Partilhar

Quais são os sintomas da síndrome do imperador

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da síndrome do imperador
Imagem: readwrite.com

Na hora de criar um filho é importantíssimo lembrar constantemente quem é o pai e quem dá a disciplina em casa. Mas o que ocorre quando a criança não entende e é ele quem dá as ordens e controla tudo no lar? Este é o típico caso crianças ditadoras ou tiranas, uma conduta conhecida como síndrome do imperador. Se seu filho se tornou mais autoritário e controlador que o normal, pode ser que esteja padecendo desta conduta. Por isso em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da síndrome do imperador para que você descubra.

Também lhe pode interessar: Como colocar limites nos filhos
Passos a seguir:
1

É importante deixar muito claro na dinâmica familiar quem são os pais e quem são os filhos. Quando em casa este papel não fica claro e não se estabelecem normas e regras básicas de comportamento e disciplina, então é comum que se dê lugar ao aparecimento de uma criança tirana, um pequeno que sabe controlar e manipular a todos ao seu ao redor contanto que se levem a cabo seus desejos.

2

Os terapeutas estimam que são várias as causas ou cenários que podem favorecer o desenvolvimento de uma criança com a síndrome do imperador. Entre elas se destacam:

  • Pais muito permissivos que desejam satisfazer a seu filho sempre para que seja feliz.
  • Ausência de normas básicas e disciplina no lar.
  • Formas de criação e disciplina muito diferentes entre ambos os pais. Estando os pais juntos ou separados, a maneira de administrar a disciplina e os critérios de criação devem estar em sintonia, caso contrário o pequeno aprenderá cedo qual dos dois pais pode manipular.
  • Mais comum em filhos únicos.
3

Durante o primeiro ano de vida da criança é normal que todos ao seu redor estejam sempre prontos para satisfazê-lo. No entanto, a partir desta etapa os pais devem começar a estabelecer regras e normas de disciplina para que o pequeno entenda que nem tudo pode ser como e quando deseja.

À medida que a criança começa a se desenvolver, poderá também colocar em palavras sua frustração, raiva e incômodo. Com a idade de 5 anos, as crianças já falam perfeitamente, se misturam com outras crianças de sua idade e também aprendem a controlar suas raivas, mas no caso das crianças com síndrome do imperador este processo não ocorre, por isso os surtos de ira, ansiedade e frustração são muito frequentes e comuns.

Quando os pais começam a ceder frequentemente diante dos ataques com o fim de acabar com eles, o pequeno descobre que é possível conseguir sempre o que deseja. Se esta situação continua, a criança se converterá em um tirano e posteriormente em um adolescente conflituoso e muito difícil de controlar.

4

Os sintomas da síndrome do imperador podem variar de uma criança para outra, no entanto existem condutas similares que podem ser mais ou menos intensas dependendo da idade do pequeno. Assim, encontramos os seguintes traços:

  • Ansiedade; frustração e surtos de raiva frequentes, inclusive em lugares públicos ou na frente de outras pessoas.
  • Autoritarismo; quando a criança pede algo deseja ser satisfeito em seguida; caso contrário se desata um esperneio. Impõe de forma constante sua vontade: se faz o que eles dizem.
  • Egoísmo; lhes custa compartilhar suas coisas com outras crianças ou pessoas.
  • Sentido de pertencimento exagerado, acham que tudo o que lhes rodeia é seu e pensam que sempre devem ser satisfeitas suas necessidades ou pedidos.
  • Exigem muita atenção de seus pais ou de quem lhes rodeiam, e consideram que tudo gira ao redor deles.
  • Problemas para se relacionar com outras crianças ou com outras figuras de autoridade. Isto se evidencia especialmente durante os primeiros anos escolares, nos quais o pequeno não se adapta bem ao grupo e à dinâmica. Falta de empatia.
  • Não respeitam as normas, as discutem constantemente.
  • Não mostram sentimentos de culpa quando são castigados. Ao receber disciplina, manipulam seus pais para que se sintam culpados por mostrar autoridade.
5

Diante de uma criança com síndrome do imperador, é importante agir o antes possível, pois na medida em que se discipline mais cedo conseguiremos melhores resultados. Assim, é recomendável:

  • Estabelecer regras e normas claras dentro e fora do lar.
  • Que ambos os pais estejam sintonizados com respeito à criação do pequeno, não deve ter um lado mais forte e um mais frágil.
  • Estabelecer uma rotina clara para a criança, isto ajudará também a fixar normas, pois o pequeno não pode fazer o que quiser sempre.
  • No momento de impor disciplina ou castigos os pais devem ser firmes. Se decidir um castigo, o mesmo sempre deve ser cumprido.
  • Oferecer à criança a oportunidade de ter um papel ativo na família desenvolvendo determinadas atividades segundo sua idade; isto facilitará a criação de uma rotina e o estabelecimento de normas. Em nosso artigo como ensinar meu filho a ser responsável no lar damos a você algumas ideias.
  • Diante de um ataque, o recomendável é não se pôr no nível da criança. São os pais quem dão a disciplina e as normas e a criança deve compreender que por mais que grite ou se altere, isso não mudará.
  • Compensar a criança quando fizer algo correto, finaliza com sucesso uma tarefa importante ou quando cumpra um objetivo.
6

É importante entender que não é possível mudar o comportamento das crianças de um dia para o outro; se trata de um processo longo ao que há que dedicar energia e firmeza. Se for necessário, pode procurar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo infantil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da síndrome do imperador, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas da síndrome do imperador

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
luisa moura
meu filho com 21 anos apresenta todos os sintonas do sindrome do imperador e agride fisica e psicologicamente a mae.
pinguim
se agride faça queixa dele na policia e na segurança social. com 21 anos já eu tinha saido de casa há mais de 5 anos. o problema hoje em dia é que as pessoas ficam a viver na casa dos pais até idades avançadas sem fazerem nada.
silvia Buriti
Adorei a explicação , sempre concluir que tinha uma filha com uma idade de 11 e pensamento de adolecente revoltada e muito inteligente; Confesso que não sei como agir , só peço paciencia e tento não bater. já cheguei a dizer que se ela olhasse novamente para mim com olhar de maldade eu iria furar os olhos dela e só assim ela parou.

Quais são os sintomas da síndrome do imperador
Imagem: readwrite.com
Quais são os sintomas da síndrome do imperador

Voltar ao topo da página