Partilhar
Partilhar em:

Como saber se sou médium

Como saber se sou médium

A mediunidade é a percepção de leves frequências ao nosso redor. Médium é uma palavra de origem latina que significa “aquele que está no meio”, e pode ser utilizada tanto para homens como para mulheres. O médium, portanto, é uma espécie de intermediário entre dois mundos: o mundo físico e o mundo espiritual. Segundo algumas crenças, todos somos um pouco médiuns, contudo nem todos temos a capacidade de entrar em contato com espíritos: essa mediunidade é mais profunda, mais trabalhada, e frequentemente referida como ostensiva. Mas afinal, como saber se sou médium? Em umComo explicamos-lhe!

Também lhe pode interessar: Como saber se sou vidente
Passos a seguir:
1

Não há nenhum sinal físico, nenhuma marca de nascença que represente a mediunidade. Trata-se de um dom natural que é ativado, entre outras coisas, pelas escolhas espirituais feitas por uma pessoa.

2

Existem, contudo, sintomas físicos que podem demonstrar que determinada pessoa possui o dom da mediunidade. O suor excessivo de mãos e axilas é um deles. Bochechas e orelhas muito vermelhas e quentes também podem sinalizar para a existência da mediunidade. Calafrios, ânsia de vômito, falta de energia, despertar já cansado podem indicar que alguém é médium. Outros sintomas: sensação frequente de desmaio, perda ou excesso de sono, insegurança, fobias, melancolia e até mesmo depressão. Pode ocorrer também, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), adormecimento ou formigamento de extremidades, arrepios, palpitações, tremores, pés gelados, dores nas costas, sensação de fraqueza, etc. Como são sintomas comuns, muitas vezes passam despercebidos.

3

Esses sintomas vão diminuindo a partir do momento em que a mediunidade passa a ser trabalhada e canalizada de forma positiva. Quando um médium sabe e conhece sobre sua mediunidade, mais livre ele está desses sintomas.

4

Caso o médium dê sinais de sofrimento e desequilíbrio, provavelmente trata-se de um médium novato ou que está em contato com espíritos maus e perturbadores. É preciso entender profundamente o que é a mediunidade para poder vê-la como um verdadeiro dom e saber lidar com ela de forma produtiva.

5

O desenvolvimento da mediunidade só deve ser feito em pessoas que conseguem estar em equilíbrio com seu dom e que têm suas dúvidas sobre o doutrinamento esclarecidas.

6

Os sinais decisivos de uma mediunidade ostensiva são:

  • Vidência ou audição espiritual comprovada;
  • Transe psicográfico (escrevendo) ou psicofônico (falando);
  • Efeitos físicos: mobilidade de objetos sem que ninguém os toque, alteração da luminosidade, etc.
7

Segundo a doutrina espírita, apenas o próprio exercício e trabalho sobre a mediunidade podem oferecer sinais decisivos de que uma pessoa é médium ostensivo. O desenvolvimento mediúnico se dá através do estudo das obras de Alan Kardec (bem como de obras similares) e da prática daquilo que é dito nessas obras. É preciso exercitar a mediunidade, praticá-la, acompanhado sempre de pessoas experientes na área. Ser médium é uma forma de doar-se para auxiliar espíritos necessitados. É, portanto, uma forma de amor.

8

Nem todo mundo chegará a ser um médium ostensivo, mesmo lendo as obras de Kardec e praticando-as. Cada ser possui um grau nato de mediunidade. Nem todo grau possibilitará que você possua vidência ou psicografe uma mensagem; todo e qualquer grau, contudo, pode auxiliar os espíritos necessitados.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se sou médium, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Comentários (92)

