Partilhar

Como ensinar o meu filho a ser responsável em casa

Imagem: herdaily.com

Há ocasiões em que educamos mal nossos filhos sem perceber. Assim, por exemplo, usamos como desculpa que podemos fazer tudo, melhor e mais rápido, ou confundimos achando que devemos dar tudo a eles. Quando não os educamos para aumentar a sua autonomia e responsabilidades, mas sim para a comodidade sem esforço, temos como resultado pequenos tiranos muito exigentes, desorientados, e que podem recorrer ao aborrecimento e à agressividade para conseguir o que desejam das restantes pessoas. Descubra as condutas que seu filho pode ir assumindo segundo sua idade, em umComo.com.br explicamos como ensinar o seu filho a ser responsável em casa com as tarefas adequadas segundo a etapa em que se encontre.

Até aos 2 anos

Nesta idade, quando ainda são muito novos, só podemos tentar ensinar-lhes que comecem a se controlar para não desordenar ou quebrar coisas de forma deliberada.

Dos 2 aos 3 anos

Arrumar suas coisas, por exemplo, seus brinquedos, guardando no lugar correspondente. Nessa idade é necessária a supervisão por parte do adulto, ou inclusive sua ajuda, arrumá-los juntos, para que comece a instalar a conduta através da aprendizagem por imitação. Ajudar a tirar mesa, a um nível muito básico, por exemplo, retirar os talheres e levá-los à cozinha. Ou retirar o cesto do pão. Atirar os papéis na lixeira, não no chão.

Dos 3 aos 4 anos

Ajudar a pôr a mesa (mas não pôr a mesa sozinho ainda). Esvaziar o cesto de papel. Arrumar seus brinquedos sem a necessidade de supervisão adulta. Jogar a roupa suja no cesto. Ajudar a cuidar do animal de estimação da família.

Dos 4 aos 5 anos

Fazer a cama, com ajuda do adulto, que lhe ensina. A cama não ficará perfeita, mas o importante não é que fique bem feita, mas que comece a adquirir o hábito. O adulto pode supervisionar, e dar o "toque" final. Pendurar o casaco em um cabide que esteja à sua altura. Pôr a mesa sem ajuda. Escovar os dentes, se pentear e se vestir sozinho, ou quase sem supervisão adulta. Levantar a mesa após as refeições. Ajudar nas tarefas simples, como recolher folhas do jardim, regar os vasos ou ajudar a limpar o carro.

Dos 5 aos 6 anos

Fazer a cama sem supervisão (ainda que seja provável que não fique perfeita). Tomar banho e se lavar sem supervisão do adulto. Responder corretamente ao telefone (embora ainda não esteja preparado para anotar recados). Assumir maiores responsabilidades no cuidado do animal de estimação da família. Ajudar a recolher a roupa e a guardá-la. Arrumar seu quarto.

Dos 6 aos 8 anos

Aprender a acordar sozinho, com ajuda de um despertador, sem que seja o adulto quem o acorde. No princípio, combine despertador e adulto, e pouco a pouco retire o adulto e deixe que o menor se responsabilize pelo despertador. Preparar comidas simples (sanduíches, lanches...), algo para o almoço e para a escola. Deixar a cozinha e o banho ordenados após usá-los. Anotar corretamente recados telefônicos. Começar a lavar os pratos. Tarefas simples como varrer.

Dos 8 aos 12 anos

Tirar o lixo. Limpar (passar uma flanela) cozinha e banheiro após usá-los. Aperfeiçoar tarefas anteriores, como esfregar melhor os pratos e recolhê-los depois, limpar melhor o carro da família. Limpar seu quarto (tirar o pó, varrer, esfregar o chão...). Assumir maior responsabilidade nos cuidados do animal de estimação da família.

A partir dos 12 anos

Começar a cuidar dos irmãos mais pequenos, durante breves períodos. Pôr a roupa na lavadora e estendê-la. Passar a ferro peças simples (no princípio com supervisão). Preparar pratos simples (massa, saladas, omelete...).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu filho a ser responsável em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Como ensinar o meu filho a ser responsável em casa

Imagem: herdaily.com

Voltar ao topo da página