Partilhar

Como superar a separação dos pais

 
Por Sara Viega. Atualizado: 8 novembro 2019
Como superar a separação dos pais

Ressentimento, dor, coragem... Para a maioria dos filhos a separação dos pais costuma marcar um antes e um após muito importante. Algo se quebra, muda, se desvanece e, geralmente, não é uma situação fácil de digerir. Se estiver vivendo esta situação e não souber como agir, o que dizer ou o que fazer, este artigo é dedicado a você. Em umComo.com.br queremos ajudá-lo a ver um pouco a luz nesta situação dura, independente da sua idade. Por isso, explicamos como superar a separação dos seus pais. Aprenda a reestruturar a sua vida e a unidade familiar, a aceitar as mudanças e a não procurar culpados. Você irá se sentir melhor.

Também lhe pode interessar: Como superar um divórcio
Passos a seguir:
1

Antes de mais, você deve ter em conta que para seus pais a situação também não é fácil. Se eles tomaram a decisão de se separar, deve considerar que ela foi muito pensada e evitada de todas as formas. Se finalmente acontecer, deve aceitar a situação e assumir que apesar de ser um processo doloroso, a reestruturação e a estabilidade voltarão a você.

2

O estado de choque ou a crise é um estado natural, lembre-se disso. No começo sentirá que a informação chega muito rápido e deverá tentar entender tudo em um curto período de tempo. As mudanças serão rápidas e deverá se adaptar na medida do possível. Sabemos que não é fácil perder a unidade familiar ou aceitar que algo em que acreditava já não está lá, se quebrou. A decepção é natural mas não deve se fechar em si mesmo. Seus pais também precisam de apoio. Pense nisso.

Como superar a separação dos pais - Passo 2
3

Se por um lado seus pais deveriam ter se separado da forma menos traumática possível, isso nem sempre é possível. Se a tensão se apoderar da sua casa, deve parar para pensar em como lidar com a situação. Pode ser que tanto seu pai como sua mãe tentem colocá-lo de um lado ou de outro, contra algum dos dois lados. Que um filho acabe sendo o centro do conflito é comum mas deve tentar se afastar desse foco o máximo que conseguir.

4

A comunicação é essencial. Se em qualquer âmbito da vida é importante saber escutar e ao mesmo tempo dizer o que pensa sem ferir os sentimentos alheios, nesta situação isso é ainda mais crucial. Seus pais devem saber o que pensa sobre a decisão porque isso o afeta. Fale bem claro e transmita seus sentimentos. Devem ser conscientes de como estão encarando a situação se quiserem evitar que o processo de adaptação seja o menos doloroso possível.

Como superar a separação dos pais - Passo 4
5

É provável que você fique se perguntando: porquê meus pais? Os motivos podem ser muitos mas deve evitar pensar que você é o culpado ou o responsável pela sua ruptura. O amor pode terminar e as desavenças podem chegar. Lembre-se que, a separação acontece perante uma acumulação de situações insustentáveis entre o casal, é um problema dos seus pais e não seu, mesmo que sofra danos colaterais após a sua decisão.

6

Durante a separação sentirá que seu humor muda de forma vertiginosa. Não se assuste, é natural. No fundo, a decepção apoderou-se de você e o coquetel de emoções é intenso. Você ama seus pais mas eles te machucaram. Sente-se irritado, triste, pressionado ou inclusive aliviado se as brigas ou ambiente tenso eram algo comum em casa.

E no meio de tanta emoção, é provável que se posicione do lado do mais frágil. Você construirá sua própria opinião mas deve entender que a separação, provavelmente, é uma coisa dos dois; apesar de parecer que um tem mais culpa que o outro, os dois são seus pais.

Como superar a separação dos pais - Passo 6
7

Fale com as pessoas ao seu redor, refugie-se entre os amigos, familiares, namorado/a... Ou vá a um psicólogo profissional para que o ajude a superar este período de luto. Pense que deverá se adaptar a inúmeras mudanças e que deve trazer para fora o que tem dentro, para que a situação não pese tanto. Se você for um adolescente, pode ser que tenha que mudar de casa, de escola ou de cidade; é provável que tenha que ir inclusive a uma audiência para determinar a sua própria custodia. Seja sincero, flexível e tolerante. Adaptar-se às mudanças fará você amadurecer.

8

Para que o divórcio seja mais leve para você, deve tentar ser justo, assim como os seus pais. Com paz, comunicação e empatia a separação será mais fácil para todos. Não é conveniente evitar o tema, deve-se falar do futuro, dos sentimentos e procurar possíveis soluções para que a cordialidade reine entre todos. Ao longo da sua vida existirão eventos, celebrações e momentos em que precisará tanto do seu pai como da sua mãe. É importante que se estabeleça uma boa relação entre todos, a melhor possível.

9

Não se esqueça de viver sua vida. Este acontecimento marcou um antes e um depois para você, mas não deve deixar que tudo gire ao redor do divórcio dos seus pais. Afinal de contas, todos devem superá-lo e seguir em frente. É imprescindível que peça ajuda se precisar e que descubra o que é importante para você. Invista o seu tempo em tudo aquilo que fizer você feliz e, no fim, a calma chegará.

Como superar a separação dos pais - Passo 9
10

Ainda que seja difícil deve tentar ver o lado positivo de cada situação. Pense que talvez seus pais podem ser mais felizes vivendo separados. Não prive seus pais de refazer as suas vidas e apoie-os na medida do possível. Deverá aprender a viver com outra união familiar, mas pense que superar a separação dos seus pais fará você mais forte, responsável e maduro.

11

Por último, dê tempo a si mesmo, não tenha pressa. A superação de um trauma ou de uma decepção requer tempo. Com vontade e paciência, com positivismo e realismo, com maturidade e perseverança e sem perder de vista tudo aquilo que é bom e positivo para você, será mais fácil de superar a separação de seus pais. Você vai conseguir!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a separação dos pais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como superar a separação dos pais

O que lhe pareceu o artigo?

Como superar a separação dos pais
1 de 5
Como superar a separação dos pais

Voltar ao topo da página