A comida como característica cultural

Origem do nome cachorro-quente

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. Atualizado: 29 maio 2023
Origem do nome cachorro-quente

Milho, batata palha, ervilha, queijo, purê de batata (polêmico!), bacon, vinagrete e outros molhos, além de repolho e o que mais a criatividade permitir... a arte de saber o que colocar no cachorro-quente, nós, brasileiros, claramente dominamos! Porém, apesar de muito popular no nosso país, e em vários lugares do mundo, muita gente não sabe a origem do nome cachorro-quente.

Já que ele é uma das estrelas da nossa gastronomia pós-balada, das festas infantis, das tardes de domingo & Netflix e de tantos outros eventos e ocasiões, nada melhor que conhecermos sua história. Hoje no umCOMO vamos te contar a origem do nome cachorro-quente para que você conheça a história deste prato que é um sucesso de Norte a Sul do país.

Também lhe pode interessar: 50 nomes de clãs - significados e origens

Índice

  1. Por que cachorro-quente chama cachorro-quente?
  2. Migração alemã e a origem do nome cachorro-quente
  3. O cachorro-quente sempre foi servido no pão?
  4. Origem do cachorro-quente
  5. Dia do cachorro-quente
  6. Cachorro-quente brasileiro
  7. Receita de hot dog americano

Por que cachorro-quente chama cachorro-quente?

Duas histórias orbitam a criação do nome cachorro-quente, porém assim como a origem de vários outros termos antigos que usamos atualmente, a verdadeira razão pela qual cachorro-quente chama cachorro-quente é incerta. De todas as maneiras, explicaremos os dois contextos que dão pistas de onde e como pode ter se originado o nome.

Hot dog & baseball andam juntos

Não só os jogadores são as estrelas dos torneios de baseball. O cachorro-quente ou hot dog também é destaque e não pode faltar durante as competições nos estádios e primeira história sobre a origem do nome cachorro-quente se passa neste cenário.

De acordo com o National Hot Dog and Sausage Council[1], algumas pessoas dizem que este termo foi cunhado em Nova York, em 1901. Conta-se que os vendedores de cachorro-quente presentes no New York Polo Grounds, estádio do time de baseball New York Giants, gritavam para chamar a atenção dos clientes e usavam as seguintes palavras: "Peguem suas salsichas de dachshund enquanto ainda estão quentes!", fazendo referência à raça dachshund que conhecemos como cachorro salsicha.

Na ocasião, Tad Dorgan, um cartunista de esportes do The New York Journal estava presente, observou a cena e a ilustrou. Porém, como não estava certo de como se soletrava dachshund, escreveu simplesmente "hot dogs", isto é, cachorros quentes. Dizem que o cartoon foi um sucesso e o responsável por cunhar o termo que batiza o famoso lanche, mas os historiadores foram incapazes de encontrar o desenho.

Migração alemã e a origem do nome cachorro-quente

Outra das histórias que trata da origem do nome cachorro-quente data de 1890 e se passa na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Historiadores culinários apontam que o nome já aparecia em revistas universitárias nesta época, quando carrocinhas vendiam cachorros-quentes nos dormitórios da universidade.

O nome era um comentário sarcástico sobre a proveniência da carne. Referências a cachorros dachshund ligados aos cachorros-quentes podem ser rastreadas até os imigrantes alemães nos anos 1800, porque eles levaram não somente salsichas para a América do Norte, mas também os cachorros da raça dachshund.

O nome popular pelo qual é conhecida a raça muito provavelmente começou como uma piada sobre os cães pequenos, longos e magros dos alemães. Na verdade, até mesmo os alemães chamavam informalmente as salsichas de cachorrinho ou dachshund, e foi, assim, que o o termo cachorro foi associado à este prato, pelo formato da salsicha, que faz referência à esta raça de cachorros.

O cachorro-quente sempre foi servido no pão?

A configuração do cachorro-quente como conhecemos nem sempre foi igual. Antes as salsichas eram consumidas puras, porém, como eram servidas quentes, a tarefa de comê-las era um pouco complicada. Conta-se que a forma de comer cachorro-quente como a gente conhece, ou seja, com a salsicha dentro do pão, surgiu em Louisiana durante a "Louisiana Purchase Exposition", em 1904. Por isso se diz que o cachorro-quente na versão que comemos hoje, nasceu nos Estados Unidos.

À época um vendedor bavário chamado Anton Feuchtwanger emprestava luvas de pano brancas para que seus clientes pudessem segurar as salsichas quentes, porém, como muitos deles não devolviam as luvas, ele começou a pensar que o negócio desta maneira não era rentável e que precisava encontrar uma solução.

Então, ele pediu ajuda de seu cunhado, que era padeiro, para que ele pudesse sugerir algo que solucionasse a questão. O cunhado criou, então, pães macios que coubessem a salsicha, nascendo assim, o pão de cachorro-quente e, consequentemente, a forma com que comemos os cachorros-quentes até hoje.

Origem do cachorro-quente

Agora que você já sabe por que o nome cachorro-quente, é possível que também queira saber a história do cachorro-quente. Se a origem do nome data de 1890, quando este prato foi inventado na sua versão original?

Ainda de acordo com o National Hot Dog and Sausage Council[1], a origem do cachorro-quente é mais antiga que a expedição de Cristovão Colombo, mais especificamente, 5 anos mais velho. Ou seja, há relatos da existência do cachorro-quente, ainda que neste época com outro nome e com outra forma de ser comido, isto é, sem pão, desde o ano 1487, em Frankfurt, na Alemanha.

