Significado dos sonhos

Como ter um sonho lúcido

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 25 agosto 2022
Como ter um sonho lúcido

Algumas pessoas são capazes de perceber que estão em um sonho, podendo permanecer conscientes e mudar tanto o conteúdo quanto a direção do próprio sonho. Essas pessoas são as que têm sonhos lúcidos, ou seja, sonhos vividos como se fossem reais. Ainda são sonhos, mas ocorrem de tal forma que a experiência é vivida com uma intensidade especial.

É importante diferenciar o significado dos sonhos daquele dos sonhos lúcidos. Os sonhos lúcidos partem dos significados dos sonhos, mas com experiências diferentes, pois são perfeitamente lembrados e a pessoa consegue ter maior controle sobre o que acontece. Para descobrir como ter um sonho lúcido e alguns métodos eficazes para tê-lo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como interpretar os sonhos sobre tornados
Índice
  1. O que é um sonho lúcido
  2. Acorde e volte para a cama
  3. Teste de realidade
  4. Indução mnemônica de sonhos lúcidos
  5. Diário dos sonhos

O que é um sonho lúcido

Como o RAE expõe, um sonho é a representação em fantasia de imagens ou acontecimentos enquanto uma pessoa está dormindo ou imaginando perfeitamente, tomando como certo e seguro o que não é.

No entanto, sonhos lúcidos referem-se àqueles sonhos em que uma pessoa está ciente de sonhar, tendo a capacidade de permanecer nele e controlar o que acontece. O indivíduo pode mudar a história do sonho, seu conteúdo e até mesmo se movimentar nele à vontade. Ou seja, ter sonhos lúcidos é a maneira de como controlar sonhos.

A Sleep Foundation[1] explica as cinco partes em que se dividem as fases do sono: a primeira, denominada dormência, consiste nos primeiros 10 minutos antes de dormir. A fase 2 é o sono leve, ou seja, em que você se desconecta de tudo relacionado ao exterior, do seu próprio ambiente e sua respiração e batimentos cardíacos diminuem.

A fase 3, conhecida como fase de transição, dura 3 minutos e aproxima você do sono profundo. A Fase 4 é onde você entra no estágio do sono profundo, determinando a qualidade do sono. Finalmente, a fase 5 é a do sono REM, uma etapa do sono paradoxal e na qual ocorrem os sonhos lúcidos.

Agora vamos às técnicas para ter sonhos lúcidos.

Como ter um sonho lúcido - O que é um sonho lúcido

Acorde e volte para a cama

Esta técnica para ter um sonho lúcido, também conhecida como wake back to bed (WBTB), consiste em definir um alarme 5 horas após ir dormir. Quando o alarme dispara, você fica acordado por 30 minutos: faça qualquer atividade que o ajude a ficar acordado, como ler, e depois de meia hora, você volta a dormir.

Colocando esse método em prática, as chances de ter sonhos lúcidos aumentam porque você escolhe uma atividade que exige que você esteja totalmente alerta durante o processo.

Como ter um sonho lúcido - Acorde e volte para a cama

Teste de realidade

Outras da técnicas para ter sonhos lúcidos é praticar a consciência. Isso o ajudará a questionar se você está acordado ou dormindo, assumindo um processo cognitivo muito alto. O nível de metacognição ou de um conhecimento do próprio conhecimento é similar nos estados de sono e vigília, levando você a uma consciência superior enquanto estiver sonhando.

Como ter um sonho lúcido - Teste de realidade

Indução mnemônica de sonhos lúcidos

LaBerge criou em 1980 uma técnica chamada de Indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD). É um dos primeiros métodos utilizados pela pesquisa científica para sonhar consciente. MILD foi baseada em um comportamento conhecido como memória prospectiva, que envolve definir uma intenção de fazer algo mais tarde.

Para usar a técnica MILD, você deve tentar identificar um sinal do sonho ou qualquer coisa que seja irregular no sonho enquanto estiver dormindo. Um exemplo é voar, então você deve reconhecer esse sinal como distintivo e associá-lo ao fato de que esse aspecto acontece porque você está sonhando e repetir em sua mente: "no próximo sonho, quero lembrar que estou sonhando".

A técnica MILD também é recomendada se você acordar no meio do seu sonho e anotá-lo, porque assim o sonho ficará muito mais fresco em sua mente e você poderá descrevê-lo em detalhes.

Diário dos sonhos

Se você tem um profundo interesse no assunto de sonhos lúcidos, um método popular e eficaz de alcançá-los é escrever todos os sonhos que você lembrar em um diário. Ao anotar cada um deles, você se compromete a lembrar o que aconteceu neles do começo ao fim.

Este método o ajudará a reconhecer os sinais de sonho que sua mente recebe e, portanto, a melhorar o controle e a consciência que você tem de seus sonhos. Nesse sentido, se você deseja obter melhores resultados, anote tudo o que se lembrar dos seus sonhos ao acordar para descrevê-los em detalhes, pois eles estarão frescos em sua mente.

Leia seus sonhos com frequência suficiente para obter controle sobre eles. E quem sabe, você pode até mesmo fazer ou transformar alguns em realidade!

Agora que você aprendeu a como controlar os sonhos, recomendamos estes dois outros artigos do umCOMO sobre Como fazer para dormir bem e Por que sonho tanto?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter um sonho lúcido, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. Sleep Foundation. Stages of sleep. Sleep Foundation. Disponível em: <https://www.sleepfoundation.org/stages-of-sleep> Acesso em: 25 de agosto de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como ter um sonho lúcido