Linguagem corporal

Como saber se alguém mente por seus gestos

Como saber se alguém mente por seus gestos

Há verdadeiros especialistas em detectar mentiras de pessoas através de sua voz, seus gestos e inclusive seu rosto. Trata-se de observar a comunicação não verbal de uma pessoa enquanto ela fala e analisá-la minuciosamente, tentando descobrir os momentos nos quais o interlocutor não está sendo totalmente sincero. Damos a você algumas dicas interessantes que indicam a você como saber se alguém está mentindo por seus gestos.

Passos a seguir:

1

Quando as pessoas mentem, a não ser que sejam verdadeiros especialistas ou mentirosos compulsivos, costumam adotar posturas diferentes das que adotariam em um discurso normal. Por exemplo, se alguém sabe que está mentindo, terá uma duração nos gestos e emoções anormal. Uma pessoa mentirosa terá uma expressão da emoção mais tardia que durará mais tempo e que terminará subitamente. Assim, se encontramos uma pessoa que, por exemplo, ri de uma piada e seu riso é interrompido repentinamente, com certeza ela não achou tanta graça quanto tenta demonstrar.

2

Um mentiroso terá uma expressão física muito fingida e rígida. Em vez de estar relaxado, estará tenso, contando com poucos movimentos tanto nos braços como nas pernas e mãos.

3

Para saber se alguém mente para nós por seus gestos é importante observar a concordância nos tempos de seus gestos. Por exemplo, uma pessoa que acaba de receber um presente exclama que adorou e segundos depois mostrará um amplo sorriso, com certeza está dizendo a verdade. Pelo contrário, uma pessoa que se preocupa com que o gesto e o comentário concordem no tempo, certamente está se esforçando demais e está mentindo.

4

Se quiser saber se alguém mente por seus gestos, observe bem seu olhar. O olhar de um mentiroso costuma ser muito mais esquivo. Ele não olhará para você fixamente. Pelo contrário, seus olhos irão percorrendo o ambiente, tentando que ninguém possa observá-los; acontece que, inconscientemente, o mentiroso sabe que eles podem denunciá-lo. Neste ponto também se deve acrescentar que há pessoas especialistas em aguentar o olhar mesmo que estejam mentindo. Por este motivo, este gesto isolado não é suficiente para saber se alguém está mentindo.

5

Uma pessoa que está mentindo, é provável que esteja constantemente tocando o rosto, passando as mãos pelo rosto, garganta e boca.

6

As micro expressões são uma fonte de conhecimento bastante confiável para saber se alguém está mentindo por seus gestos. São expressões faciais que costumam aparecer durante alguns segundos. Nem todo mundo pode percebê-las, mas se você for dos que inatamente podem notá-las, sorte sua! Nos casos de mentira, as micro expressões refletirão tensão no falante. Uma preocupação em forma de sobrancelha alta ou rugas na testa.

Como saber se alguém mente por seus gestos - Passo 6
Imagem: reforcando.blogspot.pt
7

Podemos observar se essa pessoa está suando excessivamente. Caso se trate de uma pessoa que normalmente não o faz, com certeza está ocultando alguma coisa.

8

Saber se alguém está mentindo para nós pode passar por observar os movimentos de sua cabeça; muitos especialistas afirmam que há mentirosos que mexem ou giram a cabeça em um movimento oposto ao que estão dizendo.

9

Por último, você pode observar aspectos como sua garganta, ver se ela resseca e a pessoa tenta lubrificá-la constantemente, ou sua respiração, se respira mais rápido do que o normal.

Sugestão: Significados dos gestos com as mãos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se alguém mente por seus gestos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
mirian
oi gente estou nua saia justa , meu filho de 5 anos falou que viu o pai dele beijando uma mulher . perguntei ao meu filho o que tinha acontecido e ele mi falou detalhadamente .ele nao tem mania de mentir .e nao sei em quem acreditar ja faz dois dias que isso aconteceu e ele continua confirmando que foi verdade ,si alguém poder mi ajuda ou como saber mim orienta .
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Mirian! Esse artigo pode dar algumas dicas para saber se isso está acontecendo: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/10-coisas-que-o-homem-que-trai-costuma-fazer-27809.html
Imagem: reforcando.blogspot.pt
1 de 2
Como saber se alguém mente por seus gestos