Crenças cristãs

Deveres da esposa segundo a bíblia

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 11 fevereiro 2022
Deveres da esposa segundo a bíblia

Para as mulheres cristãs que estão prestes a se casar na igreja, pode ser importante conhecer os deveres da esposa segundo a Bíblia e seguir os preceitos divinos tanto na cerimônia quanto no relacionamento. Assim como as escrituras deixam claro que os maridos tem papéis a desempenhar em um casamento, também cabe às esposas seguir os ensinamentos de Deus para manter um lar harmonioso e feliz.

De acordo com as escrituras, as mulheres têm um papel fundamental no cuidado do lar e dos filhos, além de serem companheiras de seus maridos e os respeitarem. Se você quer saber mais sobre as responsabilidades da esposa dentro de um casamento cristão, neste artigo do umCOMO reunimos os principais ensinamentos da Bíblia e os versículos que versam sobre o tema. Confira!

Também lhe pode interessar: Deveres do marido segundo a bíblia

Quais são os deveres da esposa segundo a Bíblia

De acordo com a palavra da Bíblia, homens e mulheres são iguais no relacionamento cristão. Apesar disso, cada um deles recebe algumas atribuições específicas de Deus. No caso das mulheres, são tarefas que envolvem cuidar do lar cristão e a vida familiar. Confira a seguir quais são os deveres da esposa segunda a Bíblia.

1) Ser auxiliadora do marido

Um dos deveres das esposas mais claros nas escrituras é o de auxiliadora. Segundo a Bíblia, cabe à mulher servir como uma espécie de "co-piloto", que pode ajudar e aconselhar o homem na tomada de decisões. No entanto, isso não significa que ela poderia tomar as rédeas do lar e tirar a autoridade do marido, já que a Bíblia deixa claro que o marido é "o cabeça do lar" e a autoridade principal dentro da casa. Além de conselheira, também caberia à mulher o papel de encorajar o marido e os filhos a seguirem a palavra divina dentro de casa.

2) A esposa deve ser submissa

A submissão da esposa ao marido é um dos deveres mais conhecidos das mulheres segundo a Bíblia. Isso não significa que a mulher deve ser mal tratada, colocada em uma posição inferior à do marido ou satisfazer todas as suas vontades, mas sim que ao homem cabe o papel de liderança no governo do lar e à mulher o papel de submissa, que nunca deve exercer autoridade sobre o marido. Vale lembrar que a autoridade exercida pelo homem não deve ser dominadora e controladora, mas sim gentil e servidora.

3) Administradora do lar

De acordo com as escrituras, a mulher também deve cumprir o papel de administradora do lar, o que significa conduzir e ter responsabilidade pelas tarefas domésticas e do cuidado com os filhos. Seriam as chamadas "donas de casa", enquanto os homens seriam atribuídos a trabalhar fora e prover sustento para a casa.

Na Bíblia as tarefas do homem e da mulher são vistas como complementares e igualmente importantes: enquanto ele pesca, ela cozinha. Algumas vertentes do cristianismo fazem uma interpretação de que a mulher não deve trabalhar fora de casa, enquanto outras admitem que a esposa participe do mercado de trabalho formal e traga sustento para o lar também, desde que isso não faça com que suas tarefas de administradora do lar fiquem comprometidas. Mas como em uma relação de parceria, os maridos também podem auxiliar as esposas com as tarefas domésticas.

Também pode lhe interessar: Como rezar o terço de Nossa Senhora de Fátima

Citações bíblicas sobre o papel da esposa no casamento cristão

Confira a seguir alguns dos principais versículos bíblicos sobre o papel da esposa em um casamento cristão:

  • "Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." (Gênesis 2.18)
  • "A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba." (Provérbios 14.1)
  • "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido."(Efésios 5.22-24)
  • "Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor." (Colossenses 3.18)
  • "A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio." (1 Timóteo 2.11,12 – NVI)
  • "Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa." (1 Pedro 3.1)
  • "Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência." (Gênesis 21.12)
  • "E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito." (Mateus 27.19)
  • "Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada." (Tito 2.3-5)
  • "Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos." (Provérbios 31:15,16)
  • "Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na de bem aventurada; seu marido também, e ele a louva." (Provérbios 31:27,28)
  • "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma benção do Senhor." (Provérbios, 18:22)

                      Se você quer aprender mais sobre a fé cristã, que tal conferir nossos outros artigos:

                      Se pretende ler mais artigos parecidos a Deveres da esposa segundo a bíblia, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

                      Bibliografia
                      • OPEN BIBLE. Duties of a wife. Disponível em: <https://www.openbible.info/topics/duties_of_a_wife>. Acesso em: 28 de janeiro de 2022
                      • ALL ABOUT MARRIAGE. Role of the wife in a biblical marriage. Disponível em: <https://www.allaboutgod.com/role-of-the-wife-in-the-bible.htm> Acesso em: 28 de janeiro de 2022
                      • MAD ABOUT MARRIAGE. What is the husband's and wife's roles in a biblical marriage? Disponível em: <https://madaboutmarriage.com/2015/05/15/what-is-the-husbands-and-wifes-role-in-a-biblical-marriage> Acesso em: 28 de janeiro de 2022
                      Escrever comentário
                      O que lhe pareceu o artigo?
                      Deveres da esposa segundo a bíblia