PARTILHAR

O que é o analfabetismo funcional

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é o analfabetismo funcional
Imagem: 100porcentoaprendizagem.blogspot.pt

O analfabetismo funcional é uma desordem cognitiva em que o possuidor não consegue interpretar textos de maneira correta. Apesar de conhecedora das letras, da fonética e de um mínimo processo sintática, a pessoa que é analfabeta funcional não consegue compreender frases, textos ou ideias e geralmente tem grande dificuldade em fazer operações matemáticas, mesmo que não sejam complexas. Para compreender melhor o que é o analfabetismo funcional, o umComo.com.br traz esse artigo para você.

A alfabetização funcional

O analfabetismo funcional é um problema que afeta muito o Brasil. Essa disfunção cognitiva é definida pela incapacidade de entender ou interpretar textos e a incapacidade de fazer operações básicas de matemática. Hoje, cerca de 68% dos brasileiros estão enquadrados na situação de analfabetismo funcional.

A alfabetização funcional, ou seja, a capacidade de compreender o que está sendo lido e o que está sendo feito é divida em três grupos:

  • Nível 1: Conseguem compreender frases curtas e palavras, mas não conseguem entender textos. Conseguem contar e somar pequenas quantidades, mas não têm habilidade de fazer operações aritméticas complexas. Segundo o IBOPE, cerca de 30% da população brasileira se localiza nesse nível de alfabetização.
  • Nível 2: As pessoas que estão nesse nível de compreensão conseguem entender textos curtos e fazer operações matemáticas mais complexas, mas não conseguem compreender a totalidade dos textos, apenas informações dispersas e não conseguem exprimir opinião crítica ou conclusões acerca do que foi lido. As operações matemáticas podem ser desenvolvidas, contanto que não exijam grande quantidade de cálculos e métodos muito grandes. 38% dos brasileiros estão nesse nível de alfabetização funcional.
  • Nível 3: A compreensão de textos é mais fácil e as conclusões sobre o assunto do texto são comuns. As operações matemáticas podem ser feitas em quase todos os casos, mas isso dependerá da aptidão da pessoa para o conteúdo. Chama-se esse nível de alfabetização plena. Cerca de 32% da população brasileira se enquadra nesse nível de alfabetização funcional.

Causas do analfabetismo funcional

Existem diversos motivos que justificam a existência do analfabetismo funcional. A falta de interesse pelo conhecimento, pelas notícias, pela literatura e pela matemática pode gerar a incapacidade de compreensão de textos.

Um fato curioso é que, hoje, no Brasil, 38% dos universitários são analfabetos funcionais. Isso demonstra que o currículo escolar brasileiro não incentiva o entendimento, a opinião e a lógica. Além disso, várias questões culturais, como a falta de gosto por jornais e livros e a negação ao raciocínio matemático contribuem para apenas 32% dos brasileiros possuírem uma alfabetização plena.

Como combater o analfabetismo funcional

Se você conhece uma pessoa que está em situação de analfabetismo funcional, tente sugerir alguns textos que despertem o interesse dessa pessoa pelo ato de ler. Incentivar questões lógicas através do questionamento racional e de problemas matemáticos pode melhorar a situação de alfabetização funcional. Debater acerca de notícias é sempre um bom passo. Por exemplo, se a pessoa gosta de esportes, busque mostrar a ela as publicações recentes sobre o time dela ou sobre um determinado jogo e converse com ela acerca disso. É muito importante ter paciência e compreensão nesses casos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o analfabetismo funcional, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paulo Ribeiro
Precisava fazer um trabalho sobre isso e este artigo foi crucial. Completo e muito bem escrito. Obrigado ao redator e a galera do site! Continuem assim!
Editor umComo.com.br
Oi Paulo, que bom saber isso! Muito obrigado pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
O que é o analfabetismo funcional
Imagem: 100porcentoaprendizagem.blogspot.pt
O que é o analfabetismo funcional

Voltar ao topo da página ↑