Crosta da Terra

Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 20 janeiro 2017
Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil

A crosta terrestre é constituída por blocos massivos de terra a qual damos o nome de placas tectônicas ou litosféricas. Elas variam bastante em tamanho e forma, contudo todas elas se movimentam, devido ao magma que existe por baixo da crosta terrestre. Existem dois tipos de movimentos das placas tectônicas, o convergente e o divergente e esses movimentos causam inúmeros fenômenos na Terra. O Brasil tal como todos os países do mundo está inserido numa dessas placas mas em qual? Nesse artigo do umComo vamos ensinar onde se localizam as placas tectônicas no Brasil.

Também lhe pode interessar: O que são placas tectônicas?

Brasil na Placa Sul-Americana

O Brasil em toda a sua extensão é um país cheio de sorte quando se fala em placas tectônicas, isso porque ele se situa bem a meio da placa Sul-Americana. Por causa dessa localização o país quase não é afetado por terremotos (provocados pela movimentação e choque das placas), sendo que existem pequenos tremores abaixo de 3 na escala Richter, praticamente imperceptíveis e não registrados. Contudo já houve a ocorrência de tremores maiores (o maior registrado teve 6.2 de magnitude) sendo que apenas houve uma vítima mortal. Em volta da placa tectônica Sul-Americana podemos encontrar a placa de Nazca a oeste, e a placa de África a este. Sendo que com a primeira temos uma zona de convergência e com a segunda uma zona de divergência.

Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil - Brasil na Placa Sul-Americana

Convergência e Divergência

Mas afinal o que são esses dois conceitos? Pois bem, como as placas tectônicas se movimentam elas acabam provocando alguns fenômenos no mundo, caso de terremotos, vulcões, ilhas, tsunamis, movimentação de continentes, etc. Esses fenômenos resultam da convergência e divergência das placas. Por exemplo a placa Sul-Americana onde está o Brasil, ela se movimenta para oeste, enquanto que a placa Africana se movimenta para Este, isso é o que se chama de divergência, elas se afastam cerca de 3 centímetros por ano. A placa de Nazca também se movimenta para este, chocando com a placa Sul-Americana num movimento de convergência. Esse choque provocou a Cordilheira dos Andes e provoca igualmente terremotos, por conta disso o Chile é bastante afetado por esse fenômeno natural.

Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil - Convergência e Divergência

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Onde se localizam as placas tectonicas no Brasil