Fale com sua filha

O que fazer se menstruar na escola

O que fazer se menstruar na escola
Imagem: edmilsong.blogspot.com

A primeira menstruação para um menina pode ser difícil de lidar se ela não estiver preparada. Porém, com algumas dicas do umComo.com.br fica fácil prever e mesmo saber o que fazer se menstruar na escola.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu filho não me respeita

Primeira menstruação na escola

Existem alguns sinais que podem ajudar as meninas a preverem quando a menstruação vai chegar pela primeira vez. Dessa forma, é possível estar prevenida e carregar um absorvente higiênico consigo. No entanto, mesmo quem não está preparada tem alternativas sobre o que fazer se menstruar na escola.

A primeira dica é colocar um pedaço de papel higiênico no lugar do absorvente higiênico para “quebrar o galho” até ir à secretaria da escola. Em geral, as escolas possuem absorvente higiênico porque é normal que apareça a primeira menstruação quando as meninas estão na escola. Algumas alunas podem se sentir envergonhadas em chegar à secretaria com o pedido, porém, menstruar não é razão para vergonha, já que isso é natural e vai acontecer com todas as meninas.

No entanto, quem estiver no banheiro com as colegas quando perceber que menstruou pode pedir se alguma delas tem absorvente, pois as meninas menstruam pela primeira vez com idades semelhantes. No caso da menstruação ter passado para a calça, a dica é amarrar na cintura o moletom ou casaco do uniforme. Mesmo assim, é preciso colocar um absorvente.

As meninas que já menstruam devem carregar consigo absorvente higiênico próximo à data em que está previsto o início do seu ciclo menstrual. Mas o que fazer se menstruar na escola se estiverem desprevenidas consiste nas mesmas dicas que valem para as meninas que estão menstruando pela primeira vez.

Como prever a primeira menstruação

Quando a menina chega aos 10 anos, ela pode menstruar pela primeira vez a qualquer momento, sendo que o mais comum é começar a menstruar entre os 11 e os 13 anos. Por outro lado, é possível menstruar ainda antes, com nove anos ou mesmo aos 16. Nesse período, portanto, a menina deve estar mais atenta ao seu corpo, para ajudar a prever quando será a sua primeira menstruação.

Um sinal bastante comum de que está para menstruar é a cólica, que pode ser confundida com dor de barriga da primeira vez. Mas a dor é um pouco diferente, já que costuma se assemelhar a uma pontada, abaixo da barriga e mais perto da região pélvica. Antes disso, a menina pode observar outros sinais em seu corpo.

Entre eles, está o desenvolvimento dos seios, sendo que a menstruação pode chegar dois anos depois dos primeiros sinais de que os mamilos estão criando forma. Esse e outros indícios são os que caracterizam a puberdade, sendo outro deles o aparecimento dos pelos pubianos, mas que também podem surgir dois anos antes da primeira menstruação.

Outro indício que ajuda a identificar a chegada em breve da menstruação é a secreção vaginal amarelada ou branca. Esse é um dos sinais mais úteis para saber o que fazer se menstruar na escola, pois costuma preceder a menstruação em alguns meses. Assim, a menina já pode usar protetores diários para não manchar a calcinha.

O que fazer se menstruar na escola - Como prever a primeira menstruação
Imagem: girlshealth.gov

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se menstruar na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mariana
Quando eu menstruei na escola, eles n me liberaram para ir embora, nem ligaram para minha mãe, nem me deram um absorvente, fizeram eu ficar na sala, e nem deixaram ir ao banheiro, como Fasso nessa ocasião?
Imagem: edmilsong.blogspot.com
Imagem: girlshealth.gov
1 de 2
O que fazer se menstruar na escola