Outros Educação ciências

Como se forma o ouro

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se forma o ouro

Quando falamos de pedras preciosas e jóias pensamos sempre em diamantes, mas há um metal que sempre acompanha essas jóias, e que rege o dinheiro de todo do mundo. A maior parte está guardado mas ainda há muito andando nas joalherias, nas orelhas, pescoços e dedos de muitas pessoas. A sua qualidade se mede em quilates e sempre que um atleta ganha uma medalha desse metal acaba por trincar para saber se é verdadeiro. Muitas "febres" se desenvolveram por causa dele e culminaram sempre em corridas. É o metal mais famoso do mundo e todos querem ter um pedaço, mas afinal como se forma o ouro? Na continuação desse artigo do umComo nós explicamos.

Também lhe pode interessar: Como se forma um tsunami

Índice

  1. Características do Ouro
  2. Utilizações do Ouro
  3. Formando o Metal Precioso
  4. Rastreando o Ouro

Características do Ouro

O ouro é um metal que se forma através da colisão de duas estrelas de nêutrons. É chamado de metal de transição, e seu nome significa brilhante. É fácil de reconhecer devido à sua cor amarela. E à temperatura ambiente encontra-se em estado sólido.

É um metal denso, maleável e resistente à quebra quando deformado. Além disso não tem reação com a maioria dos químicos à excepção do cloro e do bromo. Normalmente o ouro puro é demasiado mole por isso ele é adicionado a outros metais como a prata e o cobre formando uma liga metálica para se criarem as peças de joalharia que conhecemos, além de servir para cunhar moedas, sendo que é o padrão monetário em muitos países.

Devido à sua composição o ouro acaba por ser um material de boa condutividade elétrica, como não reage à maioria dos químicos é resistente à corrosão. Todas estas características permitem a sua utilização nas mais variadas áreas.

Confira também no nosso artigo qual é a densidade do ouro puro.

Como se forma o ouro - Características do Ouro

Utilizações do Ouro

Inicialmente o ouro apenas tinha um valor decorativo e como moeda de troca, atualmente ele é empregado em vários locais diferentes, desde a indústria à medicina. O ouro e seus derivados são utilizados em:

  • Comunicações;
  • Naves Espaciais;
  • Computadores;
  • Motores de Aviação;
  • Conexões Elétricas;
  • Restaurações Dentárias;
  • Fotografias;
  • Cerâmicas;
  • Coberturas de Material Biológico;
  • Refletor de Luz Infravermelha;
  • Etc.
Como se forma o ouro - Utilizações do Ouro

Formando o Metal Precioso

A verdade é que o ouro existe praticamente em todo o lado, ele é o resultado de uma fusão nuclear que se deu quando o planeta Terra ainda se formava. No entanto, as quantidades existentes de ouro comparativamente a outros átomos é bastante reduzida. Para terem uma comparação, na crosta terrestre, que é a parte mais superficial do planeta, por cada bilhão de átomos apenas existem cinco de ouro.

As jazidas de ouro têm milhões de anos e foram sendo formadas pelos fenômenos naturais como terremotos, vulcões entre outros. Esses fenômenos fizeram com que o ouro que inicialmente apenas se encontrava debaixo de terra passasse a existir na superfície. Por isso é possível encontrar ouro nos leitos dos rios, em minas a céu aberto além das minas subterrâneas que podem atingir dois quilômetros de profundidade. Mas como a concentração de átomos é tão escassa é necessário obter muita informação para conseguir encontrar uma jazida, para não falar que o ouro tem de ser submetido a um tratamento químico para ser separado de outros elementos.

Como se forma o ouro - Formando o Metal Precioso

Rastreando o Ouro

Para se encontrar uma jazida de ouro, os geólogos analisam imagens fornecidas pelos satélites e a composição das rochas, procuram por falhas geológicas que além de criarem ouro também provocam a sua movimentação para a superfície. Buscam determinadas composições químicas nas rochas e minerais de um terreno, fazendo o mapeamento geológico. Para isso precisam recolher amostras do solo, das rochas e dos sedimentos.

Como se forma o ouro - Rastreando o Ouro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se forma o ouro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como se forma o ouro