menu
Partilhar

Como se reza o terço

 
Por Maria Antônia Rocha. 2 maio 2022
Como se reza o terço

Rezar o terço é um hábito muito comum entre os cristãos. Segundo a religião católica, essa ferramenta é uma importante via de conexão entre Deus e os fiéis, além de ser um sinal de devoção ao divino. Apesar disso, não são todos os devotos que sabem como se reza o terço da maneira correta. Muitas crianças que crescem em escolas católicas aprendem desde cedo o passo a passo da prece usando o terço, mas esse não é o caso de todo mundo.

Por isso, se você é um cristão fervoroso e quer aprender a forma certa de rezar o terço e ter uma conexão ainda mais profunda com Deus, este artigo é para você. Vamos te ensinar como rezar o terço completo, além de te dar informações sobre a origem desta prática de oração e o que ela representa na religião cristã. Continue a leitura para se aprofundar no assunto!

O que é o terço católico?

Antes de respondermos à pergunta "como se reza o terço", é importante dar um passo atrás e entender melhor do que se trata esse instrumento. A fé cristã entende o terço como uma oração tradicional que busca honrar Nossa Senhora, ou Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Aqui, vale diferenciar o terço do rosário. O rosário é uma versão estendida dos mistérios da vida de Jesus, no qual os fiéis devem rezar 200 Aves-Marias. Enquanto isso, o terço (como o próprio nome sugere), é composto apenas por 50 Aves-Marias, isto é, a terça parte do rosário. Lembre-se que tanto no terço quanto no rosário os fiéis também devem rezar um número específico de Pai-Nossos, Glórias ao Pai e Credos, como veremos a seguir.

Na prática, o terço é representado por uma espécie de cordão formado por bolinhas ou contas, uma medalha de Nossa Senhora e um pingente de cruz. A prática de rezar o terço é feita da seguinte forma: o devoto deve segurar cada um dos componentes do terço de cada vez conforme proclama a oração correspondente.

O colar é formado por cinco dezenas: elas sempre se iniciam por uma bolinha maior, seguida de 10 contas menores. Cada uma das dezenas representa um dos "mistérios" de Jesus Cristo.

Leia também: Como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima

Como rezar o terço completo

O primeiro passo para entender como rezar o terço é aprender o significado de cada uma das contas do cordão e qual a sua oração correspondente. Vejamos:

  • Cruz: é o início do terço, onde se deve rezar o Credo.
  • Contas maiores: são as bolinhas grandes. Na primeira, deve-se rezar o Pai-Nosso, enquanto nas seguintes a prática costuma ser orar o Pai-Nosso seguido do Glória.
  • Contas menores: representadas pelas bolinhas pequenas, nas quais os devotos são chamados a rezar a oração de Ave-Maria.
  • Medalha de Nossa Senhora: ao atingir esse elemento no terço, é esperado que os cristãos rezem a oração de Salve Rainha.

Agora vamos ao passo a passo de como rezar o terço completo:

  1. Inicie a sua oração fazendo o sinal da cruz e dedique a sua oração a alguém que esteja precisando ou a alguma situação que precisa ser resolvida ou pela qual você é grato(a).
  2. Segure o sinal da cruz do terço e reze o Credo.
  3. Na primeira conta grande, diga a oração do Pai-Nosso
  4. Reze três Ave-Marias, uma para cada uma das próximas bolinhas pequenas
  5. Na correntinha entre as contas pequenas e a grande, reze um Glória
  6. Segurando a próxima conta maior separada, reze o Pai-Nosso
  7. Pule a medalha de Nossa Senhora
  8. Para cada uma das contas pequenas que vierem a seguir, reze uma Ave-Maria
  9. Recite o Glória
  10. Na próxima conta grande, diga o Pai Nosso
  11. Repita os passos 8, 9 e 10 ao longo do terço até chegar à medalha de Nossa Senhora novamente
  12. Após percorrer todo o terço, finalize sua oração com um Salve Rainha enquanto segura a medalha.

Pronto! Agora você já aprendeu como se reza o terço da forma agora. Se você quiser se conectar ainda mais com a sua fé, pode também se interessar por: Como orar a Deus

Qual a origem e importância do terço na religião cristã?

Para quem tem fé em Deus, saber como rezar o terço é essencial. Mas para além disso, também é importante entender a origem dessa tradição e o que é falado sobre ela nas escrituras sagradas. O Cristianismo entende a oração do terço e do rosário como a mais elevada e profunda oração que um devoto pode fazer a Deus. Por conta disso, é recomendado que os fiéis façam a oração do terço todos os dias para se manterem conectados com o sagrado.

Embora a tradição diga que o terço deva ser um hábito diário, rezá-lo é especialmente indicado para os cristãos que estão passando por momentos difíceis e que precisam se conectar com Deus em um nível mais íntimo para buscar soluções, conselhos e claridade sobre determinada situação. A prática também representa uma devoção profunda à Nossa Senhora, além de levar os cristãos a uma meditação constante sobre os ensinamentos de Jesus e suas aplicações na vida diária.

A origem do terço é antiga. Os primeiros registros dessa prática explicam que os monges católicos usavam pedrinhas para contar suas orações. A fé cristã também acredita que, em uma aparição de Maria à São Domingos, por volta do ano de 1200 d.C., ela lhe apresentou o formato do rosário. Desde então, o instrumento tem se difundido cada vez mais entre os religiosos. Há inclusive relatos de aparições de Maria em Fátima (Portugal), pedindo aos fiéis que rezassem o terço diariamente.

Por isso, é importante rezar o terço com fé, sempre meditando a respeito da Palavra Sagrada. Não é a toa que o próprio Papa em exercício, o Papa Francisco, disse que: "Rezando, nós levamos tudo a Deus: os cansaços, as feridas, os medos, mas também as alegrias, os dons, os entes queridos... tudo a Deus (...). Usem frequentemente esse instrumento poderoso que é a oração do Terço, porque traz a paz aos corações, às famílias, à Igreja e ao mundo"[1].

  1. CANÇÃO NOVA. Rezar o terço traz paz à Igreja e ao mundo, explica Papa Francisco. Disponível em: <https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/rezar-o-terco-traz-paz-a-igreja-e-ao-mundo-explica-papa-francisco/> Acesso em: 15 de abril de 2022.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se reza o terço, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Bibliografia
  • REVISTA SUPERINTERESSANTE. Qual é a origem do terço católico. Disponível em: <https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/qual-e-a-origem-do-terco-catolico/> Acesso em: 15 de abril de 2022.
  • CORPUS CHRISTI COLLEGE. How to pray the rosary. Disponível em: <https://www.corpus.wa.edu.au/news-blog/2020/5/1/how-to-pray-the-rosary> Acesso em: 15 de abril de 2022.
  • UNITED STATES CONFERENCE OF CATHOLIC BISHOPS. How to pray the rosary. Disponível em: <https://www.usccb.org/how-to-pray-the-rosary> Acesso em: 15 de abril de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como se reza o terço
Como se reza o terço

Voltar ao topo da página