PARTILHAR

O que significa carpe diem

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 5 agosto 2019
O que significa carpe diem
Imagem: etsy.com

Carpe diem é uma frase retirada de um texto de Horácio, poeta lírico e satírico romano. Traduzida do latim, significa "colha o dia". Esta expressão tem uma dimensão maior do que o seu significado literal e influencia diferentes movimentos artísticos musicais, literários e até cinematográficos. Nos dias que correm, é possível encontrar essa expressão tatuada na pele de muita gente. Mas, afinal, qual o verdadeiro significado dessa expressão tão popular? Continue lendo este artigo do umComo para saber o que significa carpe diem.

Também lhe pode interessar: O que significa Lâmia

O que significa carpe diem

O verso original do poema de Horácio - carpe diem, quam minimum credula postero - significa "colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".

A frase representa um estilo de vida em que o indivíduo aproveita o presente ao máximo e não apenas um dia em particular. A ideia é aproveitar o dia de forma útil, apreciar o momento de forma intensa e usufruir do agora.

Esta expressão também é usada quando queremos dizer a alguém para não gastar o seu tempo com coisas inúteis e supérfluas. É, na ideia geral, uma justificativa para buscar o prazer imediato, sem medo das consequências e da felicidade. É um convite para viver de forma intensa e usufruir de cada momento intensamente sem a preocupação do que vai acontecer amanhã.

O que significa carpe diem - O que significa carpe diem
Imagem: dailymotion.com

Origem

A expressão "Carpe diem" teve origem num poema de Horácio Flaco (65 a.C - 8.a.C), filósofo e poeta lírico e satírico de origem romana. Horácio busca, com o seu poema Odes, persuadir a sua amiga Leuconoe a aproveitar o momento sem se preocupar com o dia e a hora da sua morte.

O texto de Horácio é interpretado como um estímulo ao hedonismo, na medida em que é considerado uma incitação a um estilo de vida indisciplinado. Na verdade, o poeta procura propagar o prazer ordenado e racional do presente.

Horácio revelou interesse no epicurismo, sistema filosófico que prega a busca dos prazeres moderados para atingir a tranquilidade e suprimir o medo. Para Epicuro, filósofo grego que iniciou a teoria, os medos e desejos do indivíduos deviam ser controlados de forma a equilibrar o estado de prazer e criar um estado de tranquilidade, sem perturbação. Noutras palavras, o caminho para a felicidade.

O que significa carpe diem - Origem

Carpe diem e a arte

A expressão criada por Horácio e o seu simbolismo podes ser encontrados no cinema, na literatura, na arte corporal (num período mais recente da História) e na música.

No filme "A sociedade dos Poetas Mortos", a expressão é proferida numa cena que pretende lembrar aos jovens estudantes o quão breve é a vida e incentivá-los a viver de forma extraordinária.

Na literatura, a mensagem de Horácio pode ser encontrada em livros de autoajuda como "O Segredo", de Rhonda Byrne. O livro ensina que a felicidade está dentro de cada sujeito e que, por isso, devemos colocar bons pensamentos no universo para receber o troco.

No mundo das tatuagens, a frase "Carpe diem" já é considerada um clássico. É uma das frases mais populares entre os fãs de modificações corporais e é, muitas vezes, acompanhada do símbolo do infinito () ou pequenas aves. Muitos jovens acreditam que este conceito é uma desculpa para a "vida louca", quando na verdade apenas ensina como agir perante a ansiedade e a felicidade.

Na música, muitas são as canções que empregam o conceito "Carpe Diem". Um exemplo claro é a música "O que é, o que é" de Gonzaguinha. A canção fala sobre a felicidade encontrada na conquista de metas quando os obstáculos são ultrapassados. A lição é, portanto, que cada um se deve esforçar para cumprir um objetivo como se ele fosse a última coisa a fazer na vida. De preferência, com um sorriso aberto!

Leia também: O que significa rusbé (meme) e sua origem

O que significa carpe diem - Carpe diem e a arte
Imagem: Imagestack.co

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa carpe diem, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que significa carpe diem
Imagem: etsy.com
Imagem: dailymotion.com
Imagem: Imagestack.co
1 de 4
O que significa carpe diem

Voltar ao topo da página ↑