Geografia

Qual é o rio mais longo do mundo?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o rio mais longo do mundo?

Tem ideia de qual seja o rio mais longo do mundo? A verdade é que esta pergunta pode gerar certa polêmica, já que a resposta suscita o debate a respeito do comprimento de dois rios. Neste artigo de umComo queremos explicar em detalhes e convidamos você a ler este artigo sobre qual é o rio mais longo do mundo.

Também lhe pode interessar: Qual é o país mais povoado do mundo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que a resposta a qual é o rio mais longo do mundo pode gerar certa controvérsia. É que até alguns anos se tinha considerado o rio Nilo como o mais longo com um comprimento total de 6.650 km, mas em 2007 uma expedição de cientistas decretou que o Amazonas era mais longo.

2

A dita expedição ao Peru pesquisou e concluiu que o nascimento do Amazonas se situa em um ponto no sul do Peru e não no norte, como se tinha acreditado até o momento. Deste modo, atualmente pode se considerar o Amazonas como o rio mais longo do mundo, com um comprimento total de 6.800 km. É que este rio nasce no Peru, cruza a Colômbia e desemboca no Brasil, no Oceano Atlântico.

Qual é o rio mais longo do mundo? - Passo 2
3

Ainda assim, o Amazonas sempre foi considerado como o rio mais caudaloso do mundo com uma bacia de 7,05 milhões de quilômetros quadrados e são mais de 1.000 os afluentes que desembocam no Amazonas.

4

Destaca-se o curso serpenteante do Amazonas através da selva do mesmo nome, bem como a riqueza de sua flora e fauna. Por exemplo, são mais de 3.000 as espécies de peixes que habitam em seu leito.

Qual é o rio mais longo do mundo? - Passo 4
Imagem: chicos.laprensa.hn

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o rio mais longo do mundo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: chicos.laprensa.hn
1 de 3
Qual é o rio mais longo do mundo?