Outros Educação ciências

De onde vem a onda do mar

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
De onde vem a onda do mar

Adoro ir no mar e pegar umas ondas. Mesmo que não seja muito bom com a prancha, costumo ficar na zona de arrebentação e pegar uma carona das ondas para chegar no areal. Como eu, muitos fazem o mesmo e acabam por se divertir. No entanto, no outro dia me perguntei de onde vem a onda do mar? Andei pesquisando e se quiser saber basta continuar lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: De onde vem o vento

Índice

  1. Produzidas pelo Vento
  2. Ventos Locais
  3. Para surfar
  4. Ondas gigantes
  5. O Canhão da Nazaré

Produzidas pelo Vento

Na verdade as ondas são uma produção do vento. Elas não se formam simplesmente quando chegam à praia. Elas vêm se formando muito antes, por vezes milhares de quilômetros e quilômetros antes, através da ação do vento que vem empurrando. A força do vento aliada à distância percorrida resulta num acumular de energia que termina na chegada à praia, rochas ou pontões, por serem a última barreira.

Ventos Locais

Contudo não são só os ventos distantes que formam ondas, também os ventos locais são capazes de produzir ondulação, mas neste caso, as ondas têm características diferentes, as ondas costumam ser irregulares, instáveis, contínuas e frequentemente quebram.

De onde vem a onda do mar - Ventos Locais

Para surfar

Para os surfistas, os ventos ideais são aqueles que sopram da terra para o mar, porque mantêm e conseguem levantar a parede das ondas. No entanto, dependendo das condições atmosféricas e geológicas é possível obter ondas gigantes para os surfistas mais extremos.

Ondas gigantes

Geralmente as ondas gigantes e poderosas são mais facilmente formadas quando estamos sobre o efeito de uma zona de baixas pressões. Isto porque nessas condições o vento está mais forte, gerando mais energia nas ondas cada vez que sopra, logo mais energia irá ser liberada. Contudo existem casos em que a força do vento é ajudada pelas condições geológicas do lugar.

De onde vem a onda do mar - Ondas gigantes

O Canhão da Nazaré

Por exemplo em Portugal, numa vila piscatória chamada Nazaré, no Oeste do país, existe um fenômeno geológico chamado Canhão da Nazaré, responsável pelas maiores ondas do mundo. Embora a vila esteja protegida das ondas gigantes a sul do canhão subaquático, a norte não é bem assim, o vento atua sobre o mar, e as ondas vão gerando energia, uma parte vai direta à praia Norte, e a outra segue pelo canhão, desenhando uma curva que acaba por cruzar com as ondas a norte da vila. As duas forças cruzam-se e provocam ondas de 30 metros que só os mais corajosos e aptos conseguem surfar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a onda do mar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gustavou
Obrigado! Me ajudou muito nas minha aulas
1 de 3
De onde vem a onda do mar