artigo?

Quantos países existem na América
1 de 3
Quantos países existem na América

Voltar ao topo da página