Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal
A linguagem corporal é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano possui. Podemos tentar ocultar nossos sentimentos, inclusive podemos mentir, mas nossa linguagem corporal nos trai em um instante. 93% da comunicação é não verbal, os sorrisos, os olhares, os abraços, a indiferença, todos fazem parte da ordem da linguagem corporal. Dia a dia transitamos com o mundo comunicando-nos através de gestos e atitudes e muitas vezes é difícil interpretar o que as outras pessoas estão transmitindo através deles. A seguir, em umComo.com.br explicamos-lhe como reconhecer o caráter através da linguagem corporal.
Passos a seguir:
Autoconfiança. Quando nos encontrarmos diante de uma pessoa que tenha confiança em si mesma, isto se verá refletido em suas atitudes. Assim, enquanto falam estas pessoas manterão intermitentemente o contato visual. Também manterão uma distância prudente e sua postura corporal refletirá relaxamento. Tanto suas pernas como seus braços estarão em uma posição levemente aberta, o que não só demonstrará confiança como também abertura. Seus gestos serão sutis e transmitirão tranquilidade.
Submissão. As pessoas submissas são as que são mais fáceis de detectar. Elas nos transmitirão desde o início sua insegurança. Sentarão na beirada da cadeira e estabelecerão escasso contato visual. O riso nervoso aparecerá frequentemente, como também a aceitação quase incontestável de tudo o que os demais dizem. Quando falarem, tamparão parcialmente parte de sua boca ou rosto.
Insegurança. As pessoas inseguras se mostrarão nervosas à medida que se desenvolve a conversa. As mãos nos bolsos e o escasso contato visual são dois parâmetros que nos permitirão detectar este tipo de pessoas. Brincar com o cabelo e as unhas roídas também são sinais de insegurança. Estas pessoas costumam estar em contínuo movimento, inclusive quando estão sentadas movem os pés ou as pernas.
Agressividade. As pessoas agressivas costumam tratar de ocultar sua reação perante os demais, no entanto, existem certos traços que escapam a esta tentativa. Os punhos fechados e a postura corporal rígida são sinais clássicos destas pessoas. A distância que mantêm é escassa e eles tratarão de manter o contato visual de forma prolongada. Quando discutem com os demais costumam assinalar com o dedo indicador e fazer um movimento com este.
Manipulação. Os manipuladores tratarão de ganhar sua confiança, por isso utilizarão todas as ferramentas disponíveis para conseguir este propósito. Seu tom de voz refletirá doçura e seus gestos serão exagerados. Seus movimentos são exagerados e tratarão de aproximar-se e ter certo contato físico, como, por exemplo, tocar em sua mão ou colocar a mão sobre seu ombro. Eles tratarão de manipular a conversa para conseguir seu objetivo.
Desinteresse. Quando nos encontramos com uma pessoa que não está interessada, encontraremos sinais claros que nos permitirão detectá-lo. Ela faz ruídos com os dedos ou com os pés, olha continuamente o relógio ou a janela, não estabelece contato visual conosco. Coloca suas mãos na cabeça ou no rosto e demonstra ansiedade para que a situação termine o quanto antes.
Interesse. Ao contrário da pessoa desinteressada, a pessoa que mostra uma atitude de interesse, manterá o contato visual e tratará de imitar sua postura. Os braços e os pés serão mantidos levemente abertos denotando abertura. Tratará de intervir na conversa tantas vezes quantas considerar prudente. Também tratará de manter uma distância prudente.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.