Partilhar

Quais os significados dos sonhos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os significados dos sonhos

Esclarecer o significado do que sonhamos é uma questão que inquieta o Homem durante muitos séculos. Dar sentido aquilo que vivemos mentalmente enquanto dormimos é uma tarefa de interpretação que tem intrigado os psicólogos e neurologistas durante os últimos séculos. A ciência de hoje em dia considera que a interpretação dos sonhos é mais um meio de conhecimento que nos permite situarmo-nos no mundo, dependendo do sentido que damos à simbologia que aparece nos nossos sonhos. Por isso é verdade, que por questões culturais, existem sonhos comuns e com um significado universal. Em umComo.com.br explicamos-lhe o que significam os sonhos mais comuns.

Também lhe pode interessar: Como interpretar os sonhos sobre tornados

Sonhar com voar

Este tipo de sonhos é o presságio de liberdade, de boas e novas situações. Este sonho indica controlo e superação de todos os obstáculos que surjam no seu caminho.

Sonhar com sexo

Este sonho chama à atenção no que diz respeito à sua integração psicológica, talvez deva fazer algumas coisas em si que normalmente despreza ou não se atreve a fazer. Igualmente este sonho também se relaciona com a sua finalidade, o sexo, e dependendo dos detalhes do mesmo pode significar várias coisas: carência, necessidade de uma pessoa que deseja, insatisfação, etc.

Sonhar com uma queda

É um sonho muito comum e que normalmente acontece na primeira etapa do sono, antes de entrarmos na fase em que dormimos profundamente. Geralmente anuncia algum tipo de contratempo, alguma queda de status social, perda de trabalho, de amor. etc. Mas se nos conseguimos levantar e não chegamos a cair completamente, significa o controlo da situação.

Sonhar com a morte

Em geral representa algum tipo de carência na sua vida. Quando sonha com a morte de um ente querido significa que está perdendo alguma coisa dessa pessoa. Este sonho depende muito de como nos encontramos, se estamos angustiados supõe que necessitamos de algo que nos faz falta e se estamos tranquilos e com normalidade, significa que se liberta de alguma de alguma coisa.

Sonhar com uma perseguição

Quando sonhamos com alguém ou alguma coisa que nos persegue e sentimos medo, significa que não estamos preparados para mudar a nossa vida e deixar para trás algumas coisas, temos medo de avançar e estamos presos ou bloqueados.

Sonhar com dinheiro

É símbolo de riqueza, depende do que veja no sonho, se são notas velhas ou moedas brilhantes, isso é o que mostra a sua vida.

Sonhar com água

A água é o símbolo que representa os sentimentos ou emoções. Dependendo do estado da água, isso significará o seu estado de humor. Se na situação aprece você mesmo e se encontra confortável, poderá representar o controlo das suas sensações e emoções.

Sonhar com pessoas

As pessoas e que sentimos com elas é um reflexo da nossa própria personalidade. Dependendo do que vemos na outra pessoa, será um reflexo direto do que sentimos, do que somos e dos que precisamos, também das nossas ações, por isso é importante prestar atenção a estes tipos de sonhos em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os significados dos sonhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Para interpretar corretamente um sonho deve ter em conta o modo como aparecem os elementos simbólicos.
  • Há que ter em conta todos os detalhes que nos chamem à atenção num sonho, uma vez que terá um significado para interpretar.

Escrever comentário sobre Quais os significados dos sonhos

O que lhe pareceu o artigo?

Quais os significados dos sonhos
Quais os significados dos sonhos

Voltar ao topo da página