Engenharia Civil

Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil

Certas vezes, ficamos muitos confusos com áreas que são especificamente técnicas e que demandam conhecimento muito especializado. Isso se dá mais ainda com ciências e tecnologias as quais não entramos em contato, ainda mais se falando das engenharias. Existem diversas engenharias e elas moldam toda a base técnica da sociedade. Engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia civil, engenharia náutica e todas as outras engenharias podem dar um nó em nossas cabeças e causar muita confusão. Nesse artigo de umComo explicaremos qual a diferença entre engenharia mecânica e engenharia civil, duas grandes áreas da engenharia e da tecnologia moderna.

 

Também lhe pode interessar: Qual a vantagem dos aterros sanitários

Índice

  1. Engenharia Mecânica
  2. Engenharia Civil
  3. A diferença entre engenharia mecânica e civil

Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica é a engenharia que busca compreender as técnicas da mecânica e das máquinas. Sua principal função é dissecar o funcionamento das máquinas e criar novas invenções tecnológicas que expandam e aumentem a eficácia e a velocidade das máquinas. Ela tem grande função na sociedade moderna por ser a grande executora das grandes máquinas robóticas. Sua adição pra sociedade vem acontecendo desde a invenção da máquina à vapor e hoje já tem influência até dentro da física subatômica, com a construção de gigantes colisores atômicos, desenvolvendo a ciência e a vida prática das pessoas.

Desde ferros de passar roupa, passando por escavadeiras gigantescas e chegando às estruturas de carros, metrôs e trens, a engenharia mecânica tem muitas utilidades para nossa vida.

 

Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil - Engenharia Mecânica

Engenharia Civil

A engenharia civil é a engenharia responsável pela construção de grandes estruturas. Casas, prédios, pontes, avenidas e pilares são exemplos de obras que necessitam do conhecimento da engenharia civil. Ela é responsável por todas as ruas da sua cidade, por todos os prédios em que você anda, por todas as pontes que você atravessa. Os metrôs, por exemplo, são uma grande obra de complexidade no que se refere à engenharia civil, por tratar de uma obra subterrânea, que envolve diversos cálculos matemáticos de alto complexidade e conhecimento sobre estruturas e materiais diversos para conseguir fazer uma sustentação segura de uma via totalmente subterrânea.

Existem outros exemplos ainda mais profundos e úteis para nossa vida, como por exemplo as barragens de água, chamadas de represas ou ainda a estruturação de estradas, obras gigantesca que são de atendimento básico à população, que sem a existência de um ótimo engenheiro civil provavelmente não existiriam.

 

Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil - Engenharia Civil

A diferença entre engenharia mecânica e civil

A diferença entre engenharia mecânica e a engenharia civil é que a primeira, a mecânica, trata dos motores, máquinas e estruturas robóticas complexas, e a segunda, a engenharia civil, trata de construções físicas de suportação, como barragens, prédios, casas e pontes. Enquanto uma trata das construções físicas e das realizações concretas, de grande porte e de utilidade mais visível, a outra faz máquinas e motores de grande complexidade, geradores de energia e de movimentação.

Seria injusto dizer que uma tem mais utilidade à nossa vida do que outra, sendo assim, é importante ter consciência de que tanto a engenharia civil quanto a engenharia mecânica tem grande função para a nossa sociedade atual. O engenheiro mecânico e o engenheiro civil tem diversas diferenças e são muito importantes para a construção do nosso mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual a diferença entre engenharia mecânica e civil