Geologia

Como se forma um tsunami

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se forma um tsunami
Imagem: blendspace.com

Os tsunamis são sempre causados por terremotos oceânicos e submarinos, que conhecemos como maremotos, que acontecem na maioria das vezes em zonas de altos movimentos tectônicos, como regiões do oceano Asiático e Pacífico.

A onda que nasce a partir de um choque sísmico ganha potência cada vez que bate contra o solo submarino, possui varias centenas de metros e pode chegar à uma velocidade de 900km/h antes de chegar à costa. Ao contrário das ondas comuns que só afetam a superfície da água, um tsunami altera a profundidade das marés ao seu redor, causando uma baixa gigantesca no seu volume, que alimenta o próprio tsunami. Neste artigo, umComo te explica como se forma um tsunami.

Também lhe pode interessar: Como se forma uma tromba d'água
Passos a seguir:
1

O tsunami se forma a partir da ocorrência súbita de um terremoto marinho que dá origem a uma onda gigantesca e veloz, que parte em direção à margem.

2

A onda parte ganhando velocidade a cada minuto, podendo chegar à 900km/h atingindo uma altura de cerca de 10 metros nesta fase. A sequência de ondas possui um intervalo muito maior do que o das ondas comuns, e varia de 10 minutos a duas horas.

3

Conforme o tsunami vai se aproximando da costa, ela puxa a água próxima à margem, ganhando altura e perdendo velocidade. As ondas das outras sequências, por manter uma alta velocidade enquanto a primeira perde e ganha altura, juntam-se a ela, aumentando ainda mais o seu tamanho.

4

A destruição do tsunami costuma ser devastadora, principalmente quanto atinge centros urbanos, por que pode durar por horas uma vez que não se trata de uma mas sim uma série de ondas que atingem a costa.

5

Para te situar um pouco sobre a capacidade de destruição dessas ondas, no Japão tivemos um caso curioso: Em 1960, um terremoto de 9,5 graus na escala Richter que atingiu o Chile desencadeou uma força gigantesca que formou um tsunami que chegou no Japão.

Durante a propagação no mar uma onda quase não perde energia e por isso pode percorrer distâncias consideráveis antes de causar um pouco de destruição, podendo então destruir costas a milhares de quilômetros de distância de onde a onda foi formada.

Como se forma um tsunami - Passo 5
Imagem: marymount.libguides.com
6

Conforme o tsunami se aproxima do litoral ele alcança geralmente de 20 a 30 metros de altura, embora existam relatos de megastunamis raríssimos que chegaram a 540 metros de altura, mas estes, ocorreram à cerca de 4 mil anos atrás, provavelmente durante a formação de uma ilha onde ocorrem choques fortíssimos nas placas tectônicas.

Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se forma um tsunami, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blendspace.com
Imagem: marymount.libguides.com
1 de 2
Como se forma um tsunami