Porém, outro país reivindica sua crição e quer ser reconhecido como local de nascimento do cachorro-quente. Este país é a Áustria, que usa como justificativa que o nome que batiza as salsichas é o termo wiener, como é chamada a salsicha de viena. Porém, estima-se que seja pouco provável que o cachorro-quente norte-americano venha daí.

Também não se sabe ao certo quem serviu o primeiro cachorro-quente, apesar de que dizem que um imigrante alemão já os vendia desde 1860 em um carrinho de mão, na cidade de Nova York.

Dia do cachorro-quente

Se você chegou até aqui provavelmente é fã de cachorro-quente e, se ainda não sabe, provavelmente vai gostar de saber que existe o dia do cachorro-quente. Comemorado no dia 09 de setembro, a data teria sido o dia em que foi servido o primeiro hot dog, mas, como vimos, por toda a história do cachorro-quente, isto pode ser apenas uma especulação.

De qualquer maneira, o que realmente precisamos saber é que existe um dia do ano todo dedicado a ele, para que a gente tenha a desculpa perfeita (como se precisássemos!) para comer um delicioso cachorro-quente. Seja ele tradicional ou vegano.

Cachorro-quente brasileiro

Agora que já sabemos a origem do nome cachorro-quente, a história por trás desse saboroso prato que é sucesso no Brasil, vamos ver uma receita de cachorro-quente brasileiro, caso você queira comemorar o dia do cachorro-quente. Mas já avisamos, esta receita não tem a pretensão de ser absoluta, já que o cachorro-quente no Brasil pode ser apresentado e apreciado das mais variadas maneiras (alô, purê de batata!)

Cachorro-quente brasileiro passo a passo

Ingredientes:

  • Salsichas
  • Pães de cachorro-quente
  • 1 cebola média
  • 2 tomates médios
  • Molho de tomate
  • Maionese
  • Mostarda
  • Ketchup
  • Batata palha
  • Sal a gosto
  • Óleo vegetal

Modo de preparo:

  1. Comece preparando o molho: pique a cebola e os tomates em cubos pequenos.
  2. Aqueça uma panela em fogo médio com um pouco de óleo vegetal e adicione a cebola picada. Refogue até que fique transparente.
  3. Adicione os tomates picados à panela e refogue por mais alguns minutos até que eles comecem a amolecer.
  4. Acrescente o molho de tomate à panela e misture bem. Tempere com sal a gosto e deixe o molho cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
  5. Enquanto o molho cozinha, coloque as salsichas em uma panela com água e leve ao fogo médio para aquecer. Não deixe a água ferver, apenas aquecer as salsichas.
  6. Quando as salsichas estiverem aquecidas, retire-as da água e reserve.
  7. Agora, monte o cachorro-quente: abra os pães de cachorro-quente e coloque uma salsicha em cada um.
  8. Cubra as salsichas com o molho de tomate que você preparou anteriormente.
  9. Adicione maionese, mostarda e ketchup a gosto. Você também pode acrescentar outros ingredientes, como milho, ervilha, purê de batatas, etc., se desejar.
  10. Por fim, polvilhe batata palha por cima do cachorro-quente para dar uma textura crocante.
  11. Seu cachorro-quente brasileiro está pronto para ser saboreado! Sirva imediatamente e aproveite.

Se precisar de uma mãozinha extra deixamos o passo a passo para preparar seu hot dog.

Receita de hot dog americano

Os hot dogs americanos costumam ser um pouco mais simples que os brasileiros, já que muitas vezes levam apenas pão, salsicha, maionese, ketchup e mostarda. Mas, aqui trazemos uma receita de hot dog americano um pouco mais elaborada!

Como fazer hot dog americano

Ingredientes:

  • Salsichas
  • Pães de hot dog (estilo brioche ou outro de sua preferência)
  • Mostarda amarela
  • Ketchup
  • Relish de picles (opcional)
  • Cebola picada
  • Molho de pimenta (opcional)
  • Maionese
  • Queijo ralado (opcional)
  • Bacon em fatias (opcional)
  • Óleo vegetal

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça a churrasqueira, frigideira ou grelha em fogo médio-alto.
  2. Se preferir, você pode envolver as salsichas em fatias de bacon antes de grelhá-las para dar um sabor extra. Para isso, enrole as fatias de bacon em volta das salsichas e prenda com palitos de dente.
  3. Coloque as salsichas na churrasqueira ou frigideira quente e grelhe-as até ficarem bem douradas por todos os lados. Se estiver usando bacon, certifique-se de que ele esteja crocante.
  4. Enquanto as salsichas estão grelhando, abra os pães de hot dog ao meio sem separá-los completamente.
  5. Em cada pão, coloque uma camada de mostarda e ketchup a gosto.
  6. Se preferir, adicione relish de picles, cebola picada e molho de pimenta para dar um toque extra de sabor.
  7. Retire as salsichas grelhadas do fogo e coloque-as nos pães preparados.
  8. Adicione uma camada de maionese por cima das salsichas e, se desejar, polvilhe queijo ralado por cima.
  9. Seu hot dog americano está pronto para ser saboreado! Sirva imediatamente enquanto estiver quente.

Essa é uma receita básica de hot dog americano, mas você pode adicionar outros ingredientes de sua preferência, se quiser ver opções e ideias, leia também o nosso artigo sobre os melhores acompanhamentos para cachorro-quente. Bom apetite!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Origem do nome cachorro-quente, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. NATIONAL HOT DOG AND SAUSAGE COUNCIL. Dachshunds, Dog Wagons and Other Important Elements of Hot Dog History. Disponível em: <https://www.hot-dog.org/culture/hot-dog-history#:~:text=Dachshunds%2C%20Dog%20Wagons%20and%20Other,credited%20with%20originating%20the%20frankfurter.> Acesso em: 09 de março de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Origem do nome cachorro-quente