Como pedir medida protetiva para menor
As medidas protetivas têm a função de proteger crianças e adolescentes quando os seus direitos são negados, seja pelo Estado ou mesmo pelos seus pais. Por isso, pessoas que conhecem menores em situação de risco devem saber como pedir medida protetiva para menor, o que deve ser feito por meio de denúncia. Existem diferentes órgãos onde isso pode ser feito. Veja com a ajuda do umComo.com.br quais as entidades que ajudam crianças e adolescentes desprotegidos.
Passos a seguir:
Não são raros os casos que se observam crianças e adolescentes desprotegidos e em situação de risco. Isso acontece quando há omissão da sociedade ou do Estado e mesmo abuso por parte dos seus pais e responsáveis. Uma forma de evitar isso é denunciando quando se percebe que o bem estar de um menor está sendo colocado em perigo. O Conselho Tutelar, entidades que promovem ações socioeducativas e o Ministério Público são alguns dos órgãos que podem pedir medida protetiva para menor à justiça, por meio da Vara da Infância e da Juventude.
Desse modo, se você souber de um menor que está passando por violência física, psicológica ou sexual deve entrar em contato com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente da sua cidade. Se não houver, pode se encaminhar ao Conselho Tutelar e mesmo à delegacia de polícia mais próxima. Você pode contatar ainda a Vara da Infância e da Juventude, a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude ou ligar para o disque denúncia da Polícia Civil do seu estado.
Já se o menor está cometendo um crime, da mesma forma ele precisa de amparo, sendo o melhor procurar a Delegacia da Criança e do Adolescente. Mas quando a situação envolve conflito familiar, o Conselho Tutelar é quem melhor sabe lidar com a situação. Enquanto isso, se você sabe de uma criança ou adolescente que sofre com a carência de serviços básicos, como educação e saúde, busque o Centro de Referência Social de Assistência Social. Já se você quer informar sobre um menor que está vivendo nas ruas, o melhor é discar 156, que costuma ser o telefone das prefeituras, que devem ser informadas sobre a população de rua. Esse número também funciona para denunciar trabalho infantil e exploração sexual.
A partir da denúncia, o órgão responsável vai tomar a medida protetiva mais adequada, a qual, muitas vezes, é estendida aos seus pais e responsáveis. Dessa forma, o menor que estiver em situação desfavorável vai ser encaminhado aos pais ou responsável, quando tiver fugido de casa, por exemplo, e pode receber acompanhamento temporário de profissionais capacitados. A criança ou adolescente pode ainda ser matriculada em uma escola e dela ser exigida frequência nas aulas.
Outra medida protetiva consiste em incluir o menor em um programa comunitário que preste ajuda a ele e à sua família ou receber tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico quando necessário. Outra medida que pode ser exigida é que o menor comece um tratamento a alcoólatras ou a usuários de drogas, quando for o caso. Há também a medida protetiva que encaminha o menor a um abrigo ou até mesmo a uma família substituta.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pedir medida protetiva para menor, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.