Linguagem corporal

Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal

Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal

A linguagem corporal é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano possui. Podemos tentar ocultar nossos sentimentos, inclusive podemos mentir, mas nossa linguagem corporal nos trai em um instante. 93% da comunicação é não verbal, os sorrisos, os olhares, os abraços, a indiferença, todos fazem parte da ordem da linguagem corporal. Dia a dia transitamos com o mundo comunicando-nos através de gestos e atitudes e muitas vezes é difícil interpretar o que as outras pessoas estão transmitindo através deles. A seguir, em umComo.com.br explicamos-lhe como reconhecer o caráter através da linguagem corporal.

Também lhe pode interessar: Como ler a linguagem corporal
Passos a seguir:
1

Autoconfiança. Quando nos encontrarmos diante de uma pessoa que tenha confiança em si mesma, isto se verá refletido em suas atitudes. Assim, enquanto falam estas pessoas manterão intermitentemente o contato visual. Também manterão uma distância prudente e sua postura corporal refletirá relaxamento. Tanto suas pernas como seus braços estarão em uma posição levemente aberta, o que não só demonstrará confiança como também abertura. Seus gestos serão sutis e transmitirão tranquilidade.

2

Submissão. As pessoas submissas são as que são mais fáceis de detectar. Elas nos transmitirão desde o início sua insegurança. Sentarão na beirada da cadeira e estabelecerão escasso contato visual. O riso nervoso aparecerá frequentemente, como também a aceitação quase incontestável de tudo o que os demais dizem. Quando falarem, tamparão parcialmente parte de sua boca ou rosto.

3

Insegurança. As pessoas inseguras se mostrarão nervosas à medida que se desenvolve a conversa. As mãos nos bolsos e o escasso contato visual são dois parâmetros que nos permitirão detectar este tipo de pessoas. Brincar com o cabelo e as unhas roídas também são sinais de insegurança. Estas pessoas costumam estar em contínuo movimento, inclusive quando estão sentadas movem os pés ou as pernas.

4

Agressividade. As pessoas agressivas costumam tratar de ocultar sua reação perante os demais, no entanto, existem certos traços que escapam a esta tentativa. Os punhos fechados e a postura corporal rígida são sinais clássicos destas pessoas. A distância que mantêm é escassa e eles tratarão de manter o contato visual de forma prolongada. Quando discutem com os demais costumam assinalar com o dedo indicador e fazer um movimento com este.

5

Manipulação. Os manipuladores tratarão de ganhar sua confiança, por isso utilizarão todas as ferramentas disponíveis para conseguir este propósito. Seu tom de voz refletirá doçura e seus gestos serão exagerados. Seus movimentos são exagerados e tratarão de aproximar-se e ter certo contato físico, como, por exemplo, tocar em sua mão ou colocar a mão sobre seu ombro. Eles tratarão de manipular a conversa para conseguir seu objetivo.

6

Desinteresse. Quando nos encontramos com uma pessoa que não está interessada, encontraremos sinais claros que nos permitirão detectá-lo. Ela faz ruídos com os dedos ou com os pés, olha continuamente o relógio ou a janela, não estabelece contato visual conosco. Coloca suas mãos na cabeça ou no rosto e demonstra ansiedade para que a situação termine o quanto antes.

7

Interesse. Ao contrário da pessoa desinteressada, a pessoa que mostra uma atitude de interesse, manterá o contato visual e tratará de imitar sua postura. Os braços e os pés serão mantidos levemente abertos denotando abertura. Tratará de intervir na conversa tantas vezes quantas considerar prudente. Também tratará de manter uma distância prudente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Andreia
muito interessante a linguagem do corpo gostaria de reconhecer a sinceridade das pessoas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia, que bom saber que a matéria foi do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Como reconhecer o caráter através da linguagem corporal