Escrever comentário sobre Como saber se sou médium

92 comentários
A sua avaliação:
Maria Eduarda Ferraz
Acho que sou uma médium.... Pois tenho a sensação de ter alguém perto de mim ... sinto calafrios... minhas bochechas e orelhas estão sempre vermelhas.... eu não tenho uma temperatura nos pés... pois eles estão sempre gelados .... ando de meia todos os dia não importa se estás quente ou frio ... Escuto quase toda hora alguém me chamando .... Eu tenho cicatrizes nas pernas de umas coisas que risquei nas pernas com a faca .... as vezes eu não quero fazer certas coisas mas tem sempre alguém dizendo que eu tenho que fazer... As vezes sinto que ele estas nas minhas costas ... falando no meu ouvido ... mas eu não posso o ver. ...As vezes tenho umas visões de como ele é... eu vejo um homem de capa preta encapuzado.... Olhos vermelho ... Ele diz as vezes no meu ouvido que eu sou um dos Anjos da Morte dele eu sou o Sesto o mais novo ... mas eu tenho uma missão.... a minha missão é tirar os fiéis da igreja e trazer para o lado escuro.... e o que ele me fala .... Eu era da igreja... mas faz 6 meses que sai da igreja .... Queria ajuda pra saber se sou médium ou não .... Porque minha mãe diz que isso é frescura minha ... ou as vezes ela me olha e diz que sou Discípula do Diabo ... Se vocês puderem me ajudar.... vou agradecer muito.... Obrigado
gisele
cara eu tambem sou assim tenho uma sensaçao de ter alguem me olhando e meus pés estao sempre gelados e começo a soar nas mãos do nada
ALESSANDRA
SINTO APERTO NOS PEITO E SENSACOES Q ALGO DE RUIM VAI ACONTECER N SEI COMO LIDAR COM ISSO TUDO SENDO Q SS VEZES ME ARREPIO DOS PES A CABECA QDO ENTRO EM ALGUM LUGAR N SÃO TODOS TENHO TODOS OS SINTOMAS Q FOI CITADOS ACIMA E PRECISO Q ALGUEM ME ESCLARECA TUDO ISSO ESCLARECA TUDO ISSO
patricia mendes da silva
eu estava indo em centro de umbanda em sp ,mim mudei pra ,mg estou meia afastada da minha fe mas ainda sinto alguns coisas relavada ao espiritismo.
isso significa que ainda estou desenvolvendo como médium sim ou nao? tenho duvidas sobre desenvolvimento
pamela marya maio
tenho sonhos.. e geralmente acontecem.. mas nunca sei quando e pra mimm.. tambem sinto quando algo vai acontecer..??????
MAURA CARVALHO
As vezes, sinto arrepios, ouso vozes em meu ouvidos, sonhos que se realizaram, vi por último um ser suspenso e coberto com um véu, da cabeça aos pés, dentro de minha casa as 19:30
annycosta
muito bom gostei
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Anny! Que bom que você gostou do artigo. Continue nos acompanhando ;)
heldon correia lopes
certas vezes escuto palavras gente falando tipo ,assunto mais aquele assunto eu já teria escutado outra vez ,parecendo aquele assunto ou coisa eu ja teria visto em outros tempos isso me deixa emcabulado certa vez ,eu tava na rosa e vir meu tipo passando tipo uma visão ,só ele passou bem depois fiquei imaginando o que seria aquilo,moro em são paulo ,hoje acordei alguma coisa me dizia eu tinha que ir na paulista , alguma coisa me dizia ,parece que era obrigado ir lá
Daniele
acho muito enteressante ser meduim , olha uma vez estava em casa e vi alguma coisa passar para o quarto parecia um passarinho quando fui ate lah passou bem perto de meu rosto parecia uma bola bem iluminada ! outra vez senti uma coisa ruim meu marido tinha saido nao era tao tare mais fiquei muito preucupada nao sei pq sai pra fora e la estava ele na frente de casa com um amigo , o amigo nao precia estar bem , entao quando meu marido entrou para pegar um casaco eu vih como se fosse um cachorro preto atras dele , la em casa tem dois cachorros eles tinham acabado de sair mais so um voltou , assim que vi e olhei pro beco so tinha um cachorro vindo , pois o outro tinha saido e nao tinha voltado mais , nao sei oque era pois nao tinha mais nada atras ! e outra vez escutei alguma coisa susurrando sabe ! nao fiquei com medo queria saber so o que era !!! e aqui em minha cidade teve um tempo que correu lobisomem , e todas as noites meu marido e seus amigos ficavam na minha casa ate tarde escutava os uivados eles falavam que era muito forte e chegava ate a estrondar de medo , mais quando eu acordava nada mais uivava , nunca escutei , sentia como se nao quisecem que eu escutace , queria conversar com alguem que entendesse do assunto ! ou me explicasse pois acredito em todas as coisas sobrenaturais !!!
Rosanea Teixeira dos Santos
Quando eu era mais nova, na faixa de 15 a 16 anos, eu desmaiei na entrada de uma mata,antes disso acontecer, eu abaixei para pegar uma folha grande de uma arvore. Até falei com uma prima que parecia uma orelha de um boi. Ai td começou a gira e desmaiei. As pessoas me contaram que eu queria bater em td mundo e me atira num rio proximo. Fiquei totalmente transfonada em outra pessoa e não reconhecia niquem. Passada umas horas eu voltei em si. E com isso eu via vultos pretos. E uma vez sentir a presença da minha com poucos anos de sua morte, na porta uma imagem branca. E quando ela morreu, no dia do velório dela, eu vi ela subindo uma escada. Hoje ela tem 21 anos que se foi. Depois dessa presença dela na porta, nunca mais senti a sua presença. E com o passar dos anos, eu sentia alguem bater na minha mão, dentro de um ônibus. Depois um tapa na nuca. Já vi tbm coisas se mexerem dentro da minha casa, como sacola e toalha no banheiro quando tava. Foi jogado um vidro de perfume no meu filho mais velho, quando ele estava no quarto. Ele ficou em panico. Tenho muita sonolência, dormo e não parece que não dormir. Tinha muito sonho conversando ou fazendo algo com pessoas estranha ou conhecidas.. e por passar um tempo, acontecia igualzinho ao do sonho, até as pessoas, que nunca tinha visto. Ultimamente ando muito estressada, vontade de ficar sozinha, vontade de só dormir. Meus pés só fica gelado e as mãos tbm. Nesse domingo fui no velório de um amigo de 17 anos, que morreu de ove dose. Na igreja parecia que ele tava perto de mim, e parecia que ele ficava falando comigo o que tinha acontecido com ele e pq ele tava dentro daquele caixão! E desesperado com muita gente chorrando. Acho que é coisa da minha cabeça, noia minha talvez. Imaginando isso ele falando comigo.E no pesamento eu falando com ele que ele morreu, pelas doideira que fez com ele mesmo. E que era para ele seguir a luz... Até que fui para fora pq já não tava me aguentando de ficar dentro da igreja, tinha hora que eu disparava a chora, e depois me acalmava com o fato. Agora me explicar!!! Pq eu sinto isso? Isso é sinal de médium? Ou é coisa da minha cabeça???
Elisabeth Cardoso
Boa tarde!! Sou espírita, e tenho mediunidade aflorada. Até nos momentos de estudo no Centro em que frequento, sinto que estão por perto. As vezes em minha casa, ou em outro ambiente. Como devo proceder?

Como saber se sou médium
Como saber se sou médium