menu
Partilhar

O que o papa faz

 
Por Maria Antônia Rocha. 6 maio 2022
O que o papa faz

Você já se perguntou o que o papa faz? O papa é o líder religioso mais importante para os católicos. Mas muita gente, inclusive os fiéis, podem ter dúvidas com relação à função e responsabilidades do papa dentro da estrutura hierárquica da Igreja Católica. Em primeiro lugar, é importante entender a origem da figura do papa na história do Cristianismo. Quem foi o primeiro papa? O primeiro papa teria surgido logo no século I d.C[1]. Os teólogos consideram que Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus, foi o primeiro a assumir esse posto.

Desde então, o papa assumiu o posto de autoridade máxima da Igreja. Mas se você está entre as pessoas que não sabem exatamente o que isso significa na prática, fique despreocupado(a). Neste artigo que nós do umCOMO preparamos para você hoje, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre o que faz o papa no dia a dia. Vem com a gente aprender!

Também lhe pode interessar: Como se reza o terço

O que é um papa

"O que é um papa" é uma pergunta comum entre as pessoas que não são religiosas. Em poucas palavras, o papa é a autoridade religiosa máxima na hierarquia da Igreja Católica. Ele é considerado "a cabeça do colégio dos bispos", tendo autoridade para governar a doutrina e a fé católica.

Os entendimentos e interpretações do papa sobre a doutrina cristã são considerados infalíveis pelo restante da comunidade católica. Isso faz com que as opiniões exprimidas pelo papa tenham extrema importância e poder de influenciar o comportamento de milhões de fiéis ao redor do mundo.

Quanto dura o pontificado de um papa

O cargo do papa - ou Romano Pontífice, como também é chamado - é vitalício, isto é, cada papa permanece no cargo até o dia da sua morte. No dia a dia, uma entre as responsabilidades do papa é ser bispo da diocese de Roma, na Itália. Além disso, o papa também é considerado autoridade política, assumindo o cargo de chefe de Estado do Vaticano, um pequeno país localizado no meio da cidade de Roma e considerado sede da Igreja Católica.

Leia também: Qual é o menor país do mundo. Spoiler: é o Vaticano!

Função do papa

Agora você já sabe que a função do papa, primordialmente, é zelar pelos fiéis e garantir o entendimento dos dogmas do Cristianismo. Ele é considerado o principal pilar da Igreja, a rocha que mantém firme a unidade da fé. Mas na prática, o que o papa faz no dia a dia? Entre as principais atribuições do papa (e também as mais conhecidas), podemos destacar as seguintes:

  • Fazer discursos e pronunciamentos para os fiéis, abordando assuntos e temas diversos do ponto de vista da Igreja;
  • Reger a diocese local de Roma;
  • Banir teólogos;
  • Canonizar beatos;
  • Nomear cardeais;
  • Manter a paz entre a Igreja Católica e outras religiões;
  • Administrar o Estado do Vaticano;
  • Escolher bispos;
  • Convocar um Concílio Ecumênico;
  • Aprovar o Código de Direito Canônico;
  • Decretar sentenças e decretos que regem toda as instâncias da Igreja ao redor do mundo.

Quem é o papa

Quem é o papa atualmente? Em 2022, o Papa Francisco ocupa este cargo de autoridade suprema da Igreja Católica. Ele é o 266º papa da história, além de ser o primeiro papa não-europeu em mais de 1.200 anos. Argentino da cidade de Buenos Aires, Jose Mario Bergoglio nasceu em 1936. Ele foi eleito papa no conclave de 13 de março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI.

Entre outros papas conhecidos da história recente estão o Papa Bento XVI e o Papa João Paulo II. Aqui, vale destacar uma curiosidade: ao iniciar seu papado, o papa recebe um novo nome, diferente de seu nome de batismo. É o caso do Papa Francisco, por exemplo, cujo nome civil é José Mario. Cada Papa tem a liberdade de escolher o nome novo. O Papa Francisco optou por esse nome em referência à São Francisco de Assis.

Além de ser o primeiro papa latino-americano, o Papa Francisco também se destacou por recusar a vida de luxo do papado. Ele vive na casa Santa Marta e se destaca por seu forte compromisso com a justiça social. O Papa atual também vem recebendo muita atenção midiática nos últimos anos graças a seus posicionamentos ousados sobre temas há muito negligenciados pela Igreja Católica, como o divórcio, a homossexualidade, o sexo antes do casamento, entre outros.

Como se escolhe um papa

Como já mencionamos antes, o cargo do Papa é vitalício. No entanto, é possível que um Papa renuncie do seu cargo. Foi o que fez o papa Bento XVI, em 2013. Seja em caso de renúncia ou de morte do Papa anterior, o processo de escolha de um novo papa se dá pelo Conclave.

O Conclave nada mais é do que uma reunião que ocorre na Capela Sistina do Vaticano com os cardeais do mundo inteiro. O Conclave é totalmente secreto e fechado: os religiosos ficam incontatáveis durante a reunião, dure o tempo que durar. É nessa reunião que os cardeais devem propor nomes para ocupar o cargo de Papa. Inicia-se então o processo de votação com todos os candidatos levantados. Ganha aquele que consegue uma maioria de dois terços durante a votação.

Existem algumas tradições passadas de século para século que marcam esse momento importante na trajetória do Cristianismo. O primeiro deles é o uso da fumaça para se comunicar com o mundo externo. Como os cardeais estão incomunicáveis durante o Conclave, a única forma de anunciar à população - que aguarda ansiosamente pela decisão de quem será o novo Papa - é através da fumaça que sai da lareira. Se ela for preta, significa que ainda não houve consenso. Já se for branca, é sinal de que o novo Papa foi escolhido.

Em seguida, um dos cardeais se dirige até a varanda da Basílica de São Pedro e grita as palavras "Habemus papam", que significa "Temos um papa". É só então que o ritual está completo e o novo Papa assume seu cargo.

Se gostou do nosso artigo sobre O que faz o papa, você também pode se interessar por: Como se escolhe um Papa

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que o papa faz, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. REVISTA SUPERINTERESSANTE. Como e quando surgiu o primeiro papa? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-quando-surgiu-o-primeiro-papa/> Acesso em: 02 de maio de 2022.
Bibliografia
  • REVISTA SUPERINTERESSANTE. Para que serve o papa? Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/para-que-serve-o-papa/> Acesso em: 02 de maio de 2022.
  • PORTAL EBC. Entenda a hierarquia de governo da Igreja Católica. Disponível em: <https://memoria.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/03/entenda-a-hierarquia-de-governo-da-igreja-catolica> Acesso em: 02 de maio de 2022.
  • EDITORA CLÉOFAS. Você sabe qual é a função e a missão do papa na Igreja? Disponível em: <https://cleofas.com.br/voce-sabe-qual-e-a-funcao-e-a-missao-do-papa-na-igreja/> Acesso em: 02 de maio de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que o papa faz
O que o papa faz

Voltar ao topo da página