Partilhar

Como surgiu o canibalismo

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como surgiu o canibalismo
Imagem: tagesspiegel.de

Existem diversos comportamentos que as pessoas consideram repugnantes. A repulsão por coisas que envolvem a violação do corpo humano, como crimes sexuais, violação de cadáveres e canibalismo é total. É muito difícil entender de onde vem essas coisas que parecem tão doentias para nossas mentalidades. De qualquer forma, compreender o surgimento dessas práticas tão longínquas da nossa cultura é difícil, porém necessário para termos uma compreensão melhor da história e do pensamento da sociedade humana. Para compreender como surgiu o canibalismo, continue lendo esse artigo que umComo.com.br desenvolveu para você.

Também lhe pode interessar: O que é o BRICS
Passos a seguir:
1

O canibalismo se define como a prática de alguns seres de comer animais da sua própria espécie. Por exemplo, um processo muito comum de canibalismo é o de ursos polares comerem seus companheiros em momentos de escassez de comida. Esse é um acontecimento relativamente comum em diversas espécies do mundo animal e seu surgimento se dá pela necessidade de se alimentar e continuar vivo. Se a única opção que existe para um animal é se alimentar de um animal da mesma espécie, você pode se assegurar de que isso ocorrerá. Essa consciência de respeito aos semelhantes não é comum na maioria das espécies do mundo animal e não seria correto observar esse evento do mundo animal de maneira repugnante. É da necessidade que surge o canibalismo em outras espécies.

Como surgiu o canibalismo - Passo 1
Imagem: globo.com
2

Diferentemente das outras espécies, o canibalismo humano surge de outra maneira. Depois do desenvolvimento profundo da sociedade em tribos e clãs, algumas dessas tribos faziam cultos canibais com cunho religioso. Esse evento era muito comum em tribos de guerreiros, que costumavam comer seus inimigos para adquirir sua sabedoria e força através da carne e do sangue. Temos como exemplo próximo disso os tupinambás, índios brasileiros que fizeram isso durante muito tempo até seu extermínio. Esses índios aprisionaram, uma vez, um aventureiro alemão chamado Hans Staden. Hans Staden foi preso pelos tupinambás e descreveu claramente como era a situação do canibalismo e como eram os métodos de alimentação canibal desses índios. Essas memórias estão gravadas no livro "Duas Viagens ao Brasil", obra escrita ao próprio punho que é objeto de estudo sobre o canibalismo até hoje. O surgimento do canibalismo humano se dá então, por motivações religiosas e espirituais.

Como surgiu o canibalismo - Passo 2
Imagem: listverse.com
3

Apesar de tudo, ainda hoje existem diversos casos de canibalismo que não são relacionados a motivação religiosa. Em 1976, o alemão Joachim Kroll (imagem) foi preso por cerca de 8 assassinatos. Ele relatou a polícia que matava as pessoas e as comia pelo simples motivo de economia nas compras do mês. Apesar de sua fala, é importante relatar que Joachim Kroll é um mero psicopata e esse caso de canibalismo reforça o caráter de crueldade do seu crime. Atualmente, o canibalismo é caracterizado única e exclusivamente por transtorno mental e psicopatia. Para entender o que é a psicopatia e saber como é um psicopata, leia nosso artigo Como identificar um psicopata.

Como surgiu o canibalismo - Passo 3
Imagem: ibxk.com.br
4

Em resumo, é importante reconhecer que o canibalismo dentro do mundo animal é muito comum, mas que sua prática na sociedade humana já foi comum. O surgimento do canibalismo se deu por motivação religiosa e espiritual, mas hoje só cabe a psicopatas, visto que a violação de cadáveres é totalmente repugnante, antiética, ilegal e desrespeitosa por toda a sociedade. Entender a diferença entre o canibalismo tribal e o canibalismo psicopata é essencial para saber de onde surgiu o canibalismo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o canibalismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como surgiu o canibalismo

O que lhe pareceu o artigo?

Como surgiu o canibalismo
Imagem: tagesspiegel.de
Imagem: globo.com
Imagem: listverse.com
Imagem: ibxk.com.br
1 de 4
Como surgiu o canibalismo

Voltar ao topo